sábado, 18 de maio de 2013

Douglas Preston & Lincoln Child - O Vírus do Apocalipse [Opinião]


Sinopse: Num vasto deserto do Novo México esconde-se um enorme complexo dedicado à investigação científica: o Mount Dragon. É lá que se encontram Guy e Susana a trabalhar lado a lado com algumas das mais brilhantes mentes científicas do planeta. Liderados pelo génio visionário Brent Scopes, o objetivo secreto é alcançar uma descoberta médica que irá trazer inúmeros benefícios à raça humana.

Opinião: Antes de mais, quero agradecer à editora Saída de Emergência pela possibilidade de ler este livro. Mal soube da sua publicação, fiquei ansiosa com a sua leitura! Como sabem, sou grande fã desta dupla de escritores e da personagem que criaram, Pendergast. No entanto, O Vírus do Apocalipse é completamente independente da saga do famoso detective. Desde as personagens e à própria trama, as diferenças entre este livro e os que conhecia anteriormente da dupla, são colossais.

De facto, a história vai muito além de um mero thriller, aproximando-se do género sci-fi, o qual tem vindo a interessar-me recentemente. Como a sinopse deixa antever, é uma história com contornos científicos, o qual muito me agradou por ser precisamente da área. Confesso que sempre me fascinou o mundo da microbiologia e o da virologia, embora tenha que admitir que me deixam apreensiva principalmente as doenças virais. Aliás, quem não receia?
Tendo um ponto de partida, por si só já assustador, Preston e Child desenvolvem os limites daquela que poderia ser uma apocalipse fundamentada num vírus criado em laboratório, mais mortal do que os vírus que conhecemos actualmente. As descrições das consequências da incubação deste no homem são no mínimo horripilantes e não me recordo de haver uma pormenorização desta natureza nas tramas com Pendergast.

A meu ver, o livro tem um moroso arranque, fundamentando a experiência de Guy Carson no complexo de experiência e justificando com sólidas bases científicas, a actividade experimental que visa em Mount Dragon. Ainda assim, a sensação de "Algo de muito errado vai acontecer" permanece constantemente.
Quer-me fazer parecer que terá sido rica a pesquisa por parte dos autores (não esqueçamos que Preston está ligado ao mundo dos museus e Child graduou-se em literatura, salvo erro, áreas um pouco distantes da engenharia genética). Por outro lado, os autores tentam desenvolver as personagens que trabalham no complexo, um grupo heterogéneo de cientistas com especializações diferentes.

O que me chocou, foi a veracidade que os autores deram à narrativa, justamente pela constante justificação científica que está por detrás. Por esta natureza, penso que as tramas protagonizadas por Pendergast não conseguem ser comparáveis a este Vírus do Apocalipse.
Outro pormenor que acho importante de realçar, é que este livro não é de todo recente. Dado que a temática da evolução tecnológica é fulcral e tendo em conta que a tecnologia evoluiu e muito na última década e nos mais diversos ramos incluindo o da genética e internet, acredito que terá sido concerteza maior o choque e a surpresa quando a publicação deste livro que foi em 1996 do que ler agora em 2013.

Penso que as personagens estiveram à altura da trama. À partida pouco emocionais, altamente profissionais dos quais se destaca Carson. Embora com algumas reservas entre os cientistas, técnicos e pessoal relacionado com a segurança, ele está empenhado neste projecto aparentemente desafiador. Para mim foi fácil a ligação com Carson e Susana Cabeza de Vaca (no que estariam a pensar os autores para dar um nome como este? Ninguém merece, nem mesmo personagens fictícios!)

A própria conjectura do livro, deixaria antever aquele final. Nada que me surpreendesse, portanto, estando à altura do próprio desenvolvimento da história. Que eu saiba Douglas Preston e Lincoln Child ainda não arriscaram na escrita de uma história dentro do mundo da distopia.

Um livro que recomendo aos fãs de tramas relacionadas com a biotecnologia e teoria cibernética! Um outro lado de Douglas Preston e Lincoln Child que desconhecia, mas que prova que a dupla é versátil na escrita das suas histórias. Gostei!


6 comentários:

  1. Olá!

    Estava à espera da tua opinião e fiquei ainda mais interessada no livro. Provavelmente acabarei por comprá-lo na Feira do Livro, que espero ansiosamente que comece.

    Já tinha visto que o livro tinha sido escrito em 1996 (tanto tempo para cá chegar) e realmente seria de pensar que com todos os avanços nos últimos anos esse livro pudesse estar um pouco "ultrapassado". Ainda bem que não é o caso :)
    Esta semana vou começar mais um da saga Pendergast mas estou curiosa em ler algo que saia do estilo. Acho que a seguir acabarei por ler este :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Merit!

      Obrigado pelo teu comentário!
      Tb estou ansiosa que chegue quinta feira, ainda combinamos encontrarmo-nos por lá na feira ;) Eu tenciono comprar Guerra dos Tronos pois adoro a série :)
      Não tenho lista, mas ultimamente interesso-me pelo género fantástico, assim distopias e afins ;)
      O que lês actualmente dos autores?

      Um grande beijinho e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá!

      Seria um prazer encontrar-te por lá ;) Já ando a contar os dias para lá ir, este ano começa tão tarde! O meu namorado é que agora me costuma acompanhar, é o unico resistente, normalmente as outras pessoas que conheço fogem disso, chegaram mesmo a dizer-me que eu não preciso de ver todos os livros da feira :p Não compreendem a minha paixão por livros.

      Eu vou andar sobretudo à procura de romances eroticos/sensuais (ando fascinada com Emma Wildes), policiais e histórias veridicas. Mas depende sempre do que me chama a atenção na altura ;)
      Guerra dos Tronos também quero ler, gostei muito da primeira temporada da série :) Ainda não comecei porque primeiro quero dedicar-me a outros autores (a nossa dupla DP e LC, Jeff Abbott e Agatha Christie).

      De DP e LC já li A Reliquia, Relicário e Gabinete de Curiosidades, vou começar esta semana a ler Os Corvos :)

      Boas leituras e obrigado pela ajuda que me tens dado com as tuas opiniões! Um grande beijinho!

      Eliminar
    3. Olá Merit!

      Só faltam 3 dias :D
      Normalmente tb vou com o meu marido mas eu sou mais obcecada com os livros do que ele, que é mais obras de egiplotogia (daí o meu gosto pela área ;))

      Eu vou andar à caça de fantástico, adorava ler Guerra dos Tronos e outras distopias. Em relação ao sensual, sabes que tb vou lendo algumas coisas mas o último fiquei apreensiva e vou precisar de um mais substancial. Ainda te peço uma listinha de bons romances sensuais ;) Sei que a Planeta vai agora lançar um da Emma Wildes novo, ñ sei se estás a par.

      Opaaa ainda não li a Relíquia nem o Relicário... que falha a minha!!!

      Não tens que agradecer ora ;)

      Um grande beijinho e continuação de boas leituras ;)

      Eliminar
  2. Fiquei viciada nestes dois escritores que me foram indicados por este blog.
    Mais um para a minha lista :-)
    Linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Linda! São autores que de facto adoro e faço questão de aconselhar porque acho que não desiludem ninguém ;)

      Um grande beijinho e boas leituras

      Eliminar