quarta-feira, 12 de julho de 2017

Stephen King - A Rapariga que Adorava Tom Gordon [Opinião]


Sinopse: Trisha McFarland tem nove anos e é uma fã incondicional de Tom Gordon. Pelo menos assim o demonstra ao usar a camisola do jogador de basebol, quando, numa caminhada com o irmão e a mãe recém-divorciada se perde, sozinha na floresta. Tudo o que traz consigo é uma sanduíche, água e alguns aperitivos, além de um walkman, através do qual segue o relato dos jogos do seu herói, criando com este uma amizade imaginária. À medida que avança para o coração da floresta, apercebe-se, porém, de que o novo amigo não é a sua única companhia...

Opinião: Não foi o melhor livro de Stephen King, na minha opinião. A começar talvez pelo tema central: o do baseball, desporto com o qual, pessoalmente, não me identifico. Embora deva reconhecer uma certa originalidade do autor em estruturar a narrativa em innings, em vez dos típicos capítulos, conferindo à história um maior entrosamento ao desporto. O baseball é o desporto que pratica Tom Gordon, o ídolo da menina protagonista da história.

Trisha, de apenas nove anos, perde-se na floresta. Passa por inúmeras provações, como devem imaginar, a fome, a paranóia, o desespero... Os sentimentos de Trisha perante estas situações são palpáveis e a maior sensação, a que pode, efectivamente, conferir o ingrediente de terror a esta obra, é a de perseguição. Durante toda a leitura, o leitor sente-se inquieto por achar que há um stalker atrás de Trisha. E não, não falo do seu amigo imaginário Tom Gordon. Algo de maléfico parece estar a perseguir a criança.
Como tem sido costume, há uns laivos de sobrenatural. Não incomoda, é certo que uma das minhas obras de eleição do autor é Carrie, mas tira parte da credibilidade da história. Não obstante a minha interpretação poder atribuir esse ingrediente à paranóia que a menina sente ao longo dos dias em que está perdida. Aí, cada um poderá ter uma diferente ilação.

É um livro curto (nunca li até então uma obra de King que fosse tão pequena) mas não creio que a história esteja subdesenvolvida.
A minha percepção, e note-se que é algo muito pessoal e vindo de alguém que vê filmes de terror e praticamente só lê thrillers, é que a componente de terror é pouco assustadora. Pessoalmente apenas temi pela protagonista pelo facto de ser uma criança e não saber, à partida, como se desenrascar perdida numa floresta. Creio que sentira mais medo ou inquietação aquando a leitura de Carrie ou o Jogo de Gerald. Terei que, com todo o gosto, ler mais um punhado de obras de King.

Sobre Trisha, não há como não adorar a personagem. Tem apenas 9 anos e mostra aquela inocência que normalmente associamos à infância. A menina impressionou-me ao demonstrar sempre grande maturidade, desde o primeiro instante em que pensa racionar a comida que tem consigo. A criança passa por momentos aflitivos e King detalha-os de forma exímia. Não me esquecerei, por exemplo, de quando ela bebeu a água do ribeiro, uma passagem que é descrita com algum humor se bem que a situação era, decerto, muito séria.

Ainda assim, apesar de ter apreciado esta obra, confesso que a minha expectativa foi defraudada. Ambicionava uma história de terror que me inquietasse e em A Rapariga Que Adorava Tom Gordon encontrei uma aventura protagonizada por uma menina fã de baseball. Esperava um pouco mais, confesso. 

Stephen King é um autor que vocês têm em conta? Quais são as suas obras mais tenebrosas que me poderão aconselhar?


4 comentários:

  1. Mais voltado para o terror do King gostei muito de It A Coisa, O Cemitério, O Iluminado, Revival, Christine, Salém, e os livros de contos Sombras dá Noite e Tripulação de Esqueletos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boas sugestões Maurilei. Há muito tempo que não sabia de ti, espero que estejas bem! Um beijinho até ao Brasil

      Eliminar
  2. Olá, amigos!
    Sou do Brasil e um grande apreciador dos livros do Stephen King, já li cerca de 30 livros do autor e posso sugerir a você que leia A Zona Morta, O Cemitério, Misery e Cujo. São incríveis!
    Com relação a este A Rapariga que Adorava Tom Gordon, não foi lançado no Brasil, em Portugal é fácil de encontrar? Tenho muita vontade de ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vítor! Que bom conhecer-te! Também adoro o Stephen King. Olha, por cá não temos o Cujo e A Zona Morta está super esgotadíssimo :(

      Este da Garota que adorava Tom Gordon (já sei que Rapariga tem um sentido negativo aí no Brasil ehehe) não é muito fácil de encontrar :( Mas acho que já o vi algures em ebook vosso ;)

      Um grande beijinho e que sejas sempre bem vindo aqui. Obrigada pelas tuas sugestões!

      Eliminar