segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Liz Nugent - O Segredo do Escritor [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: O romance de estreia de Liz Nugent, O Segredo do Escritor debruça-se sobre Oliver, um homem que agride violentamente a sua esposa. Parece-me que é desvendado, logo à partida, um elemento que me parece fundamental e conduz o leitor a caracterizar o protagonista imediatamente no primeiro capítulo. Devido a este acto hediondo, Oliver aparenta ser um psicopata.
Talvez este episódio pudesse ser o clímax do livro (parece-me bastante angustiante uma situação de violência doméstica a ponto de deixar a vítima hospitalizada), no entanto, o suspense da trama advém precisamente da reunião das conjunturas da vida de Oliver e que desencadearam este lado psicopata na sua personalidade.

Assim, regredimos à adolescência do escritor e, de acordo com as perspectivas de outras personagens de forma a corroborar os factos que tiveram acontecimento na vida do protagonista. De facto, há inúmeros pontos de vista (não os contei mas devem rondar os seis) de modo a que há um amplo conhecimento sobre a sucessão de situações que Oliver vivenciou. Os POVs (point of view) são devidamente identificados e existe uma teia que interliga as personagens pelo que nem considerei confusa a forma como a história está narrada. Antes pelo contrário, creio que a tornou ainda mais intrigante.

Portanto contem com pequenos segredos e intrigas, omissões de factos e uma tragédia em que Oliver esteve envolvido. Talvez estes (pequenos) actos maquiavélicos preparem (ou não) o leitor para aquela que é a maior revelação no que respeita a Oliver. Tal como o título da obra nos prometera. 

O Segredo do Escritor é um livro que se lê muitíssimo bem. Li-o avidamente em dois dias numa altura em que a leitura me maçava (há alturas assim em que a paixão pelos livros parece desvanecer).

Pessoalmente considero que o crescendo da intensidade dos acontecimentos resultou e, apesar da agressão logo nas páginas iniciais, a trama nunca perdeu interesse, antes pelo contrário, manteve-me em suspense até ao final. E dá que pensar que, por muito devastador que seja o fenómeno da violência doméstica, há situações tão complicadas quanto esta. Deixam outro tipo de marcas, as psicológicas, as que os hospitais não resolvem por meio de curativos.

A minha percepção é que este livro acaba por se diferenciar dos demais thrillers por desvendar de imediato a natureza do protagonista, bem como incluir os pontos de vista de imensas personagens. Não obstante, é um complexo thriller psicológico, subgénero que aprecio. Muito bem escrito e repleto de episódios transgressores protagonizados por Oliver.

Um livro que gostei muito embora tivesse lido da mesma editora recentemente Deixei-te Ir, que deixou a fasquia demasiado alta.  Sabia de antemão que qualquer thriller psicológico que lesse posteriormente não traria o mesmo impacto que a história anterior. Contudo, pelo nível de suspense e pela construção repleta de suspense, O Segredo do Escritor é um livro que recomendo sem reservas.


3 comentários:

  1. Olá Vera,
    Estou cada vze mais a gostar deste género de livros. Este parece ser uma história muito interessante e diferente.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ler este livro assim como o Deixei-te ir!

    ResponderEliminar