quarta-feira, 6 de julho de 2011

Stephen Booth - Ossos [Opinião]

A minha estreia no autor britânico Stephen Booth, a qual desde já tiro o chapéu. Embora os livros das Publicações Europa América não sejam propriamente baratos, devo dizer que este vale cada cêntimo gasto.

Numa aldeia chamada Withens, a estudante Emma Renshaw desapareceu sem deixar rasto e o seu corpo nunca foi encontrado. A polícia conduz uma investigação aos seus companheiros de casa, Alex Dearden, Debbie Stark, e Neil Granger, cujo resultado é inconclusivo. São precisos praticamente dois anos para se reabrir o caso aquando surge uma nova e sinistra pista. Nesta altura, morre Neil Granger, de uma forma grotesca. Que relação terá esta morte com o desaparecimento de Emma?

O enredo engloba duas histórias, enquanto a dupla Diane Fry e Gavin Murfin investigam esta nova pista sobre Emma, a parceria Ben Cooper e Tracy Udell (esta é agente da Brigada do Crime Rural) ajudam a investigar o assassinato de um homem e, em simultâneo, uma série de roubos que ocorrem na região. As duas investigações acabam no mesmo lugar e sobrepõem-se. Os detectives lidam com famílias disfuncionais como os Renshaws, que se recusam a aceitar que o mais provável é a filha estar morta e os Oxleys que se opõem em falar com as autoridades, preferindo esconder os seus segredos dentro do clã.

Os cenários são bastante sombrios e reais, transportando-nos talvez aquele ruralismo num local longe de tudo e de todos. As pessoas são assim mesquinhas, desconfiadas e por vezes resguardam-se, sendo muito difíceis de se lidar. Todo o ambiente hostil faz com que, por um lado tenhamos desconfianças para com as personagens e o isolamento da aldeia intensifica a sensação de mau agoiro.
Já os protagonistas da história, os detectives transmitem mais empatia com o leitor. Se Gavin Murfin tem um pensamento bastante focado em comida, um aspecto crucial para momentos hilariantes em certas passagens do livro, a detective Diane tem uns fantasmas do passado que precisa de resolver para avançar com a sua vida. O autor injecta uma carga de emoções fortes adicional, através deste episódio chave na vida de Diane, cujas consequências moldaram a sua maneira de ser. Também ela lida com um súbito desaparecimento de um familiar, numa tenra idade, o que deixou marcas profundas.
Gostei de Ben Cooper, um detective muito cordial, por vezes um pouco naif. Achei que havia muita química entre ele e Diane, se bem que não trabalham na investigação de casos diferentes.
Esta dualidade de humor/dramatismo num contexto de investigação policial intensifica um leque de emoções sentidas pelo leitor.

Até as conjunturas do desaparecimento são estranhas. Ora se ela estudava, tinha uma vida confortável...isto dá que pensar nos desaparecimentos de adolescentes com que actualmente nos deparamos através da comunicação social. E é basicamente esta reflexão que acompanha o leitor no decorrer do enredo. Este também tenta associar o desaparecimento da rapariga com a morte do roomate, quando as pistas nada indicam que os acontecimentos estejam associados.

Em relação à escrita do autor, é bastante fluída, com inúmeros diálogos e descrições abundantes dos cenários e das personagens, facto explicativo do número de páginas do livro (cerca de 500), mas que se lêem muitíssimo bem. Para um enredo tão complexo e com tanta informação a ser conectada, achei que a estrutura do livro adequa-se extremamente bem, entrelaçando os dois enredos na forma certa. A partir daqui, a acção desenrola-se a um ritmo mais lento, mas muito interessante na medida em que cada pormenor é bastante claro. O autor dá todas as ferramentas, para que mentalmente construamos a história, parecendo mesmo que estamos a assistir a um filme!

Embora este seja o primeiro mistério escrito por Stephen Booth que li, vou decididamente querer ler os restantes! O autor promete doses intensas de mistério, as quais recomendo sem qualquer reserva!


6 comentários:

  1. Olá Vera. :)
    Terminei hoje a leitura deste Ossos. Confesso que não gostei tanto quanto tu. Reconheço todos os argumentos que utilizas como verdadeiros, nota, mas simplesmente não me consegui ligar com o livro. Li-o sem grande esforço mas também sem grande gosto... :D
    De qualquer maneira já publiquei a minha opinião e para que os meus ledores não fiquem resumidos à minha opinião coloquei também o link da tua página.

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André! Como estás? Já li a tua opinião. É verdade, cada pessoa tem a sua percepção aos livros, por isso não levo a mal não teres gostado tanto. Agora para próxima leitura escolhes um livro que te cative mais ;)

      Um beijinho e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá, tenho 6 livros deste escritor para ler, mas não sei por onde começar, há alguma ordem de leitura? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela. Sim, há uma ordem: Ossos, Um último suspiro, o lugar morto, medo de viver, morto por pecar, o toque da morte.

      Um feliz 2017 repleto de grandes leituras

      Eliminar
  3. Obrigado, e desde agradeço, é a minha bloguer favorita, com opiniões super interessantes. Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Oh Manuela, muito obrigada! Que elogio amoroso <3 Fico muito contente! Obrigada!!!

    ResponderEliminar