domingo, 20 de março de 2016

Hjorth & Rosenfeldt - O Discípulo [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Depois de ter lido Segredos Obscuros no Verão passado, ansiava pela publicação de mais um livro desta dupla sueca. A série, protagonizada por Sebastian Bergman, reúne todos os requisitos para vingar em terras lusas. Sou suspeita pois, como sabem, sou grande fã dos policiais escandinavos.

Não obstante o livro ascender a quase 700 páginas, não me deixei intimidar pelo tamanho do mesmo. A história é viciante e mais de metade do livro foi lido ontem, sábado. Terminei-o à noite mas hoje ainda estou a matutar sobre a história.

Tenho a declarar que gostei ainda mais deste título que do antecessor. Na minha opinião, não será obrigatória a leitura prévia de Segredos Obscuros uma vez que os autores fazem uma contextualização das personagens que transitaram da obra anterior para esta. Além disso, o caso que nos é apresentado é completamente independente.
Gostei bastante do mesmo. Se na primeira trama, a investigação recaía sobre o homicídio de um adolescente, no presente livro a mesma foca-se num serial killer que assassinou três mulheres com um modus operandi muito semelhante ao de Edward Hinde, um homem que se encontra preso e, aparentemente, com sólido álibi.

Um dos factores que mais apreciei na narrativa foi decididamente a caracterização de Edward Hinde, um homem que, apesar de psicopata, é bastante inteligente. Gostei muito do jogo do gato e do rato que se instalou entre esta e outras personagens, lembrando-me determinados excertos de O Silêncio dos Inocentes.
Além disso, os autores ampliaram o espectro de homicídios na presente obra, conferindo-lhes um carácter algo gráfico, factor que aprecio bastante nas minhas leituras. Sensivelmente a meio da história conseguimos visualizar a identidade do vilão, tal como o nome refere, um discípulo de Hinde, mas não é isso que tira o gozo de ler a presente obra.

O que distingue esta série das demais é sem dúvida o seu protagonista, Sebastian Bergman. Com uma postura moral duvidosa, fruto da sua perda no tsunami de 2004, que ceifou as vidas da mulher e filha, fica uma sensação dúbia na definição dos sentimentos do leitor para com este personagem. Sim, este indivíduo é promíscuo e irritou-me solenemente, no entanto, há uma evolução nesta história, que se prende com uma necessidade de consolidar a sua relação com Vanja. 
Se houve outra personagem que mexeu comigo foi Haraldsson. Rira-me dele em Segredos Obscuros pelo sexo desenfreado que tinha com a esposa numa tentativa obsessiva de a engravidar. No entanto, ele comete erros muito graves na presente narrativa.

Decididamente penso que teria lido, de imediato, o volume seguinte da série, caso o tivesse à mão. É que o final desta trama abre uma situação nova para uma personagem que parece conquistar um papel tão relevante quanto o de Sebastian e os elementos da equipa de Riksmord. O que irá acontecer a Ellinor no terceiro livro da saga?

Em jeito de conclusão, torno a enaltecer este livro, bem como o antecessor. Esta é uma série que dará cartas! Hjorth e Rosenfeldt: dois nomes a ter debaixo de mira.

2 comentários:

  1. Depois de ler os 2 livros da série Sebastian Bergman, quero apenas perguntar se já se sabe para quando o aparecimento do 3º volume. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Dado que o primeiro saiu no Verão passado e o segundo em Março, diria que ainda vai demorar uns meses :/

      Eliminar