terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ann Cleeves - Noites Brancas [Opinião]


Apesar do tempo de leitura deste livro ter excedido (e em larga escala) o da Maldição do Corvo Negro, não pensem que este é menos interessante, o tempo é que foi escasso... trabalho, tese...enfim :/

Mais uma vez Ann Cleeves prova ter mestria no suspense em contar as suas histórias, de uma forma muito própria. A escrita dela faz-me lembrar Agatha Christie, as descrições dos crimes mais hediondos de uma forma muito "polite", muito suavizada mas que consegue manter o suspense a cada virar de página.

Neste segundo volume da tetralogia das ilhas Shetland, a questão chave é o aparecimento de um homem estrangeiro numa exposição de arte, que não se lembra de como foi lá parar...e o mais estranho é que ele aparece morto no dia seguinte com uma máscara de palhaço na cara.

E eis que...surge outra morte, desta vez do jovem Roddy, sobrinho de Bella, a artista que organizou a exposição. Até que ponto estas mortes estarão relacionadas? Quem mataria um desconhecido e depois um jovem local?

Aos poucos a autora vai levantando o véu do mistério, a partir da investigação de Jimmy Perez aos habitantes da ilha, que mais uma vez, aparentam esconder coisas do seu passado e que certamente serão chave na resolução destes crimes. Mas desta vez, Fran, a rapariga que descobriu o corpo de Catherine no livro anterior, vai dar uma ajuda preciosa! E são apenas estas duas personagens em comum nos dois livros (isto para mão falar de outros 2 polícias e Cassie).
As acções são perfeitamente independentes e os plots das histórias nada têm a ver um com o outro, a não ser a atmosfera densa de mistério...

Assim conhecemos as outras misteriosas personagens. O casal Kenny e Edith, que se debate com a dúvida do que terá acontecido a Lawrence, o irmão de Kenny, há muitos anos desaparecido. E Bella, que terá ela a esconder? Tambem o forasteiro escritor Peter Wilding, porque razão terá ele voltado depois de tantos anos?

Uma coisa que me cativa na escrita de Ann Cleeves é a maneira como ela consegue surpreender, lá para o meio da história, a juntar aos dois crimes surge ainda um terceiro elemento de suspense que me deixou vidrada! Os desfechos são simplesmente surpreendentes, vão além do o leitor possa imaginar. Neste livro também pude confirmar esse facto: o final está brilhante e, uma vez mais, é quem menos se espera!

Aconselho vivamente! Superou as minhas expectativas e agora só espero o lançamento do 3º livro desta fantástica tetralogia :D


Sem comentários:

Enviar um comentário