quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Jodi Ellen Malpas - O Amante [Opinião]


Sinopse: O Amante é o primeiro livro da trilogia Este Homem, que narra a história do aristocrata Jesse Ward e de Ava O’Shea, uma jovem designer de interiores.
Quando Ava é contratada para um trabalho no Manor, nunca pensou ir encontrar Jesse, um homem confiante, lindo de morrer e em busca de prazer sem limites.
Ava tenta resistir, mas não consegue controlar o desejo irresistível que Jesse lhe desperta. Ela tem consciência que poderá vir a sofrer e, embora o instinto lhe diga para sair desta situação enquanto é tempo, ele não está disposto a deixá-la ir.
Jesse está determinado a tê-la.

Opinião: O Amante é o primeiro volume da trilogia Este Homem, a mais recente aposta no género erótico da editora Planeta. Muito na onda dos demais do género, é um livro que explora os jogos de sedução não só entre os protagonistas Jesse e Ava como também de um casal secundário, Kate e Sam.
Uma trama que tem alguns clichés mas ainda assim, acaba por se destacar na caracterização do protagonista masculino, Jesse. Como habitual, este é descrito como algo possessivo mas Jesse é muito mais do que isso. Inicialmente chega a ter uma postura muito intimidade, o chamado stalker. Nunca me deparei, até à data, com uma personalidade tão vincada a ponto de ter estas atitudes mais desconcertantes (talvez seja o meu fascínio pelos psicopatas na literatura, será?)

Para quem leu uma trilogia de eróticos contemporâneos tão boa como a de Megan Maxwell, acabei de estabelecer diversas comparações, ora pelo rumo da trama ora pelas personagens, pelo que achei que Ava O´Shea tem uma caracterização muito passiva (e ao comparar com a personalidade gritante de Judith Flores, esta é de facto uma personagem muito pacata, acatando e acedendo com grande facilidade aos encantos de Jesse).

Tenho noção que os próximos volumes dedicar-se-ão à profundidade dos sentimentos do casal, pois a avaliar pelo primeiro livro, senti que a relação de ambos se regia maioritariamente pelo sexo. Aprecio ver desenvolvidos laços mais fortes que a mera atracção física. A autora omite alguns aspectos referentes ao passado de Jesse, fazendo-me crer que em Obsessão e Confissão serão desvendados mais alguns factos sobre a personagem masculina. Um outro ponto de intererrogação sobre este é também a sua idade. Fiquei curiosa em ler os volumes seguintes e perceber melhor como funciona a mente de Jesse.

Um outro aspecto positivo foi a descrição dos locais, e dentro desta, uma abordagem ainda que ligueira, de certos elementos decorativos. É um tema que muito me agrada e a profissão de Ava, sendo decoradora, acaba por abeirar estes conteúdos. São palpáveis os vários cenários luxuosos dentro do projecto de Ava, The Manor, uma mansão cuja natureza acabou por me surpreender.

Apesar do elevado número de páginas, que ascende às 500, O Amante é um livro que se lê muitíssimo bem e como em qualquer livro erótico, é uma leitura que serve para desanuviar. As cenas de sexo são voluptuosas e quentes, embora sejam algo convencionais pois não incluem as várias práticas que Megan Maxwell incluira nos seus livros. (Peço desculpa pela comparação, novamente). A trama contempla ainda alguns episódios caricatos protagonizados por Ava, que acabam por ser uma lufada de ar fresco num livro tão repleto de sensualidade.

Em suma, ainda que não tenha sido completamente inovador, O Amante proporcionou-me uma boa leitura e uma natural curiosidade em desvendar a evolução da trilogia. Não desgostei mas sinto que gostarei mais dos seguintes volumes.


Sem comentários:

Enviar um comentário