quarta-feira, 16 de julho de 2014

Alberto Marini - Enquanto Dormes [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Nunca li um prólogo que me entusiasmasse quase tanto quanto a própria história. Em Enquanto Dormes, este foi redigido por Jaume Balagueró, realizador do filme Mientras Duermes, é um dos profissionais do cinema que mais admiro.
Balagueró explica que este livro é fruto do argumento do filme de título homónimo, uma adaptação cinematográfica que já tive oportunidade de ver, tendo achado que a história é de facto bastante perturbadora. E desta forma, um argumento que é um texto dramático, composto apenas por diálogos, tornou-se um texto narrativo em que as falas pouco abundam face às descrições dos acontecimentos perturbadores que marcam toda a história. Um facto que não interferiu com a avidez da leitura, dado que o ritmo é acelerado, apresentando sempre elementos novos.

Constatei um pequeno erro na sinopse: é-nos dito que Clara é a condónima do 5ºB quando na realidade, ela vive no 9ºA. 

Notei poucas diferenças entre o livro e o filme, embora mais uma vez tenha achado que a obra inclui pormenores que foram descurados na adaptação cinematográfica. O porteiro Cesar, que aqui se chama Cillian, é o protagonista e simultâneamente o vilão. O leitor é privilegiado, desde o início da narrativa, da estranha rotina do porteiro e da obsessão que este desenvolve por uma inquilina, Clara. Admiro as personagens emocionalmente tão complexas quanto Cillian, que no caso em particular, é claramente um doente mental com distúrbios de sociopatia e que pouco valoriza a sua vida. 

À medida que me embrenhei na história, achei que esta foi-se dotando de contornos cada vez mais chocantes. Certo é que, por ter visto o filme anteriormente, não trouxeram grande surpresa. O impacto seria maior se desconhecesse de todo a história. Não só no jogo macabro com Clara, o objecto de obsessão de Cillian, como nas relações com os outros condóminos. Perturbou-me muito a relação de Cillian com um jovem, Alessandro, personagem esta que foi completamente omitida no filme. Esse elemento foi para mim, o de maior estupefacção.

A narrativa em questão explora os limites da invasão de privacidade, uma temática pouco usual na literatura. E fá-lo convincentemente. Viver num prédio gerido por um porteiro ainda é comum nos dias de hoje e este livro faz reflectir na confiança que o inquilino estabelece com o zelador. É um efeito aterrador! Penso que, por esta razão, este medo se torna palpável à medida que desfolhamos as 300 páginas do livro. A mim, estas souberam-me a pouco. Cada vez sentia mais repulsa e simultâneamente fascínio pela personagem de Cillian e compaixão pelos demais que convivem com o protagonista.

Em suma, Enquanto Dormes é uma história inquietante. Apesar de ter uma adaptação cinematográfica e esta ser, em linhas gerais, bastante fiel ao livro, recomendo a leitura da obra. É mais detalhada e altamente pejada em pormenores pérfidos num contexto real e por conseguinte, é algo credível. 
Para mim, Enquanto Dormes é mais do que um simples thriller: é uma viagem aos recônditos da mente de um psicopata. Uma adaptação do filme extremamente bem conseguida!

Para mais informações sobre a editora Planeta, clique aqui
Para mais informações sobre o livro Enquanto Dormes, clique aqui


1 comentário:

  1. Tenho mesmo que ler este livro... Todas as críticas que tenho livro me aumentam a curiosidade!!

    ResponderEliminar