segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Steve Mosby - Mar de Sangue [Opinião]

Steve Mosby é um promissor autor de romances policiais que me impressionou com o romance policial, O Assassino 50/50 e após a leitura de Mar de Sangue, consagra-se num autor obrigatório.

Mar de Sangue é uma história complexa sobre dois homens que procuram o paradeiro de duas mulheres: Alex Connor viu a sua mulher suicidar-se e desde então que se isolou dos seus amigos, incluindo a sua melhor amiga Sarah Pepper. Esta desaparece e depois de notícias sobre um cadáver encontrado, pensa-se que o autor do crime terá sido James Connor, o irmão de Alex.
Por outro lado temos o detective Paul Kearney que investiga o desaparecimento de Rebecca Wingate, pensando-se que esta terá sido a mais recente vítima de um assassino que mata as suas vítimas, fazendo-as sangrar até à morte. Inevitavelmente estas personagens cruzam-se e terão de se embrenhar num mundo sinistro.

O autor mantém a fórmula de narrativa, já usada no Assassino 50/50: a narrativa alterna entre os dois enredos, tendo a particularidade de, na subtrama protagonizada por Alex Connor, esta esteja na primeira pessoa, dando um especial envolvimento do leitor na acção. Em relação à trama referente ao detective Paul Kearney, esta é narrada sob a perspectiva de um narrador não participante directo na história. Esta estrutura, na minha opinião, acaba por fugir ao convencional, ofertando picos de adrenalina, sobretudo na narrativa de Connor, mas mantendo sempre sob um fundo de mistério, revelações e reviravoltas surpreendentes.

Se o livro que li anteriormente do autor me chocou pelos níveis de violência, este Mar de Sangue intensificou esta minha percepção sobre Steve Mosby. Existe de facto, um grafismo muito acentuado, sobretudo na descrição de vídeos snuffx (para quem não está familiarizado, são vídeos caseiros de violência explícita). Pois o autor mostra-se erudito nesta temática e ilustra a trama com vários sites de vídeos deste tipo, sendo os mesmos verdadeiros, chocantes e por mais bizarro que pareça, estão actualizados.
Além disso, a trama incide sobre pornografia infantil, sendo portanto, a par do visionamento de vídeos snuffx, ao alcance de toda a gente, temáticas difíceis de digerir.

Não aconselharia este livro, portanto, aos leitores mais susceptíveis. Não só pelo relato da típica curiosidade mórbida dos seguidores destes sites (estando descritos na literatura tão naturalmente que possam coexistir em sociedade) bem como da própria descrição do assassino e do seu invulgar modus operandi que consiste no esvaimento em sangue por parte das vítimas. Quem será tão perturbado a ponto de deixar morrer assim alguém? Quem será tão curioso a ponto de se envolver embrenhadamente em sites de vídeos caseiros (e aparentemente reais) que ilustram tortura ou mortes?
Inicialmente há demasiadas pontas soltas, mas que não são confusas e são devidamente engendradas na trama.

E se há pormenores que este policial supera, então estes são definitivamente sobre as personagens. Mosby enfatiza duas personagens diferentes como protagonistas, dotando-as de um sombrio passado, que acaba por individualiza-los sobre os seus papéis na trama. O autor vai mais à frente e subjuga o passado das demais personagens na acção, incutindo-lhes um aspecto muito real mas complexo. As personagens acabam por ter uma certa ambiguidade, uma vez que dificilmente conseguem optar pelo certo ou errado, tendo em conta as consequências que podem advir. Com esta caracterização tão real e peculiar das personagens, o leitor acaba por ter uma certa afinidade com as mesmas, ainda que com aquelas que eventualmente agoiram más acções.
Há portanto, uma vertente psicológica muito intensa que se coaduna com as demais sensações que o livro provoca no leitor.

Em suma, personagens íntimas com o leitor numa história intensa com laivos doentios, temáticas pesadas, passados tenebrosos é o que promete este Mar de Sangue.
Tendo eu lido um livro do autor, constatei que Steve Mosby não é só um excelente escritor de tramas policiais, é único, original e formula história diferentes com um toque mórbido no meio de um denso e pesado mistério não esquecendo as tradicionais reviravoltas que o deixarão estupefacto! Obrigatório para os fãs do género! Gostei muito!





Mais informações sobre o livro aqui.

3 comentários:

  1. Mais um autor a ficar atento... Tudo graças à Vera! Yeey!

    Vasco
    http://vascoricardo.blog.com

    ResponderEliminar
  2. Ola Vera,
    Este livro supera o anterior?

    ResponderEliminar
  3. São os dois muito bons! Para tira teimas já pus na mesinha de cabeceira Um Grito de Ajuda ehehe

    Beijinhos, boas leituras!

    ResponderEliminar