segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mark Pryor - O Livreiro [Opinião]


Sinopse: Neste romance de ritmo acelerado e empolgante (que prenderá os leitores da primeira à última página), encontramos a história de um terrível segredo escondido durante décadas nas páginas de um livro há muito desaparecido.
Hugo Marston decide comprar um livro raro ao seu amigo Max, o idoso proprietário de uma banca de obras antigas. Poucos minutos depois, Max é raptado. Vivamente surpreendido com o ato, Marston, chefe de segurança da embaixada americana em Paris, nada consegue fazer para impedir o raptor. Marston inicia então uma investigação destinada a encontrar o livreiro, recrutando a ajuda do seu amigo Tom, um agente da CIA.
A busca de Hugo revela que Max é, afinal, um sobrevivente do Holocausto que mais tarde se converteu num caçador de nazis. Estará o rapto ligado ao sombrio passado de Max ou aos misteriosos livros raros que vendia?

Opinião: Promissora a estreia de Mark Pryor na literatura thriller actual!
A capa bem como a sinopse antecipavam um livro sombrio, o que não correspondeu de todo ao que o livro é. Acontece que o livro surpreendeu-me (e pela positiva).

Sem dúvida que o que mais apreciei no livro foi o ânimo leve a que é dado à trama. Há um rapto e algumas mortes, mas o protagonista, Hugo Marston, é espirituoso e emparelha de tal forma com Tom Green, tornando esta leitura bastante agradável e nada pesarosa.
O próprio Tom, agente da CIA é munido de grande humor, descomprimindo inúmeras cenas mais tensas. Os diálogos, quer de Tom quer de Hugo, são recorrentes e tiverem o seu quê de engraçado devido às inúmeras expressões em francês (embora desprovidas de notas de rodapé, penso que eram acessíveis a todos, de forma geral). A par destas, as várias tiradas especialmente por parte de Tom, reforçaram o carácter espirituoso que o livro apresenta.
O elemento chave é provavelmente a acção que se sobrepõe ao thriller. Quando vi a sinopse do livro achei que este seria mais um livro sobre o Holocausto, nazis, etc, até devido à suástica no título. Penso que somos induzidos em erro, pois a temática é muito aligeirada e serve apenas de contexto, contrapondo-se ao aprofundamento sobre a relação do protagonista com Claudia Noux. Sim, para os fãs do romance, há uma ligeira pitada deste, sem que se torne muito lamechas pois o autor aborda sempre um clima de mistério.

Assim, o livro foge muito às convencionais tramas que contemplam exaustivamente a temática do Holocausto. É um livro que, reunindo estas características quanto ao género, facilmente se adequa a todos os públicos adeptos do estilo de acção.

Mas O Livreiro e também uma história para os amantes dos livros, trazendo consigo inúmeros factos sobre o mundo do coleccionismo destes objectos e as dinâmicas de alfarrabistas ou bouquinistes, como são sistematicamente denominados na história. Embora admitindo que alguns factos geográficos estavam ficcionados, Mark Pryor escolheu bem a cidade, a meu ver. É Paris o cenário da história, uma cidade que consegue transmitir uma magia muito própria se não fosse esta a tão conhecida cidade do amor. Achei espectaculares as descrições do autor e a forma como fui conduzida no livro até às várias bancas dos livreiros nas margens do Sena.

O facto de ser um livro que se distancie um pouco do género policial a que estou habituada fez com que o final fosse desprovido daquele turn-over e por conseguinte, a descoberta do vilão não constituísse uma grande surpresa. Ainda assim, penso que O Livreiro pode constituir um prenúncio de uma saga protagonizada por Hugo Marston e caso assim seja, não quero perder de maneira nenhuma!
Um bom momento de literatura que é uma verdadeira lufada de ar fresco no género. Gostei!

4 comentários:

  1. Olá.
    Bem,tu estás a tornar-te uma fonte de conhecimento que não me canso de beber! :)
    Gostei da tua opinião e, claro, já adicionei mais este livro à wishlist.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. LOL
    Oh André, não digas isso! Tu lês tanto quanto eu (e livros igualmente bons ;))
    Obrigado!

    Boas leituras :))

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver que o clube dos livros anda a apostar em livro sobre livros ahahah

    A sinopse fez.me lembrar o livro "o mercador de livros malditos"

    bjs*

    ps. deixei.te um selinho ;)
    http://blocodedevaneios.blogspot.pt/2013/04/selo-desafio-arco-iris.html

    ResponderEliminar
  4. ehehhe
    Opa já ouvi falar desse livro mas nc o li. Que tal? Leste? Gostaste?

    Obrigada pelo selinho, esse desafio fiz! É bem fixe :D

    Beijinho grande e boas leituras!

    ResponderEliminar