domingo, 8 de abril de 2012

Robin Cook - Epidemia [Opinião]


Para quê introduções a Robin Cook? O homem que escreve romances interditos a hipocondríacos.
Este livro, o segundo publicado pela Europa América, apresenta uma nova personagem Marissa Blumenthal, uma epidemiologista do Centro de Controlo de Doença em Atlanta. Este Centro entra em alerta máximo quando o director de uma clínica em Los Angeles mostra sintomas de um vírus impossível de tratar. Mas este é apenas o primeiro caso... com contornos bizarros, começa uma série de surtos em vários pontos dos Estados Unidos tendo em comum alguns aspectos: as vítimas são médicos ou seus pacientes, e o vírus propaga-se em instalações de cuidados de saúde.

Tendo uma protagonista que não seja Laurie nem Cassie, este é um livro que poderá ler independentemente de outros do autor. Aliás, penso que este é o primeiro de uma saga protagonizada por Marissa e a avaliar por este primeiro volume, é um thriller que reúne conspiração e emoções fortes.

Num registo diferente do último livro que li de Robin Cook e que adorei, Anjo da Morte, este livro apresenta a parcela terrorífica associada a uma extensa componente de conspiração. Existe uma percepção que se intensifica ao longo da trama que representa abuso de poder, falta de ética e o ganho de certos benefícios em decaimento do mal que neste caso se faz através de uma propagação de um vírus, aparentemente intencionada. E falamos de um vírus mortal, que vitima um ser humano em dias!
E mais não digo pois não quero desvendar mais do que a conta e quero incentivar os meus seguidores a ler este fantástico autor.

E como não podia deixar de ser, a acção tem um aliado bastante comum nas tramas de Cook, a arte do thriller médico propriamente dita. Neste livro em concreto, que se debruça sobre a doença Ebola (sabendo-se de antemão que esta doença está circunscrita em África) há a percepção de que:
a) Ebola é facilmente transmissível;
b) Com o fenómeno da globalização, é mais fácil o veículo entre países, qualquer que seja a distância, podendo ser rápida a propagação de informação, e num caso mais drástico, uma doença!

E agora? Mais assustados? Pois eis que à medida que a trama evolui temos cada vez mais a percepção dos dois pontos acima mencionados e sim, eu por mim falo, o livro pode ser terrorífico, embora o livro não explore na sua plenitude o último ponto. Cinge-se mais às origens da doença (tendo eu posteriormente confirmado na internet), os seus rápidos sintomas até à morte. Por várias vezes, inconscientemente, eu levei as mãos aos gânglios linfáticos tal como a protagonista, para me certificar que estaria tudo bem!

Mas não é só neste aspecto que o livro se torna diferente. Aqui temos uma personagem relativamente parecida com Laurie mas que contrasta com Cassi. Lembram-se da Cassi, a protagonista de Anjo da Morte? A submissa mulher, fraca personalidade? Pois eis que Marissa é determinada e aventureira, colocando a sua vida em risco vezes sem conta nesta conspiração. Não sabemos muito sobre a personagem, penso que o objectivo de Cook era cingir o máximo da trama à acção.

Gostei muito do enredo que Cook nos presenteia em Epidemia, no entanto, devo confessar que gostei mais de Anjo da Morte. Não sou grande fã dos thrillers que têm por base a conspiração, contudo tenho que reconhecer que estamos perante uma excelente trama, cheia de adrenalina, momentos arrepiantes e muita acção. É um livro que nos faz temer sobre o Ebola e inevitavelmente causa um efeito arrepiante hipocondríaco. Não deixando de mencionar sobre o desfecho, altamente inesperado!
E claro, mais do que aconselhar este livro, recomendo vivamente este autor!

3 comentários:

  1. quero comprar este livro,mas disseram-me que tem muitos termos técnicos. e como tenho 15 anos não sei se me será acessível,ainda que goste muito de ler e tenha algum conhecimento e vocabulário,até estou a ler,neste momento,a "Fórmula de Deus" -que aconselho vivamente. Devo então comprar?

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Eu adoro Robin Cook, e penso que os termos técnicos relativos À medicina não atrapalham. Eu não ou da área e gosto muito das tramas de Robin Cook :D Experimenta, acho que tb vais gostar ;)
    Nunca li nada do José Rodrigues dos Santos... um dia ainda experimento ;)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela ajuda :)Vou então comprar,estou ansiosa para leitura!

    ResponderEliminar