domingo, 27 de agosto de 2017

Karin Slaughter - The Good Daughter [Opinião]


Adoro Karin Slaughter! É, indubitavelmente, uma das minhas autoras de eleição. Por isso quando soube que The Good Daughter, a mais recente obra da autora, fora publicada nos Estados Unidos, não tive qualquer dúvida em começar a ler (em inglês, claro, desconheço quando será editado cá em Portugal) no ereader. O audiobook foi fazendo companhia nas minhas caminhadas.

Gosto dos stand alones de Slaughter. Um dos meus livros preferidos foi Flores Cortadas e esperava ter uma semelhante experiência de leitura com este The Good Daughter. Até porque a nível de estrutura, estas duas obras são similares: vêm acompanhadas de um conto que serve de prequela (e que lerei em breve) e a obra relata, uma vez mais, uma história negra, repleta de personagens destroçadas.

Acho pertinente falar um pouco sobre a história até porque não tenho uma sinopse precisa: as irmãs Samantha e Charlotte tinham respectivamente 13 e 15 anos quando dois homens entraram na sua casa e assassinaram a mãe, Gamma e um deles alvejou Samantha. A tragédia irrompeu, assim, na vida de Charlotte e o pai, Rusty.
Vinte e oito anos mais tarde, Charlotte presencia um tiroteio de onde resultam duas vítimas: o professor Doug Pinkman e uma bebé, Lucy Alexander (que estava no local errado, à hora errada). Este acontecimento vai volver o trágico acontecimento que teve lugar há quase três décadas.

O primeiro aspecto que ressalvo, uma característica da autora, é o ambiente pesado onde a história tem lugar. A trama é igualmente sinistra, com muitos elementos gráficos e que chocam o leitor mais susceptível. O prólogo é convidativo e emocionante, onde o leitor assiste ao homicídio de Gamma e como as miúdas lidaram com o acontecimento, levantando uma questão pertinente: terá Samantha sobrevivido? Afinal de contas, os primeiros capítulos apenas se focam em Charlotte.

Os pormenores da tragédia são verdadeiramente arrepiantes e este acontecimento é mencionado duas vezes, um pouco mais adiante no livro. Embora haja uma natural sensação de repetição de informação, devo afiançar que estes testemunhos são mais pormenorizados e permite que o leitor conheça as reacções das miúdas aquando a tragédia. A minha percepção é que tinha um conhecimento muito superficial sobre o homicídio de Gamma apenas com o prólogo.
Fiquei arrepiada. Estas cenas são deveras intensas e perturbadoras. Senti-me arrasada nestes momentos, um sentimento que se apoderara de mim novamente aquando o aparecimento da personagem Kelly, a jovem suspeita do tiroteio na actualidade. Tive tanta compaixão por ela que simplesmente não queria crer que tivesse sido ela a cometer aqueles crimes.

O que nos leva a um outro ponto característico da autora: a formulação de personagens destroçadas. Regra geral, rendo-me a estas personagens tão conturbadas, tão fragmentadas, contudo, com um trauma que lhe deu origem. Lembro-me de Will Trent, Angie Polaski, Sara Linton ou as irmãs Claire e Lydia (a juntar-se a estas, Charlotte e Samantha serão, certamente, protagonistas inesquecíveis).

Portanto a obra desdobra-se em dois momentos importantes: a subtrama relacionada com o passado de Charlotte e a actualidade, onde tem lugar a investigação dos homicídios. 
Ambas de grande interesse, a meu ver.

No entanto, demorei algum tempo a ler esta obra, o que não é muito usual. Costumo devorar as histórias de Slaughter mas esta pareceu arrastar-se, motivo que relaciono a algum cansaço e desmotivação geral para ler. Assim que voltou o mojo, não demorei muito para terminar a leitura e, como referi anteriormente, recorri também ao formato áudio para ouvir aquando não tinha tempo para ler. O livro também era longo, com mais de 500 páginas.

Em conclusão, The Good Daughter é um thriller fabuloso. Estabelecendo aqui uma comparação entre livros independentes, confesso que fiquei ainda mais impressionada com o stand alone Flores Cortadas, ao qual atribuí 5 estrelas no Goodreads, Este será um 4,5 muito redondo. 
Faço votos que The Good Daughter chegue rapidamente a Portugal. Tão negro, gráfico e devastador. Adorei! Deixo-vos o booktrailer.


2 comentários:

  1. bom dia
    o livro já esta disponível em portuguese?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filip! Sim, já está publicado em pt, é A Boa Filha e foi publicado pela Harper Collins ;) Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar