domingo, 6 de março de 2011

Mo Hayder - Os Pássaros da Morte [Opinião]


O meu entusiasmo em ler Pele, remeteu para o 1º livro da saga do inspector Caffery. Este livro tem um arranque bastante rápido uma vez que imediatamente o leitor depara-se com o cenário do crime! Então é encontrado numa lixeira, o cadáver de uma mulher. Logo em seguida surgem mais quatro cadáveres e pelo que tudo indica, todas estas mulheres, eram prostitutas.
Os resultados da autópsia são surpreendentes uma vez que se detecta droga, que foi directamente injectada no crânio das mulheres, e no seu interior, cada mulher tinha um pássaro vivo. Quem seria capaz de cometer uma atrocidade destas?

Gostei da investigação do crime, dos interrogatórios às personagens que parecem ter algo a esconder. Logo aí somos suscitados em saber qual será a identidade do Homem dos Pássaros, alcunha pela qual ficou conhecido este assassino.

Caracterizaria este livro como arrepiante, tenso e pesado. Com todos os pormenores sórdidos dos assassinatos e das violações, considero este livro um dos mais violentos e perturbadores que alguma vez li. Excede os limites estabelecidos em Pele no que toca às descrições doentias e teve um grande impacto, confesso que em algumas partes fiquei enojada...

Gostei do envolvimento que a personagem Jack Caffery faz com o leitor neste livro, através da sua história de vida e do estranho caso do seu irmão Ewan na infância, e o que isso condicionou-o como ser adulto e no estabelecimento de relações com os outros. Também há registo da vida pessoal do detective com Veronica e Rebecca, aspecto pouco explorado no 1º livro que li da autora, Pele.
Não só Caffery está bem explorado, gostei da ligação que as personagens Joni e Rebecca fazem com o leitor.

Em relação ao desenlace final do livro, gostei imenso do twist final pois o assassino é quem menos se espera apesar de haver duas personagens de quem imediatamente o leitor desconfia. A construção do perfil psicológico deste assassino ritualista está, na minha opinião, bastante boa e gostei da explicação simples dos pássaros no local do coração. Também gostei de perceber o porquê da alteração do aspecto físico das prostitutas antes de seres assassinadas.

Um livro que se compara a um soco no estômago, recomendo vivamente a quem não se deixa impressionar... é simplesmente fantástico!

Para os interessados na experiência de ler algo tão gráfico e violento, constatei que a Presença tem este livro em promoção, como podem ver aqui


11 comentários:

  1. Olá, gostei muito da tua opinião! eu também adorei este livro!! :)

    ResponderEliminar
  2. Sandra, foi graças a ti que o li, está fantástico mesmo

    ResponderEliminar
  3. Bem, mais um livro a comprar, estou "feito"! :D

    ResponderEliminar
  4. Guerreiro, este vale mesmo a pena! Mto violento, mto gráfico...adorei :D

    ResponderEliminar
  5. eh pá, assim ñ vale. com opinião destas quem resiste? :P
    lá tem q ser mais um a ler e antes do pele =D

    bjinhos e bom carnaval!

    ResponderEliminar
  6. mira, este vale mesmo a pena :D tão bom este livro, mesmo mesmo!!! já recebeste a pele? bom carnaval para ti
    beijinhos, boas leituras

    ResponderEliminar
  7. =D ai como me tentas lolololol
    sabes até qd é essa promo?
    o DEMO ñ se afasta de mim.... SOCORRO!

    o pele inda ñ chegou, deve chegar esta semana ;)

    bjocas grandes.

    ResponderEliminar
  8. esqueci-me de te perguntar, sabes a ordem desses livros????

    bjocas

    ResponderEliminar
  9. o 1º é "Os Pássaros da Morte"
    2º "O Homem da Noite"
    3º "Ritual"
    4º "Pele"

    Sei que há um 5º livro que foi publicado o ano passado mas ainda não há tradução para PT.

    Cumps ;)

    ResponderEliminar
  10. É um bom policial Jojo! Beijinho, boas leituras :D

    ResponderEliminar