quarta-feira, 5 de julho de 2017

Clare Mackintosh - Estou A Ver-te [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: No ano passado li um livro que me deixou boquiaberta. A cerca de 1/3 da narrativa, surgiu uma reviravolta e a trama mudou completamente. Clare Mackintosh tornou-se uma autora a ter debaixo de mira e Deixei-te Ir um dos melhores livros de 2016.
Talvez por ter escrito uma obra de estreia tão arrebatadora, estava expectante com o segundo título da autora, Estou a Ver-te.

Acontece que, para ser sincera, este livro não me deslumbrou. Estava à espera de uma reviravolta que me tirasse o fôlego, tal como acontecera na obra anterior. A nível de estrutura, esta trama diferencia-se muito da predecessora, sendo mais linear. A história foca sobretudo o estranho caso das raparigas que aparecem mortas depois de aparecerem num anúncio de encontros amorosos e toma proporções maiores quando Zoe julga ver a sua fotografia numa destas publicações.

A premissa da história é muito interessante e, numa primeira análise, permite tecer algumas considerações sobre os vários perigos dos sites de encontros que ultimamente proliferam na Internet, tornando a trama convincente.

Só que, no meu entender, a autora arrasta o conceito. Aliás, a minha principal critica assenta sobre a morosidade do ritmo da trama. Além disso, alguns factos são repetitivos, tendo feito com que a leitura fosse menos voraz do que seria expectável. Tão pouco as reviravoltas me pareceram tão intensas quanto o livro antecessor de Clare Mackintosh. Há uma tentativa, porém, da autora em agilizar a trama, relatando-a sob dois pontos de vista: o da vítima, Zoe, e o da polícia Kelly que, como já vem sendo costume, também tem esqueletos no armário. Parecendo que não, ler a história em duas frentes sempre dinamiza mais o ritmo. Não obstante o suspense incidir maioritariamente sobre a identidade do autor dos vários anúncios das mulheres e respectivos homicídios.

Em relação a este ponto, agora que reflicto naquele clímax, devo explanar o meu sentimento dúbio. Se por um lado, na recta final, senti uma voracidade na leitura que não sentira até então, por outro, o vilão acaba por ser inesperado. Não obstante sentir algumas dúvidas no comportamento que manifestou durante toda a trama, caracterizado como assertivo e que nas páginas finais, subitamente, se revela bastante alterado. Não me soou muito convincente. Além disso, uma revelação nas linhas finais, alterou o que li até então, mostrando um maior nexo para o desfecho da história.

Em suma, não deixo de comparar Estou a Ver-te com o romance de estreia e considerar que este ficou aquém do predecessor. Ainda assim gostaria de dar uma nova oportunidade a esta autora e ler o seu próximo romance, prestes a ser publicado lá fora, Let Me Lie. 


2 comentários:

  1. Que pena que não gostaste... eu adorei! Se bem que ainda não tive oportunidade de ler o primeiro.

    Beijinhos,
    Carolina - http://leiturasdacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Revi a minha opinião em muitos aspectos que mencionaste. Claramente para quem leu o primeiro, este ficou muito aquém.

    ResponderEliminar