segunda-feira, 10 de junho de 2019

Viveca Sten - Nas Águas Mais Calmas [Opinião]


Opinião: Antes de mais, gostaria de mencionar que no que concerne ao título em apreço, tentei estabelecer uma equidistância entre a qualidade do livro e o sentimento especial que este me desperta por ter estado nos locais onde decorre a acção, bem como o facto de ter conhecido a autora.

Como sabeis, sou fascinada pelos policiais nórdicos, principalmente porque sempre que leio um, deparo-me com um ambiente e uma cultura diametralmente diferentes da nossa. Nas Águas Mais Calmas de Viveca Sten acaba por se destacar, dentro do próprio subgénero, devido ao cenário onde a trama se desenrola, a ilha de Sandhamn. Por norma, os homicídios decorrem em territórios mais urbanos ao passo que o presente título tem como cenário uma ilha maravilhosa que tive o prazer de visitar na semana passada. Obviamente que, por este motivo, consegui visualizar com maior clareza os locais mencionados, algo que tornou a leitura da obra ainda mais espectacular!

Devo dizer que considero a leitura deste livro deveras sensorial. Antes de visitar a ilha, consegui deslocar-me até aquele idílico cenário, ainda que entre páginas, deslumbrando-me com a gastronomia local e deixando-me conquistar pelas personagens. Pessoalmente acredito que Sandhamn, pelas razões que mencionei acima, será um local que, certamente, arrebatará o leitor.

Por entre as maravilhosas descrições do local são-nos dadas a conhecer as personagens principais. A forma como estas são desenvolvidas, naquela pitoresca comunidade de ilhéus (que é geralmente procurada como destino de Verão) levou-me, inevitavelmente, a estabelecer uma comparação entre esta obra, a primeira de uma série, e os livros de uma outra série que têm como cenário a cidade costeira de Fjallbacka, série essa da autoria da escritora sueca Camilla Lackberg, 

Agradou-me muito que, à semelhança da série supra-referida, as personagens principais, designadamente Thomas e Nora, apresentem verdadeiros problemas e dilemas reais, sabendo já de antemão que as vidas destes protagonistas irão ter novos desenvolvimentos nos próximos volumes da série. Assim sendo, instalou-se em mim, naturalmente, uma enorme vontade em prosseguir com a leitura dos livros seguintes, uma percepção que relaciono com o desejo de querer conhecer a evolução daquela pequena comunidade.
Assinalo como curioso o facto de a autora não ter criado um casal de protagonistas mas sim duas personagens amigas que colaboram no processo de investigação. 

Thomas é o inspector detective da polícia destacado para investigar o caso de um cadáver que deu à costa, enrolado numa rede de pesca já em avançado estado de decomposição. Nora, advogada e amiga de longa data de Thomas, acaba por colaborar com o inspector no esclarecimento do mistério e no apuramento da verdade. 

Tal como nos livros de Camilla Lackberg, a investigação policial é tão relevante quanto a vida pessoal dos protagonistas, levando o leitor a identificar-se tanto com os dramas de Thomas e Nora ao ponto de se sentir tão curioso com os seus problemas pessoais, como com o progresso do inquérito criminal. 

É ainda de salientar o facto de a descrição dos crimes ser feita numa linguagem polida, fazendo-me recordar, inevitavelmente, os policiais da escola clássica de Agatha Christie. É um estilo que se coaduna na perfeição com a apresentação da maravilhosa ilha de Sandhamn.

A tranquilidade da ilha, os costumes locais e a comunidade fechada, repleta de personagens com segredos foram factores que me fizeram considerar este policial como uma obra indispensável em qualquer estante de literatura escandinava. É um livro que se afigura essencial para aqueles fãs que não dispensam um cosy mystery oriundo da Escandinava, desta feita, isento de neve, pois devo dizer que não é usual ver retratado um clima tão ameno e marítimo nos policiais nórdicos. 

Em jeito de conclusão, gostaria de expressar que gostaria imenso de ver a série de TV adaptada dos livros e, desta forma, matar as saudades daquele local tão mágico. 

Pessoalmente, espero que se apaixonem pelas personagens e pelo bucólico cenário da ilha tanto como eu. Este título estará nas livrarias a partir de 4 de Julho. 


1 comentário: