segunda-feira, 20 de maio de 2019

Alex Michaelides - A Paciente Silenciosa [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Antes de mais devo dizer que fiquei genuinamente impressionada com o romance de estreia do autor Alex Michaelides. Que livro fantástico! Li-o avidamente em pouco mais de dois dias, tal era o meu interesse nesta história com contornos invulgares.
Confesso que num primeiro momento, para mim, foi difícil compreender as motivações de Alicia para matar o seu marido de uma forma brutal e sem que, aparentemente, nada justificasse o móbil do crime, sendo esse o acto no qual assenta toda a trama.
A protagonista, que aparenta ter uma condição de profundo mutismo, é internada num hospital psiquiátrico e começa a ser acompanhada pelo recente psiquiatra da unidade, Theo Faber. 

Para além da minha incredulidade logo nos primeiros instantes da narrativa, há inúmeros factores intrínsecos à obra que me deslumbraram e que vou tentar enumerar.

Em primeiro lugar e antes de qualquer outro aspecto, devo salientar o cenário onde decorre a maior parte da acção, num hospital psiquiatrico, um local que considero intimidante pelas sensações de desconforto e claustrofobia que se foram apoderando de mim e que contribuíram para que, desta forma, a tensão da trama se fosse intensificando. Ainda neste prisma, achei que a abordagem ao tema da saúde mental foi deveras cativante. 

Uma vez que Alicia deixou de falar seria, à priori, difícil de compreender a essência da protagonista, não obstante o autor aprofunda-a de uma forma inteligente, através de entradas de diário. Simultâneamente, é aprofundada também a vida familiar de Theo Faber facto que leva a que nos apercebamos que até o profissional de saúde mental tem questões pessoais mal resolvidas.
A interacção entre o psiquiatra e paciente é muito interessante. 

O desenrolar da trama, oscilando entre as histórias pessoais das personagens principais e o desenvolvimento da situação clínica de Alicia é suportada por algumas alusões à mitologia grega, o que me fascinou e impeliu a conhecer a figura de Alceste. Considero que este elemento, embora de cariz mais metafórico, contribuiu para o enriquecimento da narrativa. 

Se já estava agradada com a progressão da história, esta minha sensação intensificou-se ainda mais no final com um plot twist inacreditável que me deixou sem chão. Ainda que inesperada, foi uma reviravolta lógica e verossímil e fez com que me sentisse enganada pelo autor o tempo todo.

Poderão deduzir, pelos pontos que mencionei, que esta obra será certamente uma das melhores neste ano de 2019. Extremamente bem escrito e bem executado, A Paciente Silenciosa surpreende até à última página pelo que recomendo sem reservas!

Para mais informações sobre o livro A Paciente Silenciosa, clique aqui
Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui


2 comentários:

  1. Acabei de ler ontem......também li em muito pouco tempo.
    O final.....bem o final é um misto de estupefação e de "Oh fui bem enganada"! Só um reparo .... gostava que fosse melhor explicada a situação final da mulher do Theo...parece que a personagem ficou ali um bocadinho esquecida, pois afinal foi ela e os seu atos que despoletaram toda a trama!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Uma sensação que tive ontem com o final da Guerra dos Tronos... não sei se vês o.O Mas tens toda a razão ;) Grande beijinho e boas leituras!

      Eliminar