sábado, 12 de julho de 2014

Erik Axl Sund - Fome de Fogo [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Uma capa fantástica. Um livro que lhe faz jus.
Na minha opinião e depois de ter dado uma vista de olhos pelas edições de outros países, as capas da Bertrand dos dois primeiros livros da trilogia de Erik Axl Sund são as mais apelativas.

Iniciei este livro com imensas expectativas. Afinal de contas, A Rapariga-Corvo foi um livro que me marcou profundamente. Por outro lado, sabia à priori que um dos grandes mistérios que esta trilogia oferece estava aparentemente resolvido e não sabia o que poderia chocar mais do que a morte das várias crianças estrangeiras no livro antecessor. Sou sensível a este tema e superá-lo seria uma árdua tarefa.
Apesar de ter gostado muito do livro, não achei que Fome de Fogo trouxesse as surpresas que A Rapariga-Corvo proporcionou. A reviravolta no livro antecessor foi talvez preponderante para que atribuísse a classificação máxima no Goodreads e na presente obra, senti que faltou um elemento que me chocasse tanto quanto a revelação de A Rapariga-Corvo. Não obstante, senti-me tão envolvida naquele ambiente negro que caracterizou o livro antecessor e certamente continuará durante a trilogia, justificando assim que reitere a minha classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Aquela atmosfera tensa entranha-se no leitor e a sucessão de acontecimentos chocantes sobre a Victoria Bergman prossegue, intensificando o que o leitor sente sobre esta personagem. Na presente obra são-nos desvendadas mais algumas vivências por parte da personagem, reforçando o carácter que esta assume já desde a obra anterior. Falar disto é-me extremamente difícil sem que revele nada sobre Victoria Bergman uma das personagens mais estranhas e simultaneamente envolventes com que me deparei no universo literário. É precisamente com esta personagem e a incursão ao seu passado, que reside o efeito chocante que esta trilogia trouxe, denotando-se muita pesquisa sobre os mecanismos psicológicos por parte dos autores. Penso que é consensual afirmar que a forma como Erik Axl Sund disseca o efeito de um trauma, como este se manifesta na personalidade de um indivíduo, é palpável e extremamente convincente e por conseguinte, achei que a personagem de Victoria Bergman é deveras realista. No segundo volume da trilogia esta minha percepção foi ainda mais reforçada.

Em Fome de Fogo, a complexa componente sobre Victoria Bergman é intensificada por um outro caso, o aparecimento de cadáveres de alguns adultos, vítimas de homicídios (na minha opinião, não tão chocantes como o caso anterior que se tratavam de crianças mutiladas) no entanto, os contornos destas mortes são algo intrigantes. O que tornou este caso mais apelativo foi o facto de, no decorrer da investigação, Jeanette ter constatado que estas vítimas também tinham segredos no seu passado e que todos mostram ter um ponto em comum.

Naturalmente e em consonância com A Rapariga-Corvo, algumas passagens mantêm um certo grafismo, uma violência explícita que não deixará ninguém indiferente. É portanto, à semelhança do livro antecessor, uma trama muito forte que em certos momentos, me deixou genuinamente transtornada. 

Como referi, o presente livro não adianta, a meu ver, grandes reviravoltas. Os acontecimentos estão, de certa forma, coerentes com a acção do livro antecessor, pelo que os leitores fãs desta dupla não se sentirão defraudados. A continuação da história prende-se não só com um conhecimento mais aprofundado da figura central bem como um efeito de "apertar o cerco". A chave é, uma vez mais, Victoria Bergman.

Sendo o segundo volume de uma trilogia é normal que o final seja abrupto e tenha deixado mais uma vez, uma questão em aberto. Fechar o livro acaba por ter proporções tão dolorosas quanto o próprio enredo. Anseio saber o final desta avassaladora história!

Em suma, Fome de Fogo foi um livro intrigante, perturbador e ávido. Levei apenas dois dias para ler este livro e acreditem que leria o terceiro se o mesmo estivesse já disponível. Mal posso esperar por Outubro e apreciar As Instruções de Pitonisa, a aguardada conclusão de uma trilogia negra, tensa e que para mim, se tornará inesquecível.


3 comentários:

  1. ainda não o fui buscar a livraria, pois sabia que ia querer lê-lo todo de uma vez, e tal como o da Camilla Lackberg estou a guarda-lo para as férias. mas o que escreveu da-me vontade de sair de casa e correr para a livraria :) tal como tu achei o primeiro volume muito denso e muito muito bom, mas claro que a resoluções de todas as nossas dúvidas está guardada para o terceiro. boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Dulce, como te entendo. Mal tive este na mão, devorei-o... e aconteceu o mesmo com a da Camilla. Agora é aguardar pacientemente por Outubro... Um beijinho e boas leituras ;)

      Eliminar
  2. Adorei A Rapariga-Corvo! Um livro extremamente viciante :) Estou desejosa de ler Fome de Fogo. Não passa desta semana para ir a correr comprá-lo. Boas leituras ;)

    ResponderEliminar