terça-feira, 17 de março de 2015

Sandra Brown - O Último Minuto [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Já li todos os livros publicados em português desta autora e regra geral, proporcionam leituras descontraídas e plazerosas. 
O Último Minuto não foi excepção, embora se tenha destacado por, na minha opinião, ser uma trama mais forte. Com isto quero dizer que considero que a componente thriller se tenha destacado face ao romance. Penso que este se tornou o meu preferido até à data devido ao misterioso prólogo, conjugado com a narrativa e a própria história.

O prólogo remota ao ano de 1976, onde presenciamos um tiroteiro entre a polícia e um grupo de terroristas. A acção fica em aberto e a dúvida suscita desde as primeiras páginas. Na actualidade conhecemos Dawson Scott, um jornalista com mazelas psicológicas devido à guerra do Afeganistão, local onde fez uma cobertura jornalística do conflito. Ele é desafiado a investigar o suposto homicídio de Jeremy Wesson e no julgamento conhece Amelia, a viuva de Wesson. 

Creio que um dos factores que fez gostar tanto do livro reside precisamente na personagem de Dawson: a caracterização do protagonista está bastante credível, sendo palpáveis os terrores do pós guerra. Normalmente a autora utiliza personagens femininas, e este livro sobressai por ter um homem como personagem principal.

Além disso e na minha opinião, este título destacou-se dos demais devido a uma conjugação de factores nomeadamente a narrativa que intercala excertos de um diário. A autora coloca, na perspectiva de Flora Stimel, inúmeros relatos angustiantes fazendo com que o leitor não se aperceba da ligação desta subtrama uma vez que houve um salto temporal entre o prólogo e a trama principal. Também creio, como já referi anteriormente, que a trama foi mais rica em suspense e esta foi mais intrincada, tendo ocorrido algumas reviravoltas que eu não esperava de todo.

Nos livros de suspense romântico, um género muito específico que coaduna o romance com a trama de suspense, é expectável que ocorra um envolvimento e claramente que no título em questão o romance entre Amelia e Dawson é previsível. No entanto, agradou-me que o casal se tenha envolvido gradualmente. O efeito foi mais natural e envolvente.

Em suma, este é o livro ideal para os fãs do dito suspense romântico, um género que nem todos apreciam mas que promete leituras leves e simultaneamente empolgantes. E nesta categoria, O Último Minuto foi das melhores leituras que fiz recentemente. 
Da autora este título é indubitavelmente dos melhores.


3 comentários:

  1. Gostaria de dicas sobre outros autores que escrevem livros do gênero suspense romântico ou policial romântico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Karen Rose, Adriane Seixas. Tenho para ler Linda Howard tb, consta que é do género. Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Obrigada, já li quase todos da Linda Howard e só falta o livro "Letal", da Sandra Brown. Agora vou ler os livros da Karen Rose, por causa de sua indicação.

    ResponderEliminar