domingo, 11 de dezembro de 2016

Karin Slaughter - Broken: Destroçada [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Broken, Destroçada é quarto livro da série protagonizada por Will Trent, uma das sagas que mais tenho em consideração. Não obstante dar 5 estrelas aos livros da autora (incluindo o stand alone Flores Cortadas que li no início do ano), considerei que esta obra está um pouco aquém das anteriormente lidas, como Tríptico, Fracturado e Genesis, justificando assim as 4 estrelas atribuídas no Goodreads.

Talvez esta minha percepção tenha a ver com a omissão da participação de personagens tão marcantes quanto Faith e Amanda bem como Angie (em relação a esta, fui vendo, cada vez mais, o seu papel mais diminuto na trama). 
Para compensar a ausência destas figuras, Will e Sara acabam por estreitar a sua interacção e surge Lena, uma personagem com algum destaque na investigação do caso. Sinceramente, não me recordo se esta aparece nas tramas anteriores (julgo que não mas poderei estar enganada) mas há uma dinâmica muito intrigante entre esta e Sara Linton, relação esta que me parece mais bem explicada na série protagonizada pela médica legista. Sim, a série iniciada pela Gótica e que teve entre nós apenas dois livros. Creio que ler essa série é uma mais valia para saber os pormenores sobre a morte de Jeffrey, o marido de Sara, que me parece muito enublada sempre que se menciona a mesma nas tramas de Will Trent.

Pela primeira vez, não tive a sensação que a trama é povoada por personagens intoxicantes. Will pouco fala do seu passado (menciona apenas um aspecto), embora Sara, como já referi, ainda esteja presa aos acontecimentos relativos à morte de Jeffrey. Pessoalmente não considerei nem as vítimas nem sequer o vilão com esta característica tão patente nas tramas de Slaughter. Há uma personagem com um problema de alcoolismo e, na minha opinião, achei as cenas da interacção desta com a parceira, Lena, algo exasperantes. Portanto a parelha da polícia com Will é, à partida, bastante mais frutífera do que com Frank. Ainda sobre as personagens, devo confessar que considerei o perfil do antagonista algo subdesenvolvido.

O caso é, mais uma vez, bastante intrigante. Há uma rapariga (que o leitor pode constatar que é aparentemente normal, logo no prólogo) e que acaba morta num lago. Inicialmente, o caso remete para um suicídio, todavia, numa fase mais tardia, começa-se a perceber que terá sido um homicídio e Lena e Frank prendem o homem que se julga ter sido o responsável. 
Aparenta ser um caso linear mas garanto que é mais intrincado do que parece. Como é habitual, Slaughter conduz-nos aos meandros do mal através de uma incursão, ainda que breve, ao mundo universitário.
Os detalhes de procedimentos forenses são uma constante, agora mais do que nunca, com a participação em pleno da médica Sara Linton. Ainda assim, e pensando no desconforto que senti ao ler as obras da autora, não creio que este seja o que mais me tenha chocado. Há apenas dois homicídios, cujas descrições não foram tão macabras comparando com outras da autora.

Ainda assim, Broken Destroçada é um excelente livro. Sou suspeita, adoro a autora e não lhe consigo apontar muitos defeitos. Mas fiquei satisfeita com o quebra-cabeça que me deixou inquieta no decorrer da leitura e a sensação ao ler a última página de uma obra de Karin Slaughter persiste: quero mais! E espero que para breve!

8 comentários:

  1. Obrigada pela partilha! Desconhecia esta autora e as suas obras. Assim que puder, irei ler...
    Tenho andado numa loucura de leitura com autores escandinavos e islandeses!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel! Pessoalmente, os escandinavos são os meus preferidos :D Adoro-os! Mas olha que esta autora é americana. Ainda assim, vale muito, muito a pena! Sério! Ela tem dois livros da extinta editora Gótica, Morte Cega e Um Muro de Silêncio que são brutais. Senão começa mesmo a série do Will Trent e lê o Tríptico. É brutal!

      Um beijinho grande e boas leituras ;)

      Eliminar
  2. Eu ainda não li nenhum livro dela, mas só li coisas boas acerca deles! Estou a ver que tenho mesmo de comprar um e ler!

    Qual é que me recomendas Vera?

    Beijinhos,
    Carolina - leiturasdacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina! Como referi no comentário acima, começa com o primeiro da série do Will Trent, Tríptico ;) Ou os da Gótica, se os conseguires :)

      Beijinho e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá... pensas possível conseguir esses livros "morte cega" e "um muro de Silêncio"??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Sendo livros de uma editora extinta nem sempre aparecem. Às vezes encontram-se em alfarrabistas ou feiras de velharias.

      Beijinho e boas leituras

      Eliminar
  4. olá, primeiro quero dizer que adoro esta escritora e que a "Lena" é uma personagem do livro "Um muro de silêncio". acompanho as criticas do vosso site, pois sou fã acérrima de thrillers e policiais, Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela nota. Li Um Muro de Silêncio há tantos anos que não me recordava da Lena. Hei de reler esse livro :) Um beijinho, boas leituras e feliz Natal (repleto de livrinhos ;))

      Eliminar