terça-feira, 18 de junho de 2013

Lisa Unger - Belas Mentiras [Opinião]


Sinopse:  E se a sua família fosse uma mentira? E se o seu nome fosse uma mentira? E se a sua vida fosse um conjunto de Belas Mentiras?
Se Ridley Jones tivesse acordado dez minutos mais tarde ou tivesse apanhado o metro em vez de um táxi, ainda estaria a viver a bela mentira a que costumava chamar vida. Ainda seria a filha mimada de uns pais extremosos. Mas duas decisões insignificantes colocam-na no local e no instante certos para praticar uma boa acção, desencadeando uma série de acontecimentos que irão virar do avesso o mundo de Ridley...

Opinião: Estava a precisar de um thriller psicológico, depois de uma fiada de livros estritamente policiais, com homicídios e investigações policiais à mistura. E ao vasculhar a estante, lá encontrei este, fininho e com uma sinopse apelativa. Tinha sido comprado na feira do livro do ano passado, num cestinho com alguns livros da Bertrand a preços apelativos.
Não conhecia Lisa Unger apesar de constar este e um outro título na minha estante.

A trama centra-se em Ridley Jones, uma jovem que, por ter salvo um menino de um atropelamento, começa a receber mensagens estranhas relacionadas que põem em causa tudo o que ela conhece como a vida que tem e sempre teve. A partir daí seguem-se inúmeras revelações, as quais constituem genuínas surpresas. A autora sabe como envolver o leitor na história e fá-lo através da forma como é contada, na primeira pessoa, sob a perspectiva da própria Jones. Assim, conseguimos percepcionar todos os sentimentos da protagonista. Gostei bastante da Ridley e da forma como lida perante a descoberta que irá revolucionar a sua vida.

Gostei das descrições daquela azáfama tão própria de Nova Iorque. Penso que a acção está bem contextualizada, até porque denota um certo paralelismo entre a "confusão" na cidade e a que se estabelece na existência da protagonista.
Este é um thriller psicológico que remexe na temática da identidade, acabando por ser o alicerce em que assenta todo o mistério. A ideia não é invulgar, existem n livros cuja temática é de facto a dissociação ou troca de identidade e no consequente abalo na estrutura familiar, no entanto confesso que a trama, pouco previsível, me surpreendeu pelas reviravoltas que foram surgindo.

Notei algumas temáticas bem exploradas como o problema do irmão com as drogas, fazendo-nos reflectir sobre como uma influência positiva da família nem sempre controla estes possíveis desvios comportamentais.

Em suma, Belas Mentiras é um bom thriller psicológico e bastante fácil de ler, numa escrita bastante simples, um reduzido número de páginas condensando a acção sem momentos supérfluos. Desprovido de violência gráfica, há num entanto algumas passagens de conteúdo sexual considerável.
Um livro que mexe com as emoções. Gostei!


2 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa, especialmente por ser um thriller psicológico, que eu adoro *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb adoro thrillers psicológicos! Ando viciada na Patricia MacDonald :D Tem um que é espectacular, Um Estranho em Casa. Tenho mais uns quantos dela agora para ler :)

      Eliminar