segunda-feira, 24 de março de 2014

Donna Leon - Vestido Para A Morte [Opinião]


Sinopse: Da autora de «Morte no La Fenice», chega-nos agora mais um romance de ficção policial de grande sucesso mundial: «Vestido Para a Morte». Um cadáver masculino encontrado num acetinado vestido vermelho, roupa interior rendada a preceito e sapatos de salto alto vermelhos consegue chocar drásticamente Guido Brunetti da polícia de Veneza. Mas o estado alterado do comissário de polícia não tinha sido provocado pela vestimenta do corpo: a razão era a semelhança entre ambos, que de facto era abismal. Após a autópsia descobre-se que a vítima encontrada em trajes femininos era banqueiro de um pequeno mas altamente bem frequentado banco. 
O superior do comissário estava prestes a fechar o caso como tendo sido o homicídio de um travesti/prostituto, mas Brunetti desconfiava de algo mais. Resistindo a pressões políticas, Brunetti lança-se numa investigação muita própria ao negócio bancário que o falecido mantinha com o poderoso director de uma instituição de caridade religiosa. Em «Vestido Para a Morte», Guido Brunetti irá enfrentar o seu mais poderoso inimigo de sempre, um que mantém relações ao mais alto nível: finanças, governo e até mesmo em relação à Igreja. Enquanto a tensão vai aumentando, a autora presenteia o leitor com cristalinas imagens de Veneza - no seu melhor e pior - através do olhar singularmente perspicaz de Brunetti, um devoto homem de família, cidadão preocupado e exemplar, perfeitamente irresistível investigador de polícia.

Opinião: Para tentar escoar alguns livros, tenho participado em iniciativas de maratonas literárias, e no dia 1 de Março de 2014, teve início uma alusiva ao Carnaval. O objectivo seria ler um livro que tenha como cenário uma cidade onde tradicionalmente se festeja o Carnaval. E haverá algo mais apropriado do que Veneza?

Já há muito que a série protagonizada por Guido Brunetti reside na minha estante. A minha intenção seria ler por ordem cronológica, desejo falhado pois já li um ou outro mais actual (agora a autora é publicada pela Planeta). Vestido Para A Morte é o terceiro livro protagonizado por Guido Brunetti e, lamentavelmente, já se encontra esgotado do catálogo da Editorial Presença. E é lamentável pois baseada na minha ainda breve experiência com a autora, posso afirmar que esta é uma série interessante. 

O livro em questão foi escrito em 1994. Vinte anos depois li esta obra e nunca em nenhuma altura aquando a sua leitura, tive noção do salto temporal. O livro aborda temáticas recorrentes nos dias de hoje, como o negócio do sexo ilícito, homossexualidade e corrupção policial. 
Comparativamente ao primeiro da série, por exemplo (recordam-se de Morte no Teatro La Fenice), diria que este livro é mais obscuro pois é uma viagem a um submundo que até então Guido Brunetti desconhecia. Ainda assim, apresenta um bom mistério policial que se lê muitíssimo bem. Um pouco graças ao envolvimento pessoal das personagens.

A par da investigação policial, a série de Guido Brunetti está cheia de paisagens e a atmosfera é quase palpável da moderna cidade italiana. São várias as menções gastronómicas bem como as sensações de afectividade do povo, transversal aos mediterrânicos.
Como já referi anteriormente, a propósito de um outro livro da série, um dos aspectos mais engraçados, para mim, é a relação de Brunetti com a família. A sua vida familiar acaba por ter um interesse igualável ao da investigação. E o leitor acaba por construir uma relação de familiaridade com as personagens.
Sobre este aspecto, a minha percepção é que neste livro, a autora cinge-se ao fundamental e Vestido Para a Morte é talvez um dos livros que li até hoje, em que de facto a vida familiar de Brunetti é mencionada, embora de forma mais contida.

Em suma, o terceiro livro de Donna Leon aguçou-me para continuar a saga de Brunetti. É uma série que, até então, se tem mostrado original. Apesar de ter o mesmo ambiente em Veneza protagonizado pelas mesmas personagens, os enredos e os casos criminais são distintos e intrigantes.
Apesar de este Vestido Para A Morte não constar entre os meus livros preferidos da autora, foi uma agradável leitura. 


1 comentário:

  1. Tenho todos os livros da Donna Leon publicados em Inglês. Só os consigo ler na língua original. E não me perguntes porquê uma vez que leio muitos outros autores traduzidos. Mas a Donna Leon tem mesmo de ser em Inglês. Soa melhor, não sei. Adoro a autora!

    ResponderEliminar