quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Colleen Hoover - Um Caso Perdido [Opinião]


Sinopse: Preferia saber a verdade, ainda que isso fizesse de si um caso perdido, ou continuar a viver uma mentira?
Quando Sky conhece Dean Holder no liceu, um rapaz com uma reputação tão duvidosa quanto a dela, sente-se aterrorizada, mas também cativada. Há algo naquela figura que lhe traz memórias do seu passado mais profundo e perturbador. Um passado que ela tentou por tudo enterrar dentro da sua mente.
Ainda que Sky esteja determinada a afastar-se de Holder, a perseguição cerrada que ele lhe dedica, bem como o seu sorriso enigmático, fazem-na baixar as defesas, e a intensidade da relação entre os dois cresce a cada dia. Mas o misterioso Holder também guarda os seus segredos, e, quando os revela a Sky, ela vê-se confrontada com uma verdade tão terrível que pode mudá-la para sempre. Será Sky quem ela pensa que é? E será que os dois conseguirão sarar as suas feridas emocionais e encontrar um modo de viver e amar sem limites?
Um Caso Perdido (Hopeless) é um romance intenso que o irá comover e arrebatar, ao mesmo tempo que o fará recordar o seu primeiro amor.

Opinião: Este é o primeiro livro do género New Adult que leio e gostei muito. Nunca tinha equacionado ler esta obra mas uma vez que foi oferecida por uma grande amiga, também ela book lover, e depois de ter ouvido tão boas críticas sobre a mesma, enveredei por esta leitura com grandes expectativas. Também estava algo céptica com a elevada pontuação no Goodreads e questionei-me sobre a qualidade do livro. Se é um livro categorizado por NA, o que terá de tão especial?
Saí da minha zona de conforto e deparei-me com uma leitura que, inicialmente, foi leve, descontraída e jovem mas que, a pouco e pouco, se intensifica e se torna gradualmente mais madura. Confesso que depois de umas quantas páginas, a protagonista, a jovem de 17 anos Sky Davis me parecia uma personagem adulta. Ela e o protagonista masculino, Holder.

Talvez seja esta a característica que mais sobressaiu na leitura. Depois de um moroso arranque em que nos são apresentadas as personagens, nomeadamente o invulgar núcleo familiar de Sky, a trama toma proporções avassaladoras. Ainda hoje me recordo do quão forte é a segunda parte do livro e pergunto-me se os jovens lidariam bem com as temáticas na obra retratadas. Vou omiti-las para quando o meu caro leitor quiser ler Um Caso Perdido, tenha o mesmo impacto que o livro teve em mim. Posso adiantar-vos que li este livro em dois dias, avidamente. 
Este livro soube-me a agridoce, sabem? Hoover soube recriar, com grande mestria, as sensações do primeiro amor. Tão mágica e tão emocionalmente rica, até os momentos mais íntimos são descritos com elegância. Senti-me tão nostálgica com a minha adolescência que não me sentia preparada para o que aí viria. Sob a forma de inúmeras revelações sobre Sky, a trama segue um rumo de proporções avassaladoras e dilacerantes. Eu, que leio inúmeros policiais e thrillers como sabeis, não consegui ficar indiferente à segunda parte da história.

Narrado na primeira pessoa, na perspectiva de Sky, é indiscutível que desta forma, o leitor transpõe-se para a personagem, e indubitavelmente, o leitor se sente na pele do protagonista. O efeito é ainda mais intenso. Creio que se a autora tivesse enveredado pela narração na terceira pessoa, a intensidade das emoções ter-se-ia diluído.

Creio que, ainda pejada por uma enorme carga dramática, a trama apresenta um mistério que se prende com algumas analepses, que remotam há 13 anos. E se há ingrediente que prezo nas minhas leituras é justamente o mistério...

Finda a leitura, senti-me arrebatada por tamanha obra que acabara de ler. Leio o título e penso na simbologia da palavra Hopeless, traduzido como sem esperança, acaba por abarcar um significado grandioso. A poucos dias do lançamento do segundo livro da desta dita trilogia Hopeless pela editora TopSeller, não sei o que esperar da mesma. Se o primeiro livro teve este impacto em mim, não sei como reagirei ao ler o segundo. Sim, porque pretendo sair novamente da minha zona de conforto e levar mais um safanão de emoções! Nesta óptica, queria deixar o seguinte conselho a quem ainda não leu o livro: não leia a sinopse de Hope Uma Nova Esperança.

Em suma, Um Caso Perdido é, simplesmente, um livro inesquecível! Quaisquer palavras para o descrever são parcas face à grandiosidade desta obra!


4 comentários:

  1. obrigado pela sua opinião, parece interessante o livro.
    Tenho estranhado o blogue estar mais paradito....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade... tenho tido mais trabalho. Cheguei há coisa de 10min a casa, tenho o jantar a fazer e só me apetece refastelar-me no sofá... a ver se tenho coragem para vir aqui actualizar o blogue! Um beijinho

      Eliminar
  2. E qual foi a pontuação que acabou por dar no goodreads?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi 4 Cris (vá, chama-me lá unhas de fome ehehe)
      Devido ao início, muito teenager e tal... depois a segunda parte foi avassaladora! Já leste este livro? Um beijinho

      Eliminar