terça-feira, 26 de maio de 2020

S. K. Tremayne - A Assistente Virtual [Opinião]




Sinopse: AQUI

Opinião: A Assistente Virtual explora a influência da tecnologia cada vez mais presente no quotidiano: hoje em dia, a Siri no iPhone ou a Google Home são verdadeiras aliadas no planeamento de rotinas. Mas já pensaram se, por detrás destas tecnologias, houvesse um lado perverso?
Esta é a premissa que S. K. Tremayne propõe na quarta obra publicada por cá. Confesso que não li o título antecessor, A Menina no Bosque, até porque os livros do autor não carecem de uma ordem para serem lidos pois todos eles assentam em temas diferentes. O autor é conhecido pela sua obra de estreia, As Gémeas de Gelo, que se alicerçava, por exemplo, na troca de identidades de duas gémeas.

No título em apreço, a protagonista é Jo, que vai morar para a casa de uma amiga, devidamente equipada com estas ditas assistentes sociais. A pouco e pouco, estes equipamentos electrónicos revelam conhecer um segredo do passado da protagonista e, ameaça após ameaça, a situação começa a escalar para algo bem mais grave.
Creio que é neste ponto que reside, a meu ver, o efeito intrigante da história. Por mim falo, que a cada página lida, me perguntava qual seria o próximo passo destes dispositivos electrónicos. Ainda fui levada a equacionar, num primeiro instante, se a trama se alicerça sobre uma componente sobrenatural contudo, ao fim e ao cabo, estes equipamentos são programáveis pelo que rapidamente esta teoria é descartada. Há ainda um outro cenário, o que ela está a imaginar tudo, hipótese esta atribuída a devaneios mentais.

A presença insidiosa das assistentes sociais, que perseguem a protagonista foi, sem dúvida, o factor que mais me cativou. Aguardava com expectativa qual seria o próximo passo das ameaças destes robots, o que se traduziu numa leitura extremamente viciante. Contribui igualmente o facto de Jo ter efectivamente um segredo, sobre o qual pouco sabemos. À medida que a trama se desenvolve, temos então conhecimento do episódio do passado da protagonista que desencadeou este incessante assédio.

Da bibliografia do autor, falta-me apenas ler uma obra contudo, dos títulos que tive oportunidade de folhear, creio que A Assistente Virtual é o mais impactante. Esta será, claro, uma percepção bastante pessoal e que se prende com alguns acontecimentos de natureza mais dramática, deitando por terra o típico final idealizado. O recurso à linguagem de cariz sexual, explícito, poderá igualmente intensificar esta sensação chocante.

O autor impossibilita, a meu ver, uma relação de empatia com Jo uma vez que esta é não confiável. Diria até que esta característica é transversal a todas as personagens. Por norma, esta característica deve-se sobretudo a um problema relacionado com o consumo de álcool, no presente caso, estamos perante uma potencial doença mental, o que nos leva a crer, eventualmente, que nem tudo o que é narrado é real.

A reviravolta final está bem conseguida, é inesperada e impactante. Estamos perante um clímax interessante mas que, como afirmei anteriormente, não segue à risca o best case scenario.

Em suma, este é um thriller bastante actual, bem construído e desconcertante que me manteve entusiasmada desde as páginas iniciais até ao desfecho, intenso e inesperado. Ideal para fãs de personagens praticamente desprovidas de empatia.
Gostei!


2 comentários:

  1. Como disseste a meio da opinião, disseste ter pensado que o livro teria algo de sobrenatural, como espíritos.
    Conheces algum livro com uma vertente para esse tipo de sobrenatural,espíritos. Um bom terror.
    Já conto com alguns deles na minha estante, como: Amigo imaginário, branco ósseo.
    Tenho os outros livros do autor.

    Queria somente umas recomendações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu confesso que não sou a maior fã da temática de espíritos, nem mesmo em cinema. Lembro-me, no entanto, de ter lido um livro alicerçado sobre fantasmas, o do Joe Hill, Caixa em Forma de Coração. Mas bom sobrenatural, para mim, é sinónimo do autor Stephen King. Recomendar-te-ia igualmente, como bom livro de terror, o Exorcista de William Peter Blatty ou o Fantasmas da Mente de Paul Trembley, esses relacionados com possessões. Espero que gostes. Um beijinho e boas leituras!

      Eliminar