sábado, 22 de novembro de 2014

Jo Nesbø - O Leopardo [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Exactamente um ano após a publicação de O Boneco de Neve, um dos meus livros preferidos da série Harry Hole, chega-nos O Leopardo. Um livro estonteante, tendo classificado com cinco estrelas no Goodreads (e os meus leitores sabem que não costumo ser tão mãos largas no que diz respeito a avaliar os livros). Penso que a cada livro publicado da série Harry Hole, o autor se supera. Creio que este será, doravante, o meu favorito da saga.

Em primeira análise, um dos factores que mais me impressionou nesta obra foi o nível de detalhe da tortura e terror sentidos por uma mulher antes de morrer, nas páginas iniciais. De uma violência explícita e contornos maquiavélicos, foi impossível não me sentir tensa e desconfortável logo de imediato.

Além disso, e como tive oportunidade de referir em livros anteriores, gosto muito da personagem de Hole. E nesta obra senti uma vulnerabilidade ainda maior por parte da personagem. Que o investigador tem um passado conturbado com o álcool já se sabia, mas fiquei extremamente surpreendida quando Hole muda de vício... para pior! Ainda assim, mesmo com problemas de dependência, continua uma personagem extremamente perspicaz. São exploradas outras duas vertentes que demonstram o quão verossímil é esta personagem, assemelhando-se a qualquer um de nós. A par dos vícios, Hole tem que lidar com o frágil estado de saúde de Olav Hole, o seu pai e encontrar um equilíbrio na sua vida pessoal agora que Rakel Fauke não figura das personagens principais da trama. Ao invés, surge uma personagem igualmente fascinante, a colega Kaja Solness. O papel de Beate Lønn é desta forma reduzido face às suas intervenções nos volumes anteriores, o que na minha opinião, é pena. Para quem acompanha a saga sabe que a personagem passou por provações determinantes em O Redentor e já no livro anterior, havia algumas alterações na vida da investigadora. Gostaria de ter lido mais sobre ela.

Permitam que vos faça uma pergunta: lembram-se de Tom Waaler nas tramas anteriores de Harry Hole?
Quem acompanha a série, sabe que esta personagem já não consta das histórias mas penso que é memorável a audácia com que se torna um antagonista pois está ligado às forças policiais. Esta trama apresenta uma personagem bastante similar que trabalha na Kripos apresentando, a meu ver, uma subtil crítica à sociedade por reflectir o eventual abuso de poder nas situações hierárquicas superiores.

Em relação a O Leopardo. creio ser uma trama extremamente intrincada. O caso parece ser de difícil resolução: o assassino do presente caso, não descurando o Boneco de Neve, é bem mais impiedoso e as vítimas são mulheres que, aparentemente, não têm ligação entre si. Os detalhes de tortura são recorrentes e o autor alude um mecanismo fictício denominado Maçã de Leopoldo. De requintes de malvadez tão aguçados, confesso que senti curiosidade em pesquisar sobre o mesmo, chegando à conclusão que este instrumento de tortura foi imaginado pelo autor.

Ainda que seja um afamado policial nórdico, um dos ingredientes que torna a série mais apelativa é a inserção de outros cenários, normalmente diferentes países por onde deambula Hole. Em O Leopardo, o leitor é convidado a viajar até Hong Kong e posteriormente até ao Congo.

Finda a leitura desta obra, não creio que esteja perante o final de um livro. Diria que este é apenas mais um capítulo das aventuras de Hole e como tal, fico particularmente ansiosa pelo lançamento de mais um livro de Nesbø. Prevejo que seja lá para meados do Outono de 2015.

Em suma, ainda que O Leopardo seja um livro volumoso, lê-se muitíssimo bem. Explora com mestria uma amplitude de vícios e valores extremamente convincente por parte do protagonista. O caso de investigação é simplesmente aliciante, tendo gostado especialmente dos detalhes ricos e gráficos com que o autor dota a narrativa e a introdução de personagens novos como Kaja Solness e Mikael Bellman são uma lufada de ar fresco. Sem querer destituir as obras anteriores (os livros do autor são de grande qualidade), devo confessar que fiquei simplesmente rendida com O Leopardo e para mim, esta obra consagra-se como a melhor de Jo Nesbø.


21 comentários:

  1. Quase comprei esse livro, mas quando vi o número de páginas, desisti. Li o anterior do autor e gostei. Depois de ler sua crítica, voltei a ficar na dúvida se compro novamente... rs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leandro não te deixes amedrontar pelo número de páginas. É um livro que vale bem a pena ;) Espero que o leias (estou em pulgas para que me digas o que achaste)

      Um grande beijinho e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Leandro,
    Eu tenho o problema contrário... se tem poucas páginas... desanimo...e ponho de lado...
    Este já comprei!!
    Força Leandro!! :)

    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Estou lendo. Não consigo parar. Espetacular.

