quinta-feira, 2 de outubro de 2014

David Fincher - Em Parte Incerta [Opinião Cinematográfica]


Ontem fui à ante-estreia do filme Em Parte Incerta, baseado na obra homónima de Gillian Flynn. Antes de mais, endereço os meus agradecimentos à Bertrand pela oportunidade de visionar este filme.

Já há muito que não escrevo nesta rúbrica de opiniões cinematográficas mas achei que o filme Em Parte Incerta de David Fincher merecia que tecesse algumas considerações sobre o mesmo.
Em primeiro lugar, estou um pouco chateada com o realizador e note-se que Fincher realizou um dos meus filmes preferidos, Seven - 7 Pecados Mortais. A minha desavença prende-se com o facto de achar que o próximo filme realizado por Fincher depois de Os Homens que Odeiam as Mulheres seria a sequela da afamada trilogia de Stieg Larsson.
Todavia não me posso mostrar muito desagradada com o trabalho actual do realizador. Em Parte Incerta está fiel ao livro, embora não tenha idealizado Amy Dunne com o ar tão angelical de Rosamund Pike.

No que diz respeito ao livro, devo dizer que nunca vi uma obra cujas opiniões fossem tão pouco consensuais como acontece em Em Parte Incerta. Se porventura alguns leitores deliraram com a história, outros simplesmente detestaram-na. Eu incluo-me no primeiro grupo, achei que a profundidade sombria das personagens, tal como acontecera no primeiro livro que li da autora, Objectos Cortantes, dá um toque muito especial à obra.

Não conheço o trabalho de Rosamund Pike, contudo valorizo o seu desempenho como Amy Dunne. Volto a salientar que para mim, a dificuldade de realizar este filme seria dar o toque sombrio às personagens, com especial incidência na personagem feminina. À primeira vista, Pike com o seu look angelical, teria uma árdua tarefa pela frente. No entanto, a prova foi superada! Ao longo do filme senti-me arrepiada, como acontecera no decorrer da obra.
Já vi alguns filmes de Ben Affleck e recordo-me por exemplo do carisma que senti em Good Will Hunting. Ben Affleck é, e o presente filme confirma-o, um bom actor. No seu reportório constam não só comédias românticas e estou a recordar-me por exemplo de Gigli, mas também alguns papéis mais fortes. Já para não falar das suas realizações. O actor deixou-me rendida com o Gone Baby Gone.

Contudo, há uma personagem secundária que merece destaque. Falo da fabulosa interpretação de Neil Patrick Harris. Decerto que os meus leitores estão habituados a vê-lo como Barney de How I Met Your Mother, uma das personagens mais carismáticas da série. Em 'Em Parte Incerta', o actor encarna Desi Collings. Sem querer levantar o pano sobre esta personagem, devo dizer que é completamente diferente de Barney e este papel vem comprovar a versatilidade de Harris como actor.

Para mim, um dos aspectos que apreciei no livro e voltei a senti-lo no filme, foi a forma como não se conseguem descernir os vilões dos bons da fita. Os protagonistas têm um carácter ambíguo e é difícil nutrir alguma empatia com os mesmos.

Em suma, Em Parte Incerta acaba por ser uma excelente adaptação cinematográfica, ainda que morosa. A película tem 149 minutos de momentos tensos e entusiasmantes, não descurando os pequenos detalhes do livro. No entanto, não deixo de salientar o tom soturno já característico nas obras de Flynn se dilui um pouco na adaptação. 

A Bertrand reedita o livro já na próxima sexta feira, com a capa alusiva ao filme, deixando-me na dúvida sobre a minha preferência. Em Parte Incerta promete duas horas e meia de cinema de qualidade, baseando numa obra que para mim, é deveras estonteante.



 

Podem ler a minha opinião sobre o livro aqui

8 comentários:

  1. Depois que você consertar o rúbrica por rubrica, eu leio o resto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em escrevo no blogue em português de portugal e aqui é mesmo rúbrica.

      Eliminar
    2. Bem dito! E consertar deveria ser corrigir...

      Eliminar
    3. Muito bem respondido.

      Eliminar
  2. O Neil Patrick Harris é um génio que não é devidamente reconhecido. Eu não consigo gostar do Ben Affleck, acho sempre que ele tem cara de mentiroso em todas as personagens que faz, mas é apenas a minha opinião.

    Cris

    ResponderEliminar
  3. Olá Vera!

    Antes de mais adoro o teu blog e para mim és uma referência quando me apetece ler um policial, admiro a tua dedicação. Fico ansiosa por ver o filme e ler o livro. Sem dúvida que o Neil Patrick Harris é um actor fantástico, a comédia não é o meu género favorito mas o Barney faz-me rir desalmadamente.
    Aproveito para perguntar, recomendas-me algum livro de terror?

    Vera S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Homónima :)
      Agradeço as palavras tão simpáticas. Fico muito feliz!
      Sou-te sincera, não costumo ler livros de terror, vou mais pelos livros mas podes optar por um de Stephen King, como o Misery (esse é fantástico!). A Gailivro tem o Exorcista a um bom preço, 3,50€ salvo erro. Adoro o filme, certamente que o livro será melhor ;) Consta que bons autores de terror são H.P. Lovecraft e Edgar Allan Poe, esses nunca li nada...

      Espero ter ajudado alguma coisa

      Um beijinho e boas leituras,
      Verovsky

      Eliminar
  4. Também eu estou chateado com o realizador. Aguardava a segunda parte da trilogia Stig Larson já que adorei o primeiro e achei muito fiel ao livro (dentro do possível) e com actores fantásticos :p.

    ResponderEliminar