domingo, 31 de julho de 2011

Chevy Stevens - Continua Desaparecida [Opinião]

Continua Desaparecida é o romance de estreia da autora Chevy Stevens, um livro que, enquadrando-se no género do thriller psicológico, se caracteriza por muitíssimo bem conseguido.

Annie O´Sullivan, de 32 anos, relata em primeira mão e em formato de monólogo, o seu rapto e cativeiro (tendo durado um ano) nas sessões com a psiquiatra. Ora sabendo de antemão este facto, facilmente deduzimos que o sequestro terminou da melhor forma. A vítima sobreviveu, apesar das mazelas e do trauma, e ela está de volta à sua comunidade. Ainda assim, o enredo torna-se extremamente interessante, uma vez que o leitor não sabe o que realmente aconteceu à protagonista.

Desta forma, cada capítulo do livro corresponde a uma sessão na terapia de Annie, que começa por explicar como foi raptada, relatando todos os acontecimentos ocorridos em cativeiro, obedecendo à linha cronológica real. A autora formula capítulos pequenos, em que Annie se dirige inicialmente à terapeuta mas embrenha-se no relato do terror que viveu, recorrendo de igual forma, a flashbacks de acontecimentos passados.

A protagonista dirige-se ao seu raptor, apelidando-o de "Tarado" e revela toda a informação alusiva à caracterização standard de um psicopata. Desde os rituais humilhantes para com a vítima (e as punições decorrentes do não cumprimento destas regras) até à relação com o Eu (do Tarado) Facilmente se traça o perfil de uma pessoa que aparentemente normal, apresenta desvios na sua personalidade. Todo o relato atinge proporções doentias, sádicas, aterradoras... extremamente perturbadoras. Todos e quaisquer adjectivos são insuficientes para descrever a angústia que tal livro transmite ao leitor. Estamos portanto, perante um livro tão gráfico que cheguei a sentir raiva do que estava a ler, de tão reais os acontecimentos narrados!

Mas estes relatos estendem-se para além da experiência em cativeiro, falando também da relação da protagonista com a mãe, o padrasto, a amiga Christina e o namorado Luke. Um livro que, apesar de transmitir sentimentos como a angústia, terror e sofrimento para com a personagem principal, faz com que reflictamos sobre a vida e valorizemos os nossos entes queridos. Dá também que pensar nomeadamente nos casos de Natasha Kampusch e da filha de Josef Fritzl, bastante semelhantes ao conteúdo do que é narrado. E mais: faz-nos temer quando, ainda que na nossa completa inocência, comunicamos com alguém estranho, mesmo em circunstâncias meramente profissionais!

Inúmeras perguntas se impõem aquando o rapto de Annie. Acima de tudo, terá sido este meramente aleatório? Qual será a verdadeira identidade do Tarado? Como terá Annie conseguido libertar-se? A um ritmo bastante acelerado, a autora acaba por responder a estas questões, de uma forma brilhante e acima de tudo, surpreendente!

Um enredo vicioso, associado a um estilo de escrita acessível por parte de Chevy Stevens fizeram deste livro uma rápida e bastante intensa leitura (duas noites!!!). Associado a este facto, a narrativa possui um desfecho brutal e completamente inesperado! Valerá a pena a destruição de uma vida em nome de um capricho?

Desta forma, e pelos motivos anteriormente explanados, este foi um livro que imediatamente ganhou um lugar cativo no pódio dos melhores livros lidos este ano. Recomendo vivamente! Um thriller simplesmente espectacular!!!


3 comentários:

  1. Eu também adorei este livro, foi uma bela surpresa.
    E aquela parte final deu-me cabo dos nervos!
    Só me apetecia estrangular uma pessoa....:)

    Espero que o outro livro da autora seja publicado em breve.

    ResponderEliminar
  2. Bom, já tive este livro em mãos várias vezes, e agora ao ler a tua opinião ainda tenho mais vontade de o comprar!... Mas c a falta de tempo c q eu ando, esquece!
    Gostava mto de conseguir acompanhar as minhas compras c as minhas leituras, mas está-se a tornar descontroladamente impossivel... =\

    Óptima opinião, é impossivel ñ ficar tentado a pegar de imediato no livro. ;)***

    ResponderEliminar
  3. Este livro foi um achado para mim, foi na feira, nunca tinha ouvido falar sobre o livro...mas tive um palpite e lá o trouxe. É terrivelmente bom este livro! Recomendo-to! E acho que a nós mulheres, o livro traz um impacto fortíssimo!

    Beijinho grande, boas leituras :))

    ResponderEliminar