terça-feira, 15 de julho de 2014

Sandra Brown - Tornado [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Costumo seguir as obras de Sandra Brown. São policiais leves e que se lêem num ápice, óptimos para desanuviar das leituras mais pesadas. Já tenho alguns favoritos e este Tornado entrou nessa lista. Simplesmente adorei o mistério em torno da morte de Susan, irmã de Bellamy, num dia em que um tornado assolou a cidade onde viviam as duas irmãs, o pai, a madrasta e o seu filho. Apesar das circunstâncias de catástrofe natural, foi provado que Susan foi vítima de um homicídio. Recaindo algumas suspeitas sobre um reduzido número de suspeitos, o livro que agora é escrito por Bellamy e que revela alguns factos novos para a investigação, despoletou a fúria de uma personagem.

Um dos aspectos que apreciei na protagonista é, sendo ela escritora, a paixão que ela nutre pelos livros. A história deixa antever um pouco sobre aquele que é o processo de publicação de um livro, processo que me satisfez um pouco da minha curiosidade sobre o tema.
Com baixa auto-estima, Bellamy acaba por ser uma personagem que cativa o leitor, muito devido à experiência de perder um ente querido como a irmã em tão jovem idade. Ainda que tivesse recalcado algumas recordações referente a este acontecimento, Bellamy é uma personagem com fortes problemas decorrentes desse dia traumático, provando que um crime desta dimensão nunca terá as suas feridas saradas.

Por outro lado temos o personagem masculino: Denton Carter fora namorado de Susan e ilibado aquando o crime. Actualmente piloto, foi contratado para transportar Bellamy e a sua madrasta. As suas vidas voltam a cruzar-se, dezoito anos depois. Desta vez, Denton determinado em conhecer a verdade, associa-se a Bellamy numa investigação que os irá colocar em perigo diversas vezes. 

A história debruça-se sobre várias tragédias no seio familiar, desde doenças terminais e aceitação da homossexualidade. Para além do breve trato na matéria de publicações literárias, há uma explanação (a meu ver menos interessante pois o tema nunca me seduziu) sobre o vôo. Visto que é a prática profissional de Denton, a autora recorreu a alguns pilotos a fim de pesquisar convenientemente sobre sequências de vôo e até mecânica básica de aviões. Nada que interfira no ritmo da história, apenas são factos necessários afim de consolidar os conhecimentos do personagem masculino.

Gostei do desfecho, intenso e qualquer coisa de inesperado. Ainda que exista um número limitado de personagens, o assassino foi o menos óbvio dos suspeitos. As considerações finais, explicativas do crime, foram extremamente convincentes. 

Em suma, não especificando uma obra de Sandra Brown, os seus livros são, em regra geral, óptimas leituras de verão. Com mistérios aparentemente simples mas pejados de reviravoltas e clima sexual entre os protagonistas, gerando passagens extremamente quentes.
Um elo harmonioso entre a literatura sensual e o policial, um subgénero que se denomina por suspense romântico e que propicia uma leitura célere e descontraída. Tornado não foi excepção e foi um dos meus preferidos. Recomendo!

Para mais informações sobre a Quinta Essência, clique aqui
Para mais informações sobre o livro Tornado, clique aqui




Sem comentários:

Enviar um comentário