sábado, 23 de julho de 2011

Donna Leon - Morte no Teatro La Fenice [Opinião]

Donna Leon, a senhora do crime, destaca-se no mundo da literatura policial com a criação do detective italiano Guido Brunetti, cujas histórias têm lugar na belíssima cidade de Veneza.

Neste que é o primeiro livro protagonizado por Brunetti, acompanhamos a investigação do assassinato de um maestro alemão, Helmut Wellauer, que é envenenado durante uma pausa na execução da ópera La Traviata no famoso teatro La Fenice.
Wellauer, consagrado na música clássica e nos círculos de ópera, tem uma série de inimigos, devido à sua mentalidade de extrema-direita, os pontos de vista homofóbicos e aventuras extra-conjugais.
Mas quem estaria suficientemente motivado para o matar?

Ao contrário do que é vulgar na literatura policial, temos aqui um detective sem problemas pessoais! Bem casado, feliz, sem aparentemente nada a esconder, o comissário caracteriza-se como sensato, cordial e assertivo
para com as testemunhas e suspeitos. Até porque a investigação de Brunetti evolui praticamente a partir de conversas informais com estes. Portanto quem espera procedimentos forenses e técnicas laboratoriais ao mais alto nível, este não é certamente o livro indicado, dado que a resolução do crime prende-se com pressupostos e muito jogo de lógica.

Desta forma, o enredo foca-se essencialmente na investigação da morte do maestro, descurando outros mistérios que poderiam surgir em torno do protagonista, como já se constatou que é usual. A autora ainda relata momentos de descontracção de Brunetti com a esposa, Paola, de modo a que o leitor possa aferir que a sua vida pessoal em nada interfere com o trabalho. Interessante ainda é a interacção entre o protagonista com os filhos Chiara e Raffaeli.
No meio de belos pequenos almoços onde o brioche não pode faltar, assim como outros costumes italianos, torna-se particularmente interessante a abordagem de assuntos como situações governamentais mal geridas.

Um livro fácil e rápido de ler, pela linguagem fluída da autora, bem como a elegância da descrição dos pormenores que eventualmente poderiam ser chocantes. O tom descontraído e até um pouco divertido da escrita da autora é recorrente, suavizando a temática de um homicídio, que é por norma, bastante pesarosa. A autora debruça-se ainda sobre os detalhes da cidade de Veneza, dando um ênfase não só à magia e ao misticismo que a cidade aparenta ter, como também o panorama histórico da mesma. O facto da autora ter vivido na cidade durante 20 anos, é talvez explicativo do realismo das descrições. Devo confessar que eu, nunca tendo ido a Itália, fiquei com uma vontade enorme em conhecer Veneza, depois de ter lido este livro.

Um aspecto que achei bastante curioso: a autora debruça-se sobre a pormenorização de certos aspectos fisionómicos na descrição das personagens, que recaem sobretudo sobre os olhos e narizes das mesmas.

A resolução do trama é bastante interessante. Não posso dizer que a identidade do assassino me tenha surpreendido, até porque existiu sempre um núcleo de suspeitos bastante limitado. Ainda assim ocorreu o efeito "choque", recaindo sobre o rápido raciocínio de Brunetti na conclusão do caso.

Fiquei bastante intrigada em ler os restantes livros da colecção, e conhecer mais e melhor aquela personagem com quem senti tanta afinidade, Guido Brunetti. Este primeiro livro definitivamente reúne todos os requisitos para uma série brilhante! Recomendo vivamente!


3 comentários:

  1. Não posso estar mais de acordo contigo, no entanto o último livro (Drawing Conclusions, que ainda não está disponível em português) deixou-me algo desiludida!

    Como dizia num post recente, "com diferença das obras policiais que invadiram o mercado nos últimos anos, os livros de Donna Leon não relatam assassinatos brutais, intrigas paralelas ou conspirações maquiavélicas".

    ResponderEliminar
  2. Olá Offuscatio, dei um pulinho ao teu blog, que adorei e felicito, está realmente muito interessante (fiquei fã no Facebook para poder acompanhar mais de perto as novidades!)

    É verdade, embora não haja homicídios brutais com litros de sangue, achei tão subtil e inteligente este livro, muito discreto nas descrições e fácil de ler. Senti uma empatia enorme com o Guido!

    Eu vou ler os livros dela pela ordem de publicação da Planeta, ainda vou demorar até chegar a esse Drawing Conclusions...

    Beijinhos, boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. :) Obrigado Verosky! No entanto, pelo que investiguei esse último livro (versão em castelhano) apresenta uma alteração do autor da traduçao, o que pode ter originado esses pequenos pontos de desilusão que comentava..

    De qualquer maneira, acho que vale muito a pena que lhe sigas o rastro!

    ResponderEliminar