segunda-feira, 13 de março de 2017

Jo Nesbø - Polícia [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Polícia é já o 10º livro da série protagonizada pelo Harry Hole.Mas a verdade é que não parece. Ainda não me sinto cansada dos casos deslindados por este invulgar protagonista, não obstante parecer-me que à medida que a saga avança, os seus problemas com o álcool, vão-se mitigando progressivamente.

O caso aqui presente debruça-se sobre os homicídios de vários polícias e, hei de jurar que por entre as primeiras vítimas, os nomes eram algo conhecidos. Talvez tenham entrado em O Morcego ou Baratas (ou até em demais títulos da série) mas a dificuldade em reter ou mesmo de associar estes nomes escandinavos às obras, é uma tarefa, a meu ver, assaz complexa.
Confesso que, até ao presente livro, a morte que mais me tinha chocado, nesta série protagonizada por Harry Hole, tinha sido a do seu colega, o jovem polícia Halvorsen, o qual deixara, como legado, um filho bebé que, tenho visto mencionado, pontualmente, em outros livros da série. Teria sido importante, e omito as minhas razões, que se tivesse falado igualmente desta criança na presente trama. Com isto quero apenas dizer que ao longo desta leitura deparei-me com o homicídio de uma personagem muito querida e da qual, doravante, sentirei falta. 

Afinal de contas, não é apenas sobre a vida pessoal de Harry que o autor se debruça. Os fãs da série sabem igualmente as vidas de personagens tão carismáticas, ou não, como é o caso de Beate Lønn, Stale Aune e até mesmo Silje. Deixo uma ressalva, ainda sobre as personagens secundárias, para a forma como Anton Mittet progride ao longo da trama. Ele é um desconhecido investigador policial e, aparentemente, sem grande importância. Rapidamente essa minha percepção foi deitada por terra. E não, não estou a revelar a verdadeira identidade do antagonista, Valentin.

Durante as primeiras 200 páginas, sentia-me algo desinteressada pelo livro, confesso. No decorrer da primeira parte da história, o protagonista Harry Hole manteve-se oculto e eu sentia-me inquieta com a possibilidade de uma secundarização deste protagonista. O final de Fantasma não fora o mais abonatório para o detective e estava expectante sobre a sua participação em Polícia. As dúvidas ficaram desfeitas quando o caso passou, finalmente, para as mãos de Harry. Agradou-me muito o desenrolar da trama mais pessoal do personagem principal. A situação relativa a Rakel e Oleg que teve início em O Boneco de Neve, parece-me, enfim, ultrapassada.

Não foi o meu livro favorito da série. Esse lugar ainda está preenchido pel'O Boneco de Neve e O Leopardo. No entanto, noto que ao 10º livro, o autor ainda logra cativar os seus fãs. Não me senti defraudada, de forma nenhuma, com Polícia. Finda a leitura, fui de imediato averiguar como prosseguia a série. Ficarei, certamente, expectante com um novo caso de Harry Hole, porém, nas livrarias a partir da próxima semana, teremos um stand alone, O Filho. Sempre ameniza o tempo de espera até voltar a ler mais um caso do nosso inspector norueguês de eleição.


4 comentários:

  1. é um dos meu preferidos da série Hole, especialmente pelo final feliz para o policial. E acho que Hole está sempre presente na trama, mesmo quando não aparece. É frequentemente citado pelos demais personagens. e a questão envolvendo a Beate Lonn acho um dos momentos mais dramáticos da literatura policial, escrito com maestria.

    ResponderEliminar
  2. não poderia concordar mais contigo! das melhores séries policiais publicadas com esse momento que, realmente, é de uma intensidade inesquecível, escrito, como dizes, com grande mestria. Beijinhos grandes e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.
    Sigo este blog desde sempre e por qq razão nunca fiz nenhum comentário. Sou fã deste tipo de livros e sigo alguns escritores que também segues. Descobri o Jo Nesbo por aqui, mas só comecei a ler mais tarde (primeiro li todos de Lars Kepler). Tive a sorte de quando comecei a ler, já estarem disponiveis os 2 primeiros volumes em Portugal. Acabei agora de ler o Polícia e é a par do Boneco de Neve um livro fascinante. A descrição da cena da Beate e o sofrimento do Harry passou para o "leitor".
    Agora estou a ler a Sede (ja com saudades do Harry Hole) :) Por falar nisso, tens feito vários tops de livros, mas que tal um top 3 de personagens??? :)
    Depois de ler a Sede, irei ler o novo da Camilla Lackberg e talvez o Homem de Giz (que já vi que falas bem dele). Depois aconselhas alguma história?
    Continua com o bom trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiano! Que bom, fico muito contente por te identificares com o blogue :D Adoro espalhar por aí este fascínio pela literatura policial :D Jo Nesbo... decerto um dos melhores, com a personagem mais carismática (isto a pensar já na tua proposta de top 3 de personagens)- Challenge Accepted! Tenho a certeza que irás adorar a Sede bem como o novo da Camilla :D Temos que trocar mais ideias sobre este nosso género favorito :D
      Boas leituras e um beijinho! Obrigada pelo teu comentário!

      Eliminar