sexta-feira, 1 de maio de 2020

M. W. Craven - Teatro de Fantoches [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Fiquei interessada nesta obra assim que tive conhecimento do seu lançamento. Afinal de contas, a capa recordou-me as obras de M.J. Arlidge e Chris Carter de quem me assumo fã acérrima.
Embora considere estes autores um pouco mais gráficos, posso assegurar que Teatro de Fantoches apresenta alguns momentos de cariz impressionante.

A história centra-se num serial killer que tem um modus operandi bastante peculiar pois mata as suas vítimas, imolando-as. Pessoalmente temi que a trama se assemelhasse a uma obra de M.J. Arlidge, A Vingança Serve-se Quente, por ser protagonizada por um antagonista que era, precisamente, um pirómano, matando as suas vítimas recorrendo ao fogo. 
Felizmente, este era o único denominador comum entre os vilões.

Atrevo-me a dizer que o aspecto que ressalta à vista e que torna, de certa forma, esta obra mais original é o facto de esta se passar na região da Cumbria,  no norte de Inglaterra. Para ser sincera, não me recordo deste ser um local abordado na literatura e, pelas descrições, pareceu-me um palco adequado para o desenvolvimento de uma trama policial. Sabemos que o Reino Unido prima por ter um clima mais sombrio, esta região em apreço acaba por suscitar um alargado interesse por apresentar um riquíssimo background histórico do local, pejado de menires e antas.

Será Washington Poe o responsável pela investigação dos homicídios que se tornam pessoais a partir do momento em que as vítimas apresentam sinais relacionados com o protagonista. Pessoalmente gostei muito deste protagonista. Considerei a interacção deste com a dra Tilly Bradshaw muito interessante e esta personagem acaba por trazer algo novo: a abordagem do especto do autismo. A forma como o autor caracteriza a figura feminina é cativante, mostrando uma inteligência acima do normal aliada à sua capacidade de tiradas mais engraçadas. Dei por mim a esboçar um sorriso quando li algumas considerações de Tilly.

A história desenvolve-se com um ritmo ágil e viciante. Creio que os fãs de M.J. Arlidge ou Daniel Cole irão certamente gostar da trama policial que Craven propõe naquele que será o primeiro livro protagonizado por este duo de personagens que dificilmente sairão da minha retina.

Em suma, estamos perante uma obra com um cenário interessante e de trama ardilosa protagonizadas por personagens interessantes. Ficarei, por este motivo, a aguardar a edição da continuação da série. 


3 comentários:

  1. Olá!
    Partilho um pouco do que dizes em relação à capa. Quando a vi (sem ver o nome do autor) parecia-me a ser da M J Arlidge 😂
    Em relação ao livro, tenho muita curiosidade e, após ler o que dizes, fiquei ainda mais motivada. O meu receio é que pertence a uma série e já tenho tantas a meio e por começar...
    Beijinhos e continuação de boas leituras 📚 😍

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Esta é uma série pequena, investe nela que vais gostar ;) Um grande beijinho e boas leituras

      Eliminar