    ResponderEliminar
  4. Vera, acabei de fazer o mesmo... Pesquisei maçã de Leopoldo , tal é o meu desconforto, vê lá tu que dou por mim de boca a Berg, tentando engolir, respirar e imaginar o sofrimento... Afinal este instrumento de tortura pertence à imaginação do nesbo... E agora aos meus pensamentos!!! Excelente leitura... Nota 5.... Fã de Nesbo me confesso!! Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom, né? :D

      Adorei! Este foi, para mim, o melhor dele! Tb lhe dei as 5 estrelas, bem merecidas! Agora ando ansiosa com O Morcego que sai já na 3a feira ;) Boas leituras, amigo!

      Eliminar
  5. Olá. Procurava opiniões sobre o Leopardo... vim cá parar. :)

    Pode-se ler logo este sem ler os restantes, ou convém ler primeiro os anteriores? Apesar de gostar de policiais, ainda não li nada deste autor. Há muita gente a falar bem do livro, ele até é bem volumoso como eu gosto, portanto... devo arriscar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      E olhe que fez muito bem em vir cá parar :)
      Oh, eu diria que preferencialmente comece com o primeiro. Bem, em Portugal começou por publicar-se a partir do 3º... (o primeiro, o Morcego foi publicado em fevereiro). Portanto eu li a partir do 3º e senti-me fascinada com a personagem Harry Hole que se consolida a cada livro. Eu adoro este autor, espero que fique fã também! Fico a aguardar o seu veredicto ;)

      Um beijinho, boas leituras e um excelente fim de semana!

      Eliminar
  6. Olá! Estava justamente procurando algo sobre "maça de Leopoldo", quando encontrei seu blog. Perfeita sua resenha! Exatamente como me senti ao ler "O Leopardo". Sou fã de Nesbo também. Conheci o autor lendo "Headhunters" (não faz parte da série Hole, mas é muito bom!) e fiquei fascinada. A partir disso, li "O Redentor" e "O Boneco de Neve", ambos excelentes! Parabéns pelo blog, muito bacana!
    Um abraço, Karime (Brasil).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karime, fiquei muito contente com as tuas palavras! Agradeço-te muito este apoio!
      Adoro o autor Jo Nesbo, como te podes aperceber! Por aqui já estamos à espera que publiquem o próximo livro que será no Outono. Os meus preferidos são os últimos, que são justamente os livros que leste: O Redentor, O Boneco de Neve e O Leopardo.

      Escreve mais vezes :) Boas leituras! Um grande beijinho desde Portugal!

      Eliminar
  7. AAAAIIIIIII... Só super fã de Jo Nesbo, deixei-o um bocadinho de lado e gostava de por a minha leitra em dia quando percebo que os livros mais recentes são os mais antigos... ora bolas!! o ultimo, ultimo mesmo é "O leopardo" certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Tb adoro este autor :D O último que saiu foi o Baratas, que cronologicamente é o 2º da série. Falaste do Leopardo que é o 8º da saga, também foi publicado o seguinte a esse, Fantasma.

      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar
  8. Eu digo sempre "não vou ler mais sagas"... mas lá estou eu agarrada a mais uma. Então o Fantasma é o nono, certo?

    Mais uma vez obrigada pelo serviço publico. Quando tenho menos tempo para pesquisar sobre os livros abro o blog e seguindo as tuas opiniões numa me desiludi. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As sagas são chatas (há sempre o medo de serem interrompidas mas a Dom Quixote manteve sempre esta e a da Camilla na íntegra) mas o Nesbo vale tanto a pena. A sério, lê O Leopardo e o Fantasma (este é o nono, sim).

      Obrigada pelas tuas simpáticas palavras!

      Um grande beijinho e boas leituras

      Eliminar
  9. Leopardo já Li (devorei) vou pegar no Fantasma :)

    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Preciso de ajuda, com a ordem da leitura :) Comecei com o Boneco de Neve....a seguir é o Fantasma e o Policia????
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Mas não leu os outros para trás? É que o Boneco de Neve é o 7º... a seguir vem este, O Leopardo, O Fantasma e finalmente Polícia.
      Beijinho e boas leituras

      Eliminar
    2. Nãoooo, eu peguei logo no Boneco de Neve ;) e claro que fiquei rendida, e para o encontrar demorei meses porque estava esgotado em praticamente toda a Lisboa!!! Sendo assim, já tenho leitura para as próximas semanas. Muito obrigada mais uma vez.
      Joana Antunes

      Eliminar
    3. De nada! Fico a aguardar a sua opinião sobre os restantes livros :)

      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar
  11. Excelente! Foi o primeiro livro de Nesbo que li, justamente o melhor, na minha opinião. Li os outros, Boneco de Neve, o Fantasma, Baratas, gostei muito de todos, mas até agora o meu preferido é mesmo O Leopardo!

    ResponderEliminar
  12. mais um excelente livro deste autor! Tenho-os todos! Lamento, mas não foi o 1º mas o 2ª.

    ResponderEliminar