segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Jean Christophe Grangé - A Floresta dos Espíritos


Este foi o primeiro livro que li deste autor, e estou curiosa em ler os anteriores. Tenho aqui os Rios de Púrpura, para ler numa outra ocasião.
Jean-Christophe Grangé escreve com fluidez um enredo complexo e intrigante mas muito inteligente!

O início do livro descreve a vida amorosa um tanto ou quanto desastrosa de Jeanne Korowa, parecendo que estamos a ler um livro de Gaby Hauptmann, tal hilariantes são as situações desta com o sexo oposto.
O que de início marca uma leitura breve, com algum humor, depressa a acção mergulha para contornos mais negros ao abordar a temática do assassino canibal. As descrições dos homicídios encontram-se providas de grande tensão e violência, e desde cedo, confere ao leitor uma vontade de conhecer a identidade do assassino e a sua história de vida.

Assim a protagonista vai em busca da resolução deste caso. Os detalhes riquíssimos na cultura de alguns países americo-latinos estão muito bem conseguidos, fazendo transportar o leitor aos mesmos, acompanhando a juíza no deslindar da acção. O desenlace é por si, surpreendente! O autor consegue convencer inteiramente o leitor, nada fica por explicar.

Como pontos fortes aponto desde já a história, uma das mais inteligentes que li em livro! Dou os parabéns à revisão bibliográfica, não encontrei erros. Como amante das ciências sociais, e em especial a Antropologia, gostei particularmente da referência a Lucy e da ancestralidade do Homem até aos dias de hoje.

Com pontos fracos, talvez alguns pormenores demasiados alongados, o que explica o número de páginas do livro, 562. Por exemplo, achei dispensável a história dos países e as ditaduras ou guerras a que estes estiveram submetidos. :/

Este livro é altamente recomendável aos amantes do thriller, e dos livros de acção. O autor escreve com mestria, uma acção que nunca pára ao virar de cada página.

2 comentários:

  1. Acabei de ler este livro, que achei simplesmente espectacular, mesmo o meu tipo de policial.Estou a pensar em comprar O Concílio de Pedra, do mesmo autor.A Vera já leu?Está com o preço muito bom.Aproveito para lhe dizer que até ao fim de Agosto, estamos com uma feira do livro bastante simpática em Portimão, se por acaso passar por estes lados...sei que a Vera gosta de policiais nórdicos e vi lá alguns do Jo Nesbo, de quem nunca li nada, aconselha-me algum em especial?Beijinhos e boas leituras.
    Catarina Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! Tb gostei bastante deste. Há uns tempos comprei mais uns quantos deste autor, ainda não os li -_- Só os Rios de Púrpura, tb muito bom ;) Por isso, em princípio, O Concílio de Pedra será uma boa compra. ;)
      Ohhh que maravilha! Infelizmente essa feira não poderei aproveitar pois sou de Lisboa :( Eu sou mesmo viciada em policiais nórdicos ;) Os do Jo Nesbo são uma série, se calhar recomendava a Catarina começar pelo primeiro, Pássaro de Peito Vermelho ou o seguinte, Vingança a Sangue Frio. Depois diga-me o que comprou ehehe
      Um grande beijinho e boas leituras

      Eliminar