Sinopse: AQUI
Opinião: Num registo diferente e independente relativamente ao livro antecessor, Até que Sejas Minha, a presente obra não deixou de abordar uma temática diferente e tecer a partir daí, uma trama empolgante.
Apesar de ser protagonizado pela detective Lorraine Fisher, não há lapsos de informação sobre esta, o que nos remete para uma espécie de standalone ainda que a personagem central seja a mesma.
Com a finalidade de ir visitar a família, Lorraine desloca-se até à terreola onde ocorreu um suicídio em massa de jovens. Novas mortes despoletam uma investigação por parte da protagonista.
Este caso diferencia-se das demais investigações na literatura policial. Temos uma investigação que é levada a cabo praticamente por um indivíduo, a Lorraine, cujas motivações vão muito além das profissionais visto que lida com a família a partir do momento que o sobrinho desaparece. Creio que, a meu ver, se tivesse sido omitido este facto na sinopse, a trama traria mais impacto.
O cerne do livro é o ciber bullying, uma forma de praticar uma conduta hostil de forma a prejudicar o outro. Na minha opinião, o ciber bullying toma proporções tão avassaladoras mesmo que não inclua tecnologias de informação e comunicação. Sem margem para dúvidas, este é um tema polémico que dá azo a boas narrativas, como a que li em Antes Que Morras.
Para quem leu ambas as obras da autora, é inevitável estabelecer comparações entre as mesmas.
Ainda que o livro alvo desta crítica seja completamente independente do antecessor, poderá ser lido sem a leitura prévia de Até Que Sejas Minha. Essa obra, na minha opinião, foi muito inteligente não só devido à história como a forma como era narrado que alternava entre as várias personagens, permitindo uma perspectiva bastante pessoal das mesmas. Ora Antes Que Morras é contado por apenas um narrador. Além disso, a história da obsessão da maternidade teve em mim um maior impacto.
Assim, e na minha opinião, esta obra não destrona Até que Sejas Minha, um livro que ainda hoje tenho muito presente na minha memória mesmo tendo sido lido no ano passado. É de louvar que a editora tenha sido célere na publicação de Antes Que Morras.
A avaliar pelos dois livros publicados, Samantha Hayes é, indubitavelmente, uma autora a manter debaixo de olho. Histórias baseadas em temas polémicos, tratados numa perspectiva aterradora conferem livros frenéticos e viciantes.
Aguardo com ansiedade por mais obras da mesma por terras lusas. Grande aposta, Topseller!
Olá Vera,
ResponderEliminarQuando este livro saiu fiquei com ele debaixo de olho. Agora depois da tua opinião tenho ainda mais curiosidade em ler.
Beijinhos e boas leituras.