quarta-feira, 16 de março de 2016

Rosamund Lupton - O Som do Silêncio [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Apesar de estar bastante expectante com a publicação de mais um livro de Rosamund Lupton, tenho uma opinião algo ambígua em relação a esta autora. Gostei imenso do livro Irmã, no entanto, o seu sucessor Depois deixou-me algo desapontada. A fasquia estava, portanto, muito elevada com o romance de estreia.

Dois anos depois, eis que O Som do Silêncio é publicado pela editora Jacarandá, a qual felicito. Estava extremamente ansiosa com esta obra!

O Som do Silêncio é um livro extremamente sensorial, percepção à custa da deficiência de Ruby, protagonista e filha de Yasmin. A menina é surda e, de certa forma, os cenários pareceram-me mais intensos, conferindo uma sensação pouco comum na literatura de claustrofobia, não há nada além da neve e o frio é praticamente palpável (ou terei sido eu a confundir com este frio atípico de Março?). Esta sensação gélida não dispersa o leitor do cerne do livro: terá Matt sido morto no incêndio que ceifou dezenas de vidas numa terreola no Alasca?

O cenário branco da região engole o leitor para lá. Como é de esperar, grande parte da narrativa foca-se no tempo que Yasmin e Ruby estão perdidas no meio de nenhures, combatendo o frio e agarrando-se à esperança que Matt está vivo. Este local existe na realidade e trata-se de uma estrada isolada onde circulam com bastante frequência uma série de camiões (creio que nunca até então vi uma tese tão elaborada sobre camiões na literatura). Foi talvez este o único ponto fraco que aponto na narrativa. Pessoalmente creio que pouco adianta à narrativa. 
Não obstante este pormenor, gostei da história, e acima de tudo da protagonista Ruby.

Ainda que a narrativa seja um crescendo de emoções até, finalmente, descobrir o destino de Matt, creio que o desfecho foi algo previsível. As pistas deixadas pela autora mostram-se válidas. Senti falta de uma reviravolta final que me surpreendesse.

Rosamund Lupton, um pouco à semelhança dos romances anteriores, tem um registo muito característico: melodramático, obscuro e quase filosófico nas palavras. Gosto muito da sua escrita! 

O Som do Silêncio não destronou Irmã do lugar cimeiro do meu livro preferido da autora, mas devo reconhecer que pelo facto da menina ser surda (sou sensível à temática de crianças pois trabalho com esta faixa etária), o livro cativou-me de uma maneira especial. Gostei.
 

3 comentários:

  1. Olá Verovski! :)
    também escrevi sobre esta obra no Deus Me Livro, acho que estamos de acordo... convido-te a espreitar: http://deusmelivro.com/mil-folhas/o-som-do-silencio-rosamund-lupton-28-3-2016/

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno! Verdade, tivemos ilações semelhantes em relação ao livro :) Gostei bastante da tua opinião! Continuação de boas leituras!

    Um beijinho,
    Vera

    ResponderEliminar