segunda-feira, 7 de julho de 2014

Taylor Stevens - A Informacionista [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: A Informacionista inicia uma trilogia escrita por Taylor Stevens. A este se seguirão Os Inocentes e A Boneca, livros que, agora que tive o primeiro contacto com a autora, me despertam grande curiosidade. Confesso que o livro me despertou atenção a partir do momento que atentei na "etiqueta", onde recomendava a leitura de A Informacionista aos fãs da trilogia Millennium.

O desaparecimento de Emily Burbank é a premissa para uma história repleta de acção, se bem que esta começa efectivamente numa fase tardia da trama. Pois eis que o ritmo é algo moroso nas primeiras páginas, não me tendo cativado por imediato. Percepção ultrapassada quando a trama se desenvolve e os contornos da busca por Emily começam a ter resultados.
Em simultâneo, existe uma componente de mistério que se relaciona com a personagem principal Vanessa "Michael" Munroe. Ora lendo a biografia da autora, Taylor Stevens, apercebi-me que esta teve uma infância complicada pelo que deduzo que a algumas características da protagonista terão sido derivadas da própria autora.

Por mais fascinante que Vanessa Munroe seja, não creio que esta seja comparável à personagem de Lisbeth Salander. Certamente que partilharão alguns pontos e tal como Lisbeth, Munroe é uma personagem solitária com alguns esqueletos no armário. No entanto a forma como ambas se movem nas diferentes histórias, fá-las diferentes entre si.
A personagem está formidavelmente bem formulada uma vez que o leitor consegue quase coabitar a mente de Vanessa ainda que inicialmente seja vedado o passado da personagem. Mas o pormenor que me deixou fascinada foi o facto dela conseguir falar 22 idiomas sem contar com os dialetos. Sim, eu que já sonhei em aprender alemão, sueco, e outras línguas, encontrei com Vanessa um excelente exemplo (e motivação). 

Os cenários contribuem para o ambiente de tensão, tendo algo de único. Não são muito usuais tramas com lugar no continente africano, relacionando as inúmeras as referências a insectos e falta de higiene que por norma coexiste neste ambiente e propiciam doenças. Já para não falar dos colonos mal intencionados e de atitudes que possam ter para com os estrangeiros. Algumas passagens dos ambientes foram de tal forma descritivas, que transporta o leitor até aos locais referidos.
Um verdadeiro guia de viagem diluído numa história inquietante com algumas reviravoltas e que mantém o leitor na expectativa. Muita acção marca a segunda metade do livro: perseguições e combates corpo-a-corpo fazendo-me crer que este seria um livro com uma excelente adaptação cinematográfica.

Em suma, apesar de nunca fase inicial não me ter conseguido ligar à história, o balanço final é positivo. A uma dada fase é impossível largar o livro, pelos níveis de acção que se intensificam a cada página lida e acima de tudo, pela curiosidade que a protagonista desperta. O mais marcante foi sem dúvida a protagonista e as interacções que esta estabelece com as restantes personagens. Além disso e acima de tudo, a bagagem emocional de Munroe é palpável, enriquecendo a personagem.
Fico então a aguardar pelos volumes seguintes da trilogia e acompanhar Munroe em outros casos.

Para mais informações sobre A Informacionista, clique aqui
Para mais informações sobre a TopSeller, clique aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário