segunda-feira, 25 de março de 2013

Sylvia Day - Refletida [Opinião]


Sinopse: Neste tão esperado segundo livro da série Crossfire continuamos a acompanhar a escaldante relação de Eva e Gideon que iniciou em Rendida, romance bestseller do New York Times .
Gideon Cross: tão bonito e perfeito por fora como atormentado e complicado por dentro. Ele enfeitiçou-me com uma paixão que me arrebatou e me despertou os prazeres mais secretos. Eu não conseguia, nem queria, ficar longe dele. Ele era o meu vício... o meu desejo... era meu.
A minha história era tão violenta como a dele, e eu estava igualmente marcada pela vida. Nunca conseguiríamos ficar juntos porque era demasiado doloroso... exceto quando era inacreditavelmente perfeito. Nesses momentos, o desejo e o amor desesperado conduziam-nos a um estado de sublime insanidade.
Gideon e eu estávamos a ultrapassar todas as fronteiras e a nossa paixão levar-nos-ia aos limites da doce e arriscada obsessão.

Opinião: Não escondo a ninguém que o meu pouco secreto guilty pleasure é ler um romance sensual. Por norma são leituras fáceis e bastante quentes que descomprimem, especialmente depois de uma carga de livros tão exigentes como considero a literatura policial o seja.
Existe muita especulação sobre a trilogia de Sylvia Day e desculpem-me a comparação mas parece existir uma ténue semelhança com o Twilight, em que rivaliza os vampiros com os lobisomens. Assim o faço e vejo isto como uma team Gideon Cross e uma outra liderada por Christian Grey das afamadas 50 Sombras. Agora que li Refletida, acho que vou para o Gideon!
 
Depois de Rendida, muito se aguardava o volume que dá continuidade à relação de Eva e Gideon.
Neste segundo volume há um indício de um mistério: uma morte, que ainda não está completamente em panos limpos. Quer-me fazer parecer que este caso será devidamente esclarecido apenas no terceiro volume. Embora não seja de todo um aspecto inovador no chamado romance sensual, achei interessante esta introdução do suspense, ainda que muito supérfluo, conferindo maior adrenalina à trama. Esta, intensifica-se com um aspecto: o desconhecimento sobre o passado de Gideon. Aos poucos, Sylvia Day deixa cair um ou outro segredo mas anseio pelo terceiro volume e perceber o que terá de facto marcado Gideon para tal personalidade.
Refletida é também interessante por ter alicerces psicológicos que acabam por justificar as personalidades de cada um dos protagonistas. Ambas personalidades vincadas, mas que simultaneamente apresentam vulnerabilidades. Eva, por um lado mais "transparente", o leitor teve oportunidade de conhecer o seu grande trauma logo no primeiro livro. Gideon por sua vez, encobre mais a sua vida.

É notória a solidez desta trama: as personagens são adultas e maduras. De facto constatei uma evolução face ao primeiro volume, Rendida, em que a autora justificou a "inocência" das personagens com idas (a meu ver, precoces) a sessões de terapia de casal. Em Refletida, embora condicionado por impulsos comportamentais, as situações adversas na relação de Eva e Gideon são faladas embora com a entrave do tabu do passado do protagonista masculino. 
Assim, é uma história que além de muito sexual, é também bastante emocional. Não duvido que aquela relação, embora ficcional, se limite à luxúria. Há algo mais e para as românticas, Refletida acaba por ser um excelente livro por combinar o amor dito físico tão harmoniosamente com o sentimento.

A linguagem essa, não foge muito dos parâmetros a que a autora nos habitou no primeiro livro. Passado na actualidade, é normal que Sylvia Day recorra, ainda que pontualmente, ao calão. As cenas sexuais, essas, são bastante explícitas.
Por configurar como cenário uma das cidades com mais glamour nos Estados Unidos da América, a autora confere uma importância às aparências, que se deixa transparecer nas descrições de vestidos ou diferentes  looks assumidos pelas personagens. A bissexualidade continua a ser retratada na trama, à semelhança de Rendida, sob a personagem que se configura como melhor amigo de Eva. No entanto, numa perspectiva diferente e mais intensa uma vez que a autora explora outras problemáticas que surgem quando existem preconceitos.

Este é apenas o segundo volume de uma trilogia, mas uma coisa é certa: atrevo-me a recomendar os três livros de Sylvia Day. Bastante sólidos, cujo ponto forte é definitivamente as personagens que conquistaram-me logo após a leitura do primeiro volume!

O melhor deste livro é certamente partir à descoberta de uma trama que deve ser lida sem tabus. O pior? Aguardar pelo terceiro volume que está previsto para Junho, salvo erro.


12 comentários:

  1. Fabulosa crítica, como sempre. Parabéns, Vera. Acho MESMO que devia fazer disto vida. Porque não propor-se a algum jornal ou revista? Eu cá "comprava-a" sem pestanejar!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Vera, mais uma crítica excelente e muito bem escrita. Acho MESMO que devia fazer disto vida. Porque não propor-se a algum jornal ou revista? Eu "comprava-a" sem pestanejar!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Cláudia! Fico tão contente com as suas palavras :D
    Isto é completamente amador, mas acho que mostra muito a paixão pela leitura e pela escrita.
    Um grande beijinho e obrigado :D

    ResponderEliminar
  4. Mais uma crítica excelente e muito bem escrita!
    já se sabe quando sai o último livro?

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Cátia!

    Penso que o terceiro livro está agora a ser traduzido, lá para Junho podemos contar com o mesmo! Counting the days ;)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, já têm data para o novo livro?

    ResponderEliminar
  7. Olá Carina! Avisaram que seria em Junho, vamos ver que mantém (espero que sim!) ;)

    ResponderEliminar
  8. já se sabe o dia de lançamento do 3º livro?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Ola Boa tarde já se sabe o dia em que sai o 3º Livro ou só temso ainda a indicaçaõ do mês :)
    Continuação de boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia, ainda não sei mas tb não deve tardar ;) Assim que souber aviso!

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar