segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mons Kallentoft - Flores Caídas no Jardim do Mal [Opinião]

Flores Caídas no Jardim do Mal é o quarto volume da que inicialmente era a tetralogia de Mons Kallentoft, correspondente às estações do ano. Mas este livro não encerra a saga de Malin Fors, que tanto ainda tem por contar. Efectivamente, a trama referente a Maria Murvall e que tem vindo a arrastar-se durante a saga, ainda não tem solução conhecida, o que me deixa uma vez mais, a ansiar pela leitura do próximo livro protagonizado por Fors.

Antes de mais nada, penso que a primeira coisa a destacar é a capa, lindíssima. De toda a saga é a minha favorita, e é bastante representativa da estação primaveril, época onde ocorre a acção. Mais tarde vim a perceber o porquê da presença de um varano.

A trama inicia-se com um atentado bombista numa praça de Linköping, fazendo duas vítimas: duas irmãs gémeas de seis anos Tuva e Mira Vigerö. A mãe fica em estado grave, dando entrada no hospital. A trama adensa-se quando de averigua as verdadeiras intenções do atentado...

Ora estamos perante uma temática até bastante actual dado o atentado por parte de Anders Breivik o ano passado na Noruega. O que acontece é que se duvida que o atentado aqui detalhado pelo autor, tenha motivações políticas ou ideológicas. Desde os estereotipados motoqueiros até extremistas de esquerda, todos são considerados suspeitos até que a investigação os leva numa pista, desencadeando uma espiral de revelações por parte das personagens que deixarão o leitor bastante surpreendido.

Como o autor nos tem vindo a habituar, existe uma ênfase da componente pessoal das personagens face à trama policial. E assim, em Flores Caídas no Jardim do Mal, Fors sofre um abalo face à morte da mãe, que lhe trás a revelação de inúmeros segredos que perduram desde a infância da personagem. Face ao que sabemos sobre Fors nos anteriores livros, esta revelação pode parecer um pouco abrupta, mas o facto é que eu até gostei. Assim, a reflexão principal neste livro são as relações familiares e o paradigma que reside na ocultação ou na revelação de um segredo que poderá abalar por completo uma relação tão forte como a de pai/filho.
Por outro lado, a fórmula de Mons que tanto me fascina, é o testemunho dos falecidos que apelam a Fors para a rápida resolução do caso, transparecendo uma certa sobriedade perante a morte. Neste caso o autor recorre às meninas de seis anos, sendo a primeira vez na saga que estes discursos sejam feito por alguém de tão tenra idade. Não se nota, o autor simplesmente mune estes testemunhos de uma maturidade não muito comum se tivermos em conta a idade das meninas.

Outro aspecto incomum é a forma como o autor introduz o animal varano, originário da Indonésia, num país tão climaticamente diferente como a Suécia. Se este se dará bem na gélida Suécia, bem, isso desconheço. O certo é que o varano é por si, um animal temido e ameaçador (eu por mim falo, que não sou muito amiga de répteis), o que auxilia na tensão e suspense nas passagens em que estes bichinhos são cabeças de cartaz.

Tal como os livros anteriores de Kallentoft, Flores Caídas no Jardim do Mal cativou-me imenso o que se reflectiu na rápida e compulsiva leitura. Adoro a escrita do autor que se consagrou precocemente num dos autores escandinavos da minha preferência. Através de quatro partes que exploram as vertentes policial e pessoal de Fors, trazendo revelações em catadupa, aliando-se a uma investigação com contornos pouco previsíveis, este é um livro que altamente recomendo juntamente com os restantes volumes da saga.

6 comentários:

  1. excelente critica, mais uma vez e como sempre dona Vera!!
    eu como verdadeiro Monsòdependente leio já mais esta magnifica história, excelentemente escrita por este autor que me enche as medidas de uma forma fabulosa!!
    aconselho e recomendo, mesmo para quem não gosta de policiais, pois este livro(toda a série|) é bem mais que um policial ou trilher, são verdadeiras histórias de vida que podiam muito bem passar pelas nossas ,tal é a realidade dada em cada capitulo escrito por Mons.
    obrigado pela dica dada para este autor Vera!!!
    beijo!
    Ricardo Capinha

    ResponderEliminar
  2. é verdade amigo Ricardo, grande monsdependente :P é muito bom esta saga de malin fors e além de policial, são grandes reflexões sobre a vida e ainda por cima numa cultura tão diferente quanto a nórdica.
    Obrigado pelo elogio :))

    Um grande beijinho, boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá. Faz sentido ler este volume antes dos anteriores?

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Eu recomendaria ler os outros primeiros. Os casos são independentes mas acho que assim acompanhas melhor a evolução das personagens. A saga é: inverno-primavera-outono-verão. Este é precisamente o último.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Ola mais uma vez! Pois este sera, certamente, o meu proximo livro. Conto comecar amamha ou segunda. Ja li todos os outros dele e gostei muito. Este ja esta na minha estante ha um ano. Nunca e tarde... Porem, A Vera ja me despertou para outros "maus" caminhos...logo lhe digo alguma coisa. Ate la! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh este vale bem a pena, sim :D E já tem a Quinta Estação que se debruça sobre o caso da Maria Murval. Para mim este autor é top! Beijinho grande, Patrícia!

      Eliminar