sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Robert Galbraith - A Carreira do Mal [Opinião]

Sinopse: AQUI 

Opinião: Ao terceiro livro da série protagonizada por Cormoran Strike, constatei que a série progride a nível de qualidade. Ora vejamos: o ponto de partida é uma perna decepada recepcionada por Robin Ellacott, a assistente de Strike. Perspicaz, este pensa logo em quatro pessoas que poderiam ter enviado um membro cortado. A premissa é, como podeis verificar, algo macabra e é desenvolvida por conter mais membros decepados, alguns homicídios e o desvendar de segredos.

A Carreira do Mal, na minha opinião, destaca-se dos outros livros anteriores da série, Quando o Cuco Chama e O Bicho da Seda, por conter passagens mais gráficas e, por conseguinte, considero este título mais sombrio. Um dos aspectos que corrobora esta minha percepção é o facto de o autor incluir nos títulos dos capítulos algumas passagens de música de uma banda, Blue Oyster Cult, um grupo de metal com letras mais depressivas.
Outro aspecto diferente face às obras anteriores é a forma como a história é narrada. Há capítulos referentes a Robin e a Strike bem como ao antagonista.

Além disso, a trama aborda temas algo pesados e que vou omitir a natureza dos mesmos de forma a que fiquem tão impressionados quanto eu. Estamos, portanto, perante uma trama densa e complexa além de psicologicamente pesada. Fui apanhada de surpresa relativamente ao desenrolar da história.

Não obstante o cariz opressivo da história, há um elemento que me descontraiu, a interacção de Strike e Robin, que foi, sem dúvida, mais intensa que nos livros anteriores. Achei particularmente interessantes as revelações sobre os seus passados. Acabam, de certa forma, por explicar um pouco as suas caracterizações. Gosto de Robin, confesso, e gostei da contraposição da personagem com os episódios misóginos que os suspeitos de Strike revelaram.

Gostei do final, embora sinta que não ficaram devidamente esclarecidas duas situações. Aguardo pelo próximo livro que, a avaliar pela série até então, irá decerto superar A Carreira do Mal.

Em suma, embora não seja entendida em J.K. Rowling, posso assegurar que a componente policial de Robert Galbraith agrada-me muito. É uma série que melhora a olhos vistos e este A Carreira do Mal, destaca-se das duas obras antecessoras pelo tom mais sombrio com que é narrado, tendo-me proporcionado uma excelente leitura. Há que congratular a pesquisa da autora. Esmiuçar o reportório dos Blue Oyster Club à procura das citações mais macabras não terá sido, decerto, tarefa fácil.
Adorei! 

Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui
Para mais informações sobre o livro A Carreira do Mal, clique aqui


2 comentários:

  1. A interacção entre Robin e o Strike é o que torna o livro acima da média. Penso que o passado da Robin vir ao de cima em contraste com o de Strike ficam como no mesmo patamar de importância. Muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo! Este é o melhor do autor. Estou agradavelmente surpreendida com esta faceta de JK Rowling :D

      Eliminar