segunda-feira, 27 de junho de 2016

Camilla Läckberg - O Domador de Leões [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: O Domador de Leões é o nono livro da série protagonizada pelo querido casal Patrik Hedström e Erica Falck, uma saga que há muito entrou nas minhas preferidas. Por mim falo, que aguardo, com grande expectativa, todos os verões uma vez que é nesta altura que é publicado mais um título da autora sueca.

À medida que a série progride, denoto que a mesma nunca perde qualidade pois, à semelhança dos livros antecessores, O Domador de Leões arrebatou-me. Fico surpreendida com a capacidade da autora em formular enredos que, embora mantenham a continuidade devido às vidas pessoais das personagens, os casos de investigação são todos diferentes e têm uma capacidade intrínseca de me ludibriar. O que, efectivamente e uma vez mais, aconteceu nesta obra.

Comecemos pelo caso da actualidade, parecendo-me que seja este o principal, e que se debruça sobre a investigação de uma jovem ligada à prática do hipismo. O crime, com contornos macabros, impressiona a comunidade de Fjällbacka e é alvo da investigação por parte de Patrik e sua equipa. Por sua vez, Erica esmiúça o estranho caso de Laila que terá sido acusada de ter morto o seu marido.

Em relação à história, como é habitual da autora, há duas acções paralelas mas igualmente envolventes. Se por um lado senti-me envolvida na investigação actual e no desvendar dos segredos que a população mantinha fechados a sete chaves, por outro, a subnarrativa que se inicia nos anos 70  e que se debruça sobre a vida de Laila revelou ser bastante misteriosa. Ao longo destes pequenos capítulos que pautam a narrativa actual, percebi que todas as minhas percepções iniciais sobre o estranho caso de Laila eram distorcidas. Além disso, devo referir que as referências às artes circenses conferiram um toque bastante exótico à trama.

Já o que concerne às vidas pessoais dos nossos personagens (confesso que me senti rendida pela mesma), fiquei particularmente feliz com um aspecto passível de ser referido sem grandes spoilers: a autora deu um final feliz à irmã de Erica, Anna. Já merecia, depois de tanto por que passou. A vida familiar de Erica é, como sempre, uma ternura. Adoro acompanhar as travessuras dos gémeos e de Maya. Aprecio também aquele núcleo familiar de Mellberg que se tornou bem mais animado no livro anterior. Um dos ingredientes que tornam esta série tão fantástica é, indubitavelmente e como já tive oportunidade de referir, esta familiaridade com os personagens que se vai estreitando a cada livro que leio. 
Já os novos personagens são tão enigmáticos que confesso que desconfiei de todos. Pareceram-me todos suspeitos, embora o desfecho tenha designado um móbil e identidade do assassino bastante impressionantes. Principalmente o motivo. Surpreendeu-me genuinamente e, como consideração final, achei o livro muito arrebatador, uma vez mais.

Não há muito por dizer quando se tem uma série em tão boa conta e quando se fala da mesma vezes a fio, recomendando-a aos amigos e aos fãs de thrillers. O Domador de Leões é simplesmente espectacular, assim como a saga!


1 comentário:

  1. Eu sei que ja falei contigo acerca deste livro,mas nao resisti a tentaçao de voltar a dizer que o livro e simplesmente espetacular!

    ResponderEliminar