sexta-feira, 6 de maio de 2011

Glenn Cooper - A Biblioteca da Morte [Opinião]


Dado que a minha presente leitura, O Livro das Almas, é continuação de um outro livro, a Biblioteca da Morte, resolvi partilhar convosco a opinião do Ricardo Grosso sobre este livro:


"Quando travamos conhecimento com a obra de qualquer autor, o natural é, antes ou depois da nossa leitura, observarmos a sua biografia para tentarmos, porventura, identificar algum detalhe da vida desse autor com a obra que acabámos de ler, ou que ainda não lemos mas cuja sinopse já nos chamou a atenção.

No caso particular de Glen Cooper, estamos perante alguém com uma vida diversificada e que assume gostos bastante ecléticos, senão atentemos apenas aos seguintes aspectos da sua biografia: Estudou arqueologia em Harvard antes de se tornar médico especialista em doenças infecto-contagiosas e posteriormente especializou-se em biotecnologia. Desse modo, uma biografia que abrange áreas tão diversificadas do saber despertará certamente muita curiosidade no público sobre a obra que irão ler. E, efectivamente, o livro logo desde início, embora com um ritmo lento ao nível dos acontecimentos, consegue surpreender, mesmo aqueles que apreciam policiais mais movimentados e com uma violência mais explicita.

Homens e mulheres de vários extractos sociais e proveniências recebem misteriosos cartões com um caixão com uma determinada data próxima, sendo acompanhadas pela narrativa até ao dia indicado nos referidos cartões encontrando todas elas a morte. Esta sucessão de mortes intriga a polícia e os jornais que, de imediato apelidam o autor dos cartões de "assassino sentenciador", porém a ausência de pistas desespera a polícia que entrega o caso ao protagonista Will Piper um polícia semi-retirado e com um passado problemático de alcoolismo, no entanto Will consegue surpreender até os mais acérrimos defensores de Sherlock Holmes pelas suas deduções e rápidos raciocínios. A partir do momento em que Will reecontra Mark, um antigo colega de faculdade, somos, de supetão, atirados para uma autêntica montanha russa temporal, recuando até à Inglaterra da Alta Idade Média onde conhecemos a vida de um pequeno mosteiro e a forma como o súbito nascimento de uma criança no dia 07 de Julho de 777 vai alterar, para sempre, a vida desse mosteiro e, imagine-se, o futuro da própria humanidade.

Esse é o principal ingrediente nesta narrativa, pois somos confrontados com duas narrativas paralelas e enquanto Will Piper prossegue, no presente, a sua busca pelo "assassino sentenciador", vamos, simultaneamente recuando até à Inglaterra Medieval para, no final, tudo bater certo.
Embora a narrativa, como já referi, comece num ritmo lento, à medida que vamos viajando no tempo, quer no presente, quer no passado, a mesma vai-se tornando mais crescentemente movimentada até atingir o seu clímax, quase como se escutássemos a famosa obra Carmina Burana de Carl Orff ao longo de todo o livro.

Embora não seja considerada uma obra magistral da literatura a Biblioteca da Morte entusiasma como policial e também como romance histórico, sendo difícil manter coesas duas narrativas em épocas aparentemente tão distintas e simultaneamente mergulhar nos segredos mais bem guardados da América e da Grã-Bretanha. Um livro imprescindível a quem gosta tanto de policiais como de romances históricos."

6 comentários:

  1. Bem eu já li os dois livros, mas como não sabia que eram uma duologia, resultado li os livros na ordem inversa.

    Mas mesmo assim não deixou de me fascinar, quando se entra na história é difícil largar.

    Espero que gostes tanto como eu gostei.

    ResponderEliminar
  2. Angelina, eu adorei este Biblioteca da Morte :))) E este do Livro das Almas tb esta a ser muito bom. Estou rendida!

    Beijinhos, boas leituras

    ResponderEliminar
  3. É Uma trilogia, apesar que ainda não terminei de ler a Biblioteca da morte, mas já estou completamente babado com a narrativa. Super fixe.

    Ainda existe um terceiro livro da trilogia (1-Biblioteca da Morte 2- O Livro das Almas 3- Os guardiões da Biblioteca) Infeliizmente este último ainda não foi editado em português (ao menos pela Planeta que editou os dois anteriores).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh
      Tenho que perguntar à Planeta se há intenções de publicar o último livro da trilogia. Achei os dois primeiros livros muito bons!

      Eliminar
  4. Bom dia! Sou do Brasil e estou doida para ler estes livros. Sabe onde posso baixar? Aqui não tem os livros para vender...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mari... baixar não sei, li-o em formato físico. Creio que na Wook, que entrega mundialmente, os vende... Um beijinho e boa sorte nesta demanda :)

      Eliminar