quarta-feira, 1 de abril de 2015

Samantha Hayes - Antes Que Morras [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Num registo diferente e independente relativamente ao livro antecessor, Até que Sejas Minha, a presente obra não deixou de abordar uma temática diferente e tecer a partir daí, uma trama empolgante.
Apesar de ser protagonizado pela detective Lorraine Fisher, não há lapsos de informação sobre esta, o que nos remete para uma espécie de standalone ainda que a personagem central seja a mesma.

Com a finalidade de ir visitar a família, Lorraine desloca-se até à terreola onde ocorreu um suicídio em massa de jovens. Novas mortes despoletam uma investigação por parte da protagonista.
Este caso diferencia-se das demais investigações na literatura policial. Temos uma investigação que é levada a cabo praticamente por um indivíduo, a Lorraine, cujas motivações vão muito além das profissionais visto que lida com a família a partir do momento que o sobrinho desaparece. Creio que, a meu ver, se tivesse sido omitido este facto na sinopse, a trama traria mais impacto.

O cerne do livro é o ciber bullying, uma forma de praticar uma conduta hostil de forma a prejudicar o outro. Na minha opinião, o ciber bullying toma proporções tão avassaladoras mesmo que não inclua tecnologias de informação e comunicação. Sem margem para dúvidas, este é um tema polémico que dá azo a boas narrativas, como a que li em Antes Que Morras.

Para quem leu ambas as obras da autora, é inevitável estabelecer comparações entre as mesmas.
Ainda que o livro alvo desta crítica seja completamente independente do antecessor, poderá ser lido sem a leitura prévia de Até Que Sejas Minha. Essa obra, na minha opinião, foi muito inteligente não só devido à história como a forma como era narrado que alternava entre as várias personagens, permitindo uma perspectiva bastante pessoal das mesmas. Ora Antes Que Morras é contado por apenas um narrador. Além disso, a história da obsessão da maternidade teve em mim um maior impacto.
Assim, e na minha opinião, esta obra não destrona Até que Sejas Minha, um livro que ainda hoje tenho muito presente na minha memória mesmo tendo sido lido no ano passado. É de louvar que a editora tenha sido célere na publicação de Antes Que Morras.

A avaliar pelos dois livros publicados, Samantha Hayes é, indubitavelmente, uma autora a manter debaixo de olho. Histórias baseadas em temas polémicos, tratados numa perspectiva aterradora conferem livros frenéticos e viciantes.
Aguardo com ansiedade por mais obras da mesma por terras lusas. Grande aposta, Topseller!

1 comentário:

  1. Olá Vera,

    Quando este livro saiu fiquei com ele debaixo de olho. Agora depois da tua opinião tenho ainda mais curiosidade em ler.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar