sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Julie Garwood - Sem Perdão [Opinião]


Sinopse: Nas sombras paradas do confessionário, um louco fala de forma irreverente do seu plano para um homicídio que tenciona cometer, empurrando o padre Thomas Madden para um jogo embaraçoso ao revelar a sua próxima vítima: Laurant, a irmã do padre. Este, numa corrida frenética para a proteger, pede ao seu melhor amigo, Nick Buchanan, agente especial do FBI, que descubra o rastro do predador que, a pouco e pouco, está a fechar o seu cerco em torno de Laurant. Então, do mesmo modo que uma atração avassaladora cresce entre Laurant e Nick, também o perigo aumenta, ao ponto de o mais pequeno passo em falso poder vir a custar tudo o que há de mais precioso a ambos.

Opinião: Muito ao estilo das tramas de Sandra Brown e Karen Rose, Sem Perdão é um livro leve que alia o policial ao romance. O chamado suspense romântico simboliza, na minha opinião, leituras de entretenimento acima de tudo, embora apaixonantes e, simultaneamente, algo tensas como o género policial propicia.
Penso que disse tudo sobre o livro. Os meus policiais de eleição acabam por ser os mais gráficos e esta obra tem uma quantidade diminuta de violência.
Além disso, a obra apresenta alguns clichés: o homem que se apaixona pela irmã do amigo (e não lhe quer dizer nada, receando perder a sua amizade), a rapariga bonita em apuros e a química se se instala entre ambos. E mais, todos os personagens masculinos, incluíndo o padre Tom, são lindos de morrer!

Ainda assim, a trama tem muitos pontos fortes como o rápido arranque do livro. Nas páginas iniciais, o leitor é confrontado com o maníaco a sussurrar no confessionário, que iria matar. E consegue ser arrepiante. A partir daí, a trama desenrola-se em torno da protecção de Nick a Laurant, enquanto se apaixonam, gradualmente. Às páginas tantas, o facto de Laurant ter um perseguidor é um pretexto para estarem juntos o tempo todo.
Na minha opinião, não é dado muito ênfase ao antagonista, ao contrário da grande maioria dos livros que costumo ler. Este é, a meu ver, essencialmente um romance com muita acção e uma pitada de thriller psicológico. Como não leio muitos livros deste género, a obra proporcionou-me um bom momento de leitura.

Gostei bastante da interacção das personagens Nick Buchanan e Laurant. Com um papel tão importante quanto os protagonistas, achei muita piada à personagem Noah. Através de uma breve pesquisa na internet, percebi que o próprio Noah terá um livro exclusivamente dedicado a si, onde, ele próprio, será o protagonista de um romance. Fiquei curiosa mas pelo que parece, ainda vai tardar a chegar pois este livro em questão é o sexto da série. Por falar nisto, e sei que nem toda a gente acha piada às séries, esta é, pelo que me apercebi, uma saga invulgar na medida em que o livro é protagonizado por um elemento da família Buchanan diferente.

Gostei do desfecho em que existe uma reviravolta e o assassino é, uma vez mais, quem menos se espera. Toda a cena final está repleta de acção e emoções fortes, ingredientes que me entusiasmaram.

Em suma, embora Sem Perdão não seja um livro arrebatador, gostei da história. A avaliar por Sem Perdão, Garwood promete leituras ávidas e descontraídas. 
Certamente que lerei mais obras de Julie Garwood, até porque estou a coleccionar os seus livros.


2 comentários:

  1. Boa noite!!
    Obrigada pela opinião. Fiquei com vontade de ler este livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa! Obrigada pelo comentário! Gostei desta autora e dentro do género, ainda quero experimentar Linda Howard ;) Um beijinho e boas leituras

      Eliminar