domingo, 22 de maio de 2011

Helena Trindade Lopes - A Mulher que Amou o Faraó [Opinião]


Fazendo um breve desvio do meu género literário de eleição, optei por este livro por duas razões: primeiro, como alguns de vós sabeis, eu tenho um fascínio especial pelo Egipto. Segundo, tenho o prazer de conhecer pessoalmente a autora (foi professora e orientadora de tese do meu namorado) e é uma pessoa fantástica!

Assim aproveitei quando a Prof. Maria Helena foi à Feira do Livro apresentar A Mulher que Amou o Faraó, para lhe pedir um autógrafo com o meu nome em hieróglifos, que ficou assim:


Ora neste livro viajamos até à dinastia do faraó Akhenaton através de episódios relatados por Ísis, uma cantora da corte à sua neta Tity. Ela fala principalmente sobre o amante Ahmès e o seu relacionamento com o faraó e a esposa real.

Não é mentira que, da história do Egipto, a dinastia que mais me atrai é precisamente a de Akhenaton/ Nefertiti. Este faraó, Amenhotep IV (mudando o seu nome posteriormente para Akenathon), teve a ousadia de renegar todos os deuses que até então eram adorados, substituindo-os por Aton o disco solar, que envia os seus raios para a família real. E depois o que se passou realmente com Tutankhamon (filho e genro de Akhenaton, que morreu na tenra idade de 18 anos), constitui para mim um grande mistério e gosto de ler mais e mais sobre o assunto.

Mas então voltemos à opinião... penso que a autora conseguiu transportar o leitor até ao ambiente do antigo Egipto, quer pelas descrições minuciosas dos jardins, aposentos da corte, os banquetes... até as próprias personagens se encontram munidas de tais pormenores, desde as suas vestes até às bijutarias e o estilo de vida. Um outro aspecto curioso que conduz o leitor a este ambiente é o formalismo da linguagem, notável não só entre a relação servo/senhor como também no relacionamento entre amantes.

As personagens estão riquíssimas e o livro está conotado com uma elevada carga sexual entre os intervenientes principais da história: Ísis, Ahmès, Akhenaton e Nefertiti. No decorrer da narrativa, o leitor acompanha as relações amorosas proibidas na corte, as traições e acima de tudo, testemunha o poder da lealdade da amizade e a capacidade de perdoar.

Dois aspectos interessantes que o livro contém: a meio do livro, umas fotografias alusivas à família real amarniana (período correspondente a Akhenaton) e a alguns deuses. No final do livro há um pequeno glossário onde são explanados certos termos que vão aparecendo no decorrer da história.

Entrelaçando factos históricos com ficção, a autora desenvolveu um livro que constitui um bom momento de leitura que entretém e ao mesmo tempo é bastante didáctico. A capa é lindíssima fazendo jus ao conteúdo do livro! A escrita é bastante fluída e a acção dinâmica uma vez que se trata da interacção dos relatos de Ísis à neta entrecalados com acontecimentos passados quando a avó era apenas uma jovem.

Alguns aspectos que eu gostaria de ter visto mais desenvolvidos no livro: a intervenção de Tutankhamon, que está directamente ligado a Akhenaton e a Kiya. O jovem faraó que nos deixou o seu espólio intacto, nem sequer é referido na narrativa. Também achei que as princesas filhas de Akhenaton e Nefertiti têm um papel activo no início da narrativa, mas este vai apagando-se consoante o desenvolvimento da história. Apenas sabemos do desfecho de Meketaton e fiquei na dúvida se realmente esta teria sido a primeira princesa a morrer. As outras princesas deixam subitamente de ser mencionadas com tanta frequência.

Em relação ao desfecho, era relativamente o que eu já esperava. Sem grandes surpresas mas deveras emocionante!

No entanto é um livro que recomendo, cheio de emoções fortes e sentimentos à flor da pele.

Deixo-vos aquela que é a imagem mais patente em todo livro (e que é o meu wallpaper no portátil): a grande família real protegida pelos raios de Aton. Acho que a representação fala por si...




15 comentários:

  1. Bem mulheri deixaste-me cheia de inveja,lol.

    Já estava interessada no livro e depois de ler a tua opinião então ainda pior, mas também sou suspeita adoro tudo o que tenha a ver com o Antigo Egipto.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. ehehe Angelina, és cá das minhas, também adoro o antigo Egipto :D Acho que vais gostar deste livro :)

    Beijinhos, boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá Vera,

    Acabei de ler o primeiro de 10 livros que comprei por sugestão do seu sensacional blogg: "O Sopro do Mal" de Donato Carrisi. UM LIVRAÇO....

    Beijinho,
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Olá Nuno, tudo bem?

    Fantástico esse livro não é? :) Obrigada pelo elogio ao blog :)) Eu ando a ler um muito bom também, Tess Gerritsen, o Cirurgião, quase a terminar já! Em breve fica a opinião (e muita vontade em ler mais sobre a autora). E então qual é a próxima leitura? :)

    Beiijnho

    ResponderEliminar
  5. É verdade, Vera, um thriller fantástico.
    Hoje começarei, ou "Assédio" de Perez Reverte, ou "Aurora Boreal" de Asa Larsson, já que minha mulher está a ler "A princesa do Gelo" que teria sido a minha escolha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nuno, a tua esposa vai adorar! Camilla Lackberg é muito muito boa! É uma excelente leitura, mesmo! Asa Larsson gostei bastante (sou suspeita porque adoro tudo o que seja policial nórdico) e o Assédio, fiquei-me pela página 80 e poucos (não é o meu género :/)

    Beijinhos, boas leituras! Depois espero um feedback :)

    ResponderEliminar
  7. Pois é Vera, eu bem lhe disse para começar com "A Tábua de Flandres" do Reverte...e continuo a dizer que, se um dia puder, não deixe de ler este livro. Como lhe havia dito, Reverte tem-me desiludido com os últimos livros. Este será a última oportunidade que lhe dou...

    Como lhe tinha dito, antes do "Sopro do Mal" li "A Mentira Sagrada" de Luis Miguel Rocha. Não sei se a Vera é apreciadora de Dan Brown e dos seus "Código da Vinci" e "Anjos e Demónios", mas se não é, não vale a pena ler este. Se é apreciadora do estilo, este livro é de leitura obrigatória.

    Beijinhos
    Nuno

    P.S.: já sou seu fan no facebook. A Vera tudo o que faz , faz muito bem. Parabéns

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Nuno! É uma coisa que faço por gozo porque adoro livros :) Ainda bem que há quem goste, fico muito contente :D

    Por acaso Dan Brown ñ desgosto mas ñ é uma obra prima. Lê-se bem. Vi o autor na Feira do Livro mas como não estava a pensar em comprar o livro, nem o abordei... Em relação ao Reverte, eu ñ tenho base de comparação, mas acredito que os melhores livros sejam os primeiros. Já ñ é a primeira vez que oiço falar muito bem da Tábua de Flandres :)

    Um beijinho e obrigada pela motivação em andar com este pequeno hobby para a frente :)

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente maravilhoso! Ando atrás deste livro desde que saiu, aliás, mesmo antes de ele sair! Participei em passatempos para o ganhar mas sem sucesso :(

    A tua opinião deixou-me muito curiosa (mais ainda!). Adoro o Egipto e acho de louvar que obras assim sejam de autores nacionais. Sim senhora! Sem dúvida que será dos próximos livros a comprar!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Fénix! Para quem goste de romances é o ideal, sim! Beijinho e obrigado pelo comentário :)

    ResponderEliminar
  11. Como prometido vim ler a tua opinião Vera :)
    E gostei bastante, e embora não sejas demasiado reveladora, alertaste-me para certos aspectos aos quais estarei atenta durante a leitura do livro. Então o teu namorado e' licenciado em história? eu frequento a mesma licenciatura na FLUP :)

    beijinho e parabéns pelo blog!
    *

    ResponderEliminar
  12. a sério Juanitah? que fixe!!! e que tal o curso de história? eu gosto muito é de história das civilizações antigas! :D obrigada pelas tuas palavras! beijinho e boas leituras :D

    ResponderEliminar
  13. Olá Vera, concordo com a tua opinião do livro, acabei de o ler para o clube e foi uma verdadeira surpresa :D
    Adorei, tanto que fui fazer uma pequena pesquisa sobre Nefertiti e toda essa Era, é verdadeiramente fascinante. E ao fazer uma pesquisa sobre a autora deparei-me com a tua opinião :D

    Uma história fascinante, recomendo :D

    Jinhos e boas leituras
    Sandra
    http://murmureiaovento.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de saber como faço para comprar esse livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jaqueline. Em Portugal o livro está disponível em qualquer livraria... se quiser comprar e não estiver no país, creio que poderá fazê-lo através da wook.

      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar