terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Ellery Queen - O Enigma do Sapato Holandês [Divulgação Colecção Vampiro]


Data de publicação: 1 Março 2018

               Titulo Original: The Dutch Shoe Mystery
               Tradução: Lino Vallandro
               Preço com IVA: 7,70€
               Páginas: 336
               ISBN:

O Enigma do Sapato Holandês é o novo livro de Ellery Queen que a Livros do Brasil lança na coleção Vampiro a 1 de março. O homicídio da milionária sexagenária Abigail Doorn numa sala de hospital, estrangulada com um cabo momentos antes da sua cirurgia, é o caso envolto em circunstâncias misteriosas a ser desvendado nesta história.
Vários são os suspeitos deste crime, e nem mesmo os mais improváveis irão escapar ao olhar dedutivo e observador do detetive Ellery Queen.
Escrito na era da Grande Depressão, em 1931, este é o terceiro romance da dupla de escritores Frederic Dannay/Manfred B. Lee, criadores do protagonista e autor Ellery Queen, um dos mais aclamados na literatura policial americana.

Sinopse: A sala de operações do Hospital Holandês estava pronta. O cirurgião deu ordem para que trouxessem a paciente. A porta abriu-se e a maca entrou, deslizante, transportando um vulto encoberto. Mas quando o médico levantou o lençol, o rosto de Abigail Doorn exibia já um tom azulado – apesar do olhar atento de toda a equipa hospitalar, minutos antes um cabo havia-lhe sido fortemente apertado à volta do pescoço.
O Dr. Francis Janney, cirurgião-chefe e protegido de Abigail Doorn, terá sido o último a encontrar-se a sós com a vítima, mas poderia ele ser o responsável pela morte da mulher a quem devia toda a sua carreira? A visitar um amigo no hospital, Ellery Queen fica intrigado e decide desvendar o mistério. Porque teria a sexagenária vivido em guerra com a sua governanta durante vinte anos? E porque diria esta, com todo um fanatismo religioso, que Doorn tinha recebido o que merecia? 

Sobre o autor:  Ellery Queen é o pseudónimo conjunto de Frederic Dannay (de seu verdadeiro nome Daniel Nathan, nascido em 1905 e falecido em 1982, em Nova Iorque) e do seu primo Manfred B. Lee (Manford Lepofsky, também nascido em 1905 e falecido em 1971, naquela mesma cidade).
Ambos com experiência em publicidade e leitores ávidos das histórias de Sherlock Holmes, a dupla escreveu o seu primeiro romance, O Mistério do Chapéu Romano, em 1929, apresentando então o detetive Ellery Queen, ele próprio escritor de romances policiais, formado em Harvard, dono de uma genialidade tão grandiosa quanto a sua arrogância. Até 1971, Ellery Queen foi autor e herói de mais de trinta romances, numerosas novelas, peças radiofónicas, filmes e séries de televisão. A par desta obra abundante e de qualidade, Dannay e Lee deixaram também a sua marca na história da literatura policial pela criação, em 1941, da Ellery Queen’s Mystery Magazine, famosa revista policial ainda hoje em atividade. 

Já na coleção Vampiro:
No. 1: Os Crimes do Bispo, de S.S. Van Dine
No. 2: Vivenda Calamidade, de Ellery Queen
No. 3: O Falcão de Malta, de Dashiell Hammett
No. 4: O Imenso Adeus, de Raymond Chandler
No. 5: Picada Mortal, de Rex Stout 
No. 6: O Mistério dos Fósforos Queimados, de Ellery Queen
No. 7: A Liga dos Homens Assustados, de Rex Stout
No. 8: A Morte da Canária, de S. S. Van Dine 
No. 9: O Grande Mistério de Bow, de Israel Zangwill
No. 10. A Dama do Lago, de Raymond Chandler
No. 11. A Pista do Alfinete Novo, de Edgar Wallace
No. 12. Colheita Sangrenta, de Dashiell Hammett
No. 13. O Caso da Quinta Avenida, de Anna Katharine Green  
No. 14. O Caso Benson, de S.S. Van Dine 
No. 15. O Impostor, de E. Phillips Oppenheim
No. 16. A Chave de Cristal, de Dashiell Hammett
No. 17. O Crime do Escaravelho, de S.S. Van Dine
No. 18. O Gato de Diamantes, de Dorothy L. Sayers 
No. 19. A Quadrilha de Rubber, de Rex Stout

2 comentários:

  1. Olá Vera.

    Nunca li nada desta colecção. Quais aconselhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cris! Eu confesso que estou atrasadíssima nesta colecção... li uns dois ou três. Gostei, são policiais clássicos. Se gostares de mistérios à Agatha Christie, recomendo :)

      Eliminar