quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tess Gerritsen - O Cirurgião [Opinião]

Por diversas vezes já tinha ouvido falar de Tess Gerritsen, afamada no mundo do policial. No entanto a oportunidade em estrear-me na autora não tardou em chegar, e quando vi este livro à venda na Feira do Livro com um desconto apetecível, não hesitei em trazer imediatamente e tornar a sua leitura como prioritária.

O primeiro aspecto (que salta logo à vista) a salientar do livro é a capa. Honestamente parece dos anos 80 e está descontextualizada, o que não percebo... o livro data de 2001 e as capas originais são bem mais apelativas.

Posto isto, quero falar-vos sobre a primeira "aventura" da polícia detective Jane Rizzoli. Esta vai estar numa verdadeira caça ao homem, conhecido pelo Cirurgião, mutila as suas vítimas com o rigor de um médico. E o pior é que este Cirurgião, não é nada mais nada menos do que uma réplica de Andrew Capra, um médico que raptou Catherine Cordell há dois anos e que a própria o matou! Intrigante não?

A sinopse, a meu ver e pelo menos nesta edição da Bertrand, não deixa antever na sua plenitude para o que realmente se passa neste livro. O Cirurgião é de facto um livro completo. Caracterizo-o como um thriller médico, com um forte peso em investigação policial e procedimentos forenses. Tem uma componente fortíssima em acção e mistério. É daqueles livros chocantes, quer pela descrição pormenorizada de procedimentos médicos, quer pelo conteúdo psicológico desenvolvido muito à custa de Catherine Cordell. E depois há toda uma abordagem de violência e abusos sexuais e mutilações em genitais, temas que me impressionam muito.

As personagens são riquíssimas e psicologicamente complexas. Com principal destaque para o serial killer e para Catherine. Esta foi uma vitima e a autora soube enfatizar esse facto. Desde a linguagem própria de uma pessoa com trauma, até à sua forma de ser e na tomada de acções, em que nada influenciam no campo pessoal mas que tornam a personagem mais amargurada, apesar de toda a sua destreza e coragem. Ainda assim é uma excelente profissional.
Já o serial killer, tem desde cedo, um papel muito presente na narrativa a partir dos seus testemunhos no decorrer do livro. O leitor assim tem um constante tête-a-tête com um dos assassinos mais impiedosos que alguma vez se encontrou na literatura. Através da sua linguagem denota-se uma inteligência fora da média com uns conhecimentos em medicina que vão além do senso comum.
Não esquecendo Jane Rizzoli, a única mulher na Brigada de Homicídios de Boston, com pouca auto estima mas bastante perspicaz e intuitiva. É certamente uma das melhores detectives encontradas no género do policial. Só aponto o facto de ter sido pouco explorada a vertente da sua vida pessoal, o que não impediu a minha admiração constante por esta personagem no decorrer da narrativa.

Vou certamente acompanhar o resto dos livros de Tess Gerritsen, comprando brevemente "O Aprendiz", também reeditado pela Bertrand. Os restantes livros estão editados através do Círculo de Leitores, e vou querer adquiri-los também.

Um thriller que deixa literalmente o leitor sem fôlego. Impressionante, desconcertante e chocante, não o recomendo a pessoas mais susceptíveis.


12 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste.
    Eu já li todos os livros dela, excepto o último que saiu "Lembranças macabras" e gosto bastante.
    A autora mais lá para a frente não vai dar tanto destaque a Jane mas sim a médica legista - Maura Isles.
    Não sei se sabem mas estes livros foram convertidos em serie de tv, quem derá que por cá passasse. :)

    ResponderEliminar
  2. Veruska, adorei! estou desejosa de ler o resto da saga :D muito muito bom este livro! Agora é comprar o cirurgião :D Tb já cá tenho o Clube Mefisto de uma troca, mas aconselharam-me a deixar esse para ler depois, assim acompanho os livros todos por ordem :)

    Vou dar uma vista de olhos a ver se encontro qualquer coisa sobre a série :)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Diana, lê que vais gostar! Ofereceram-me hoje o seguimento deste, o Aprendiz, porque andei a namorar esse livro desde que saiu :D

    Beijinhos, boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a tua opinião. Embora não me tenha impressionado, aquele final agarrou-me, pelo que quero ler o segundo volume em breve. Também fiquei curiosa para conhecer mais a Jane! :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei deste livro, e os policiais não são muito a minha onda... já tenho mais 2 dela para ler. :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia. Em primeiro lugar, parabéns pelo magnifico Blog que já me deu a conhecer excelentes livros do meu género predilecto, o policial. Estou a comentar um post tão antigo, pela simples razão de só ontem ter conseguido ler este livro, e fiquei agarrado a esta autora. Gostei bastante. Mas é com muita pena que não encontro os livros dela á venda em local nenhum na região de Lisboa. Aconselhas-me alguma livraria onde os possa encontrar? Porque mesmo nos sites só encontro as versões de bolso, e reconheço que não gosto muito de livros de bolso. Obrigado e continuação do excelente trabalho..:)

    ResponderEliminar
  7. Olá Álvaro

    Desde já agradeço o simpático elogio. Para mim é um gosto conhecer pessoas que adorem policiais, tanto quanto eu :)
    Podes comentar posts antigos ou recentes que eu respondo sempre ;)
    De facto em relação à autora passa-se o seguinte: Os livros foram publicados todos pela Circulo de Leitores, sendo por isso mais difíceis de encontrar. No entanto, a Bertrand publicou este e o seguinte e eu estou a aguardar com muita ansiedade a publicação de mais, pois tenciono ler a série por ordem... A série foi também publicada na chancela da Bertrand de bolso, 11x17 e penso estar bastante adiantada já. O problema é... não gosto muito da versão de bolso. Um dia destes envio email à editora, indagando se está prevista a publicação de mais algum livro em tamanho standard.
    Obrigado eu, por gostares deste singelo espaço!

    Um grande beijinho e boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pela rápida resposta.:) De facto, livros de bolso não é comigo. Ainda agora fui á Fnac e encontrei de facto dois livros dela nessa secção, mas não me seduzem. É uma pena a Bertrand não editar o resto da série que já vai em 9 livros. Vou encomendar o Aprendiz pela Net, já que não o encontro á venda em local nenhum, e pelo que leio ainda consegue superar este. Entretanto continuarei a saga de Mons Kallentoft, que comecei a ler depois de ler as criticas neste Blog, o qual agradeço bastante, porque foi uma agradável surpresa.:)

    ResponderEliminar
  9. Vamos tentar pressionar a Bertrand no sentido de eles publicarem mais dela! ehehe
    O Aprendiz é relativamente recente, acho que saiu há um ano ou dois... oh que estranho :/
    E que tal, gostas do Mons? Eu adoro! Aliás, tudo que seja policial nórdico sou fã :D
    Eu é que agradeço a companhia e fico mesmo muito contente que gostes de blog!

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  10. Sim, gosto bastante do Mons. Apesar de não ser grande adepto quando os autores misturam sobrenatural com o real, ele consegue fazer com que sintamos genuina afinidade com os "testemunhos" além-tumulo. E sou grande fã da Malin. Vou agora começar a ler o Outuno.:) Também admiro os policiais nórdicos, acho que já li quase todos os autores que editaram em Portugal.ehehe. Falta-me só o Jo Nesbo, que não sei porque nunca me cativou. Não tenho nenhuma razão lógica, mas é essa a verdade. Não sei se será das capas, que não são do meu agrado, ou as sinopses que não me fascinam. Enfim, é o unico que ainda vai escapando á minha estante.:)

    ResponderEliminar
  11. é verdade! Mons é realmente muito bom :D Tens acompanhado os livros da série dinamarquesa. The Killing? Bem... não é muito nórdico, só os nomes das personagens. Saiu agora o segundo volume e estou em ânsias de o ter :D
    Em relação ao Jo Nesbo, olha que também vais gostar. Eu li, sem grandes expectativas, O Pássaro de Peito Vermelho e é um livro com um final daqueles inesperado! E depois Vingança a Sangue Frio e A Estrela do Diabo são os típicos policiais nórdicos :))

    ResponderEliminar