quinta-feira, 21 de março de 2013

Pedro Garcia Rosado - Morte Com Vista Para o Mar [Opinião]


Sinopse: Nas traseiras de uma moradia isolada nas Caldas da Rainha, um professor de Direito reformado aparece morto à machadada na casa onde vivia sozinho. Patrícia, inspetora-coordenadora da PJ, pede ajuda ao seu ex-marido Gabriel Ponte, antigo inspector da Polícia Judiciária, que assim regressa ao mundo da investigação criminal.
Meses antes, o professor tinha contactado Patrícia, sua antiga aluna e amante, para denunciar a existência de um esquema de corrupção e de lavagem de dinheiro em torno do projeto de um empreendimento turístico gigantesco nas falésias da costa atlântica.
As primeiras provas apontam para que este homicídio seja resultado de um affair com uma mulher casada, mas poderá o professor ter sido assassinado por saber demais?

Opinião: Morte com Vista Para o Mar marca o início de uma nova série de novelas policiais pela mão de Pedro Garcia Rosado. Como já tive oportunidade de referir anteriormente, sou fã do autor, tendo lido já dois livros de uma outra série: Não Matarás.
As séries não são tão díspares quanto parecem: esta nova série é protagonizada pelo inspector reformado Gabriel Ponte, contrapondo-se a Joel Franco, polícia ainda activo na outra série do autor. Estranhamente, ambas as personagens carecem de uma companhia canina. As semelhanças entre os protagonistas são várias, inclusivé na página 173 de Morte Com Vista Para o Mar, por lapso, estar mencionado: "Gabriel Franco". 
O único aspecto que distancia as personagens, a meu ver, é a forma como Gabriel Ponte lida com a solidão, um aspecto já bastante enraízado nos protagonistas de literatura policial.

O autor mantém ainda a estrutura que o caracteriza, subcapítulos pequenos dentro de cada dia de investigação. A meu ver, uma fórmula bastante eficaz no que respeita a celeridade da leitura. O início da trama marca uma morte violenta à machadada, podendo chocar a susceptibilidade do leitor.

Mais uma vez, o autor lusófono realça o que de mais bonito há em Portugal: a paisagem confrontando-se ao tema da corrupção e esquemas de lavagem de dinheiro num empreendimento turístico. Caldas da Rainha é o cenário escolhido e o autor não se coíbe nas descrições das paisagens, mostrando um pouco do esplendor do nosso país. Para breve, espero, fica a minha visita à bonita cidade das Caldas.

E nisto, o autor volta a explorar o poder dos media ou informação igualmente viável em blogues anónimos, em que ao limite, o seu domínio pode ser destrutivo.
Penso que assentando nestes moldes e no que respeita às conjunturas actuais do país, a história é extremamente credível. Nada como uma figura com influência no papel de vítima de assassinato, o professor catedrático Alberto Morgado, também ele detentor de segredos, mostrando uma vez mais, que altos cargos não correspondem necessariamente a pessoas imaculadas. Pelo contrário... Esta é a vertente propriamente policial que se entrosa numa densa componente pessoal. O autor confere profundidade às personagens
, não importa o papel que estas desempenhem na trama. Assim, o autor amplificou o efeito choque ao conhecer a identidade do assassino, e acima de tudo, as motivações.

Sendo este o primeiro livro de uma série, a investigação do caso é devidamente encerrada, o que não se verifica para umas questões que vão sendo deixadas em aberto, aumentando naturalmente, o efeito curiosidade na leitura das próximas histórias de Gabriel Ponte.

Finda a leitura, não poderia deixar de ler os primeiros capítulos do novo livro desta série, Morte na Arena: a Descida aos Infernos, deixando-me extremamente ansiosa para que chegue Setembro, altura em que poderemos encontrar nas livrarias um novo caso de Gabriel Ponte. Resta-me felicitar a editora TopSeller, pela breve publicação do mesmo!
Um livro que tem de real como de espectacular! Adorei!


6 comentários:

  1. Olá Vera. :)
    Tenho os três títulos da série Não Matarás na wishlist e pretendo ler esses primeiro. Se de facto for tão interessante como penso em breve passarei para a série seguinte. Gostei particularmente de teres referido que o livro começa com uma morte à machadada e que isso poderia chocar alguns leitores. Acho que tens razão quanto à advertência. Bom, pelo menos para alguns... Pois eu fiquei imediatamente interessado! :)

    ResponderEliminar
  2. André, tu arranja-me A Cidade do Medo! Li e fiquei logo fã do autor :D Vais adorar que eu sei. Tenho que ler o Triângulo, que me falta esse.
    Se puderes comprar, a sério, recomendo-te mesmo.
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
  3. Ok, Vera! Obrigado. Para este mês não posso fazer mais compras devido à limitação orçamental mas nos próximos tratarei do assunto!
    Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
  4. Creio que a esta distância, já terás lido Triângulo Vera?
    Se sim, sabes o baque que foi... para mim elevado ao cubo, visto que li a série de uma vez só. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li Nuno ;) Só me falta ler a trilogia do Estado do Crime e a Guerra de Gil. Estás a gostar desta série nova? Beijinhos

      Eliminar
  5. Devo publicar hoje a opinião do primeiro livro da nova série hoje. Estou a gostar.
    andas em falta nos comentários lol.

    samsunggalaxygranneo12out141406

    ResponderEliminar