terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dean Koontz - O Marido [Opinião]

Dean Koontz é um autor muito falado hoje em dia devido à sua saga sobre Frankenstein. Embora tenha lido o primeiro livro da trilogia, gostei mas para ser sincera, o género não me fascina. Com O Marido, o autor foge do género da fantasia e incorre num thriller cheio de adrenalina que se lê num ápice. Eu por exemplo li este livro avidamente em duas tardes.

Um dos aspectos que me chamou a atenção foi a iniciativa da (extinta) editora, HF Books: os custos do livro revertiam a favor da Associação Sol. Com muita pena, não pude contribuir para este gesto tão solidário, pois este livro veio com um outro do autor, Contra o Tempo, num pack modestamente barato.

Ora posto isto, vamos então o que interessa: a capa engana sobre o conteúdo do livro, aparentando ser um romance. Estamos muito longe disso. Este é um bom thriller, onde nada é o que parece.
A única coisa que temos garantida é a forma como Mitch, um modesto jardineiro de poucos recursos, ama Holly e o que ele irá fazer quando a esposa é raptada e lhe é pedido um resgate de um valor exorbitante. Claro que Mitch não dispõe dessa quantia e fará de tudo para salvar Holly, até por a sua própria vida em risco.

Aquilo que poderia à partida ser uma história simples, sobre um rapto, complica-se quando a pouco e pouco vamos descobrindo as motivações, o que desencadeiam em várias mortes. Portanto é um livro com muita acção, muito mistério e pouquíssimos são os momentos parados. Posso dizer que a história tem uma única reviravolta, que condiciona tudo o que vem a seguir. De facto, inicialmente o autor mantem-nos na ignorância sobre este urdido rapto quando desvenda subitamente quem magistrou o plano. E aí é ler página, após página compulsivamente!

Embora seja a favor de finais felizes, este livro claramente estaria à altura de um final mais adequado pois é subtilmente sugerido que apesar de umas quantas contraordenações e outras acções desrespeituosas à lei, é possível sair-se imune. E claro, ainda que seja ficção, obviamente que não concordo.

Uma trama repleta de adrenalina cujas ilações se resumem essencialmente ao poder do amor. Esta trama dará que pensar sobretudo na forma como um ambiente disfuncional é preponderante na formação de um indivíduo, não sendo este o único factor para desvios mentais. Adorei este livro e recomendo. Dean Koontz veio mostrar-se pertinente na escrita de bons thrillers emocionantes e anseio ler mais três que tenho cá nas estantes: Contra O Tempo, Intensidade e O Olhar Oblíquo do Mal. Irei lê-los quanto antes, é certo!
Atenção fãs de Harlan Coben, encontrarão em Dean Koontz a adrenalina que vos encherá as medidas!

7 comentários:

  1. Gosto muito de ler as tuas opiniões que são interessantes e ao mesmo inteligentes. :D
    Este não li, nem tenho o livro. Mas já li outros deste autor e também tinham os mesmos ingredientes com que salpicaste neste livro. Por incrível que pareça, já me esqueci dos títulos, apesar de ter feito pesquisa recentemente quando falei contigo ;) LOL Se gostaste muito deste, então deves ler os dois que te falei. Infelizmente, já não se encontram à venda nas livrarias, mas algumas bibliotecas têm estes livros. Vale a pena.
    :)*

    ResponderEliminar
  2. que coincidência, eu gosto de ler as tuas opiniões pelos mesmos motivos. E depois quero comprar os livros grrrr (que malefício para a carteira :P)
    Fiquei super curiosa com os livros de que me falaste, a ver vamos se os encontro em alfarrabistas ;) Gosto de ter os livrinhos para mim, dai ser não frequentadora de bibliotecas...

    Beijinho grande, boas leituras :))

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li nada deste escritor, mas temos aqui no Brasil alguns livros publicados. Um deles, "Velocidade", sempre me chamou a atenção. E agora, depois de ler sua opinião, fiquei mais interessada neste escritor.

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Velocidade e Contra o Tempo são o mesmo livro. Edição original: Velocity. E sim: é muito bom.

      Eliminar
  4. Haaa tens que ler! Olha que é muito bom! Li este livro num ápice. Uma historia simples mas cheia de adrenalina, gosto muito :D
    Esse Velocidade cá em Pt, chama-se Contra o Tempo, vou ler em breve tb :))

    Beijinho grande, boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Lembra que te fale que aqui temos um site de relacionamento somente de livros? Então, neste site podemos fazer troca de livros e ontem eu consegui o Velocidade. Agora é só esperar chegar e colocá-lo na fila de leitura. :)

    Beijocas alagoanas!

    ResponderEliminar
  6. ADOREI Simplesmente Fenomenal, é daqueles*****

    ResponderEliminar