sábado, 29 de novembro de 2014

Nelson DeMille - A Ilha do Medo [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Estava curiosa com as obras do autor Nelson DeMille desde que adquiri, há uns bons tempos atrás, o livro Crepúsculo Fatal. Apenas não li a obra em questão pois constatei que a mesma é a terceira de uma série protagonizada por John Corey. Valeu a pena aguardar pelo lançamento da A Ilha do Medo, apesar de ter constatado que esta obra já fora publicada em Portugal pela Círculo de Leitores, uma edição bastante difícil de encontrar.

Centrando-se num duplo homicídio, um casal de biólogos, A Ilha do Medo é um thriller que me despertou sensações ambíguas. Se por um lado gostei imenso do rumo da história, abordando a manipulação de vírus em laboratórios (recordando-me um pouco das minhas aulas de Microbiologia no IST), acabei por não sentir afinidade quando esta assenta sobre explicações do cariz histórico/arqueológico. Sinceramente, não sou assim grande fã da temática dos piratas e caças aos tesouros por muito apelativa que seja a história local.
Ainda assim, esta trama apela à curiosidade em folhear a página seguinte, sensação essa provocada por inúmeras reviravoltas em torno das personagens como da própria história.

O personagem principal é simplesmente delicioso. John Corey consegue cativar pela forma sarcástica com que encara as situações do foro pessoal bem como alguns aspectos alusivos à investigação. Não consigo contar o número de vezes em que esbocei um sorriso em resposta às suas espirituosas tiradas. Emparelha bem com a sua colega e co-protagonista Beth Penrose, numa primeira fase da investigação. Posteriormente, ele alia-se à historiadora Emma Whitestone. Embora existam duas personagens femininas com destaque na história, gostei da interacção de Corey com Penrose, tanto que fui conferir se a mesma protagonizaria o volume seguinte. Com alguma decepção, verifiquei que esta será substituída por uma outra personagem feminina. Fica a curiosidade de saber como Corey trabalhará com esta.

De certa forma, A Ilha do Medo acabou por me relembrar de um outro livro muito bom que li este ano, A Lei do Deserto de Wilbur Smith, embora mais comedido nos contornos gráficos. À semelhança da referida obra, esta tem o condão de misturar o romance com uma dose aliciante de acção, tendo um protagonista masculino altamente marcante.

O aspecto que menos me agradou, devo referir, foi a descoberta quase que precoce da identidade do assassino. Os motivos esses, não me surpreenderam como gostaria, apesar de estarem coerentes com a restante narrativa.

Finda a obra, fico satisfeita por ser a orgulhosa detentora dos volumes dois e três da série, correspondendo respectivamente a O Jogo do Leão e Crepúsculo Fatal (ou Quando a Noite Cai, edição da Marcador). Ao fim e ao cabo, o presente livro foi impulsionador para ler mais obras do autor. 
Devo reforçar o quanto gostei do protagonista John Corey e a sua forma tão peculiar de encarar as situações. Em suma, A Ilha do Medo é um livro que vale muito pela personagem e por certos pormenores da investigação do duplo crime. 
Uma interessante e introspectiva leitura, diria. Gostei!


5 comentários:

  1. Reparei que a Marcador já publicou todos os livros de DeMille com a personagem de John Corey à excepção de um, o "Wildfire". Há alguma informação se o vão publicar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! De facto não lhe consigo dar essa informação mas vou tentar saber e já lhe digo qualquer coisa ;)

      Eliminar
  2. Olá bom dia,
    Acabei de trazer da biblioteca o livro "Crepúsculo Fatal", mas nunca li nada de Nelson Demille... Apesar de este ser o terceiro da série será que se pode (deve) ler de modo independente? A sinopse não faz qualquer referência ao facto de ser ou não uma continuação e como a achei muito interessante acabei por trazer o livro. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia

      Acho que não fará mal. O protagonista tem umas tiradas mesmo engraçadas. Quando terminar de ler, diga o que achou ;) Também tenho esse para ler!
      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar
  3. Obrigada pela opinião :)
    Assim que o leia venho dizer o que achei.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar