domingo, 8 de janeiro de 2012

Ken Follett - O Terceiro Gémeo [Opinião]

Iniciei o ano com um autor já nosso conhecido, Ken Follett. Ainda só li um livro deste autor, é certo, mas A Ameaça revelou ser uma das melhores leituras do ano passado. Tendo apenas como base de comparação esse livro, achei que este se desenvolve num ritmo mais lento, no entanto não deixa de apresentar uma abordagem deveras interessante: a clonagem. Sim, hoje em dia a clonagem é um assunto que, embora controverso, não deixa de ser banalíssimo, mas não nos esqueçamos que o Terceiro Gémeo data de 1996, ano em que se davam os primeiros passos nesta técnica (originando o nascimento da ovelha Dolly).

A trama inicia-se num plano maléfico para intimidar algumas raparigas e violar uma delas. Quem pretende fazê-lo não conhecemos, o certo e que o homem leva a sua avante e a sua vítima acaba por ser a ajudante da investigadora Jean Ferrami. Esta é detentora de um estudo sobre gémeos verdadeiros e a potencialidade dos genes na criminalidade ou na vida em sociedade. Mas eis que surge Steve Logan, e é neste momento que a trama adensa-se. Afinal Jeannie sente-se rapidamente atraída por ele. Será ele um rapaz genuíno, dadas as controversas suposições que vão surgindo sobre este estudante de Direito? E que intenções terá Berrington Jones, o professor da Universidade que supervisiona o trabalho de Jeannie?

Muita conspiração, corrupção no meio académico e intrigas numa trama com muita emoção e algum romance. É um livro que tem uma trama relativamente linear até meio, onde o leitor rapidamente deduz uma teoria relativa ao desenrolar da história. Apesar de relativamente previsível, não deixou de ser emocionante acompanhar a jornada de Jeannie. O mesmo digo para o desfecho. É que Follett se preocupou em dar uma ênfase emocionante em toda a trama, que diria que o final da história é claramente expectável.
Afinal de contas, são 500 e algumas páginas, mas que se leêm muitíssimo bem, dotada de acontecimentos intensos e alguma acção. Penso que a trama está muito bem construída e sólida.
À semelhança de A Ameaça, a acção passa-se durante uma semana, e em cada dia, os acontecimentos são extremamente intensos. Há desta forma, e mais uma vez, uma sensação de "time is running out", levando a que o leitor se envolva fortemente com a trama.
Um livro que debate temáticas polémicas como a clonagem e a fertilização in vitro, explorando os limites sobre o que separa o progresso da ciência e a ética humana.

Só tenho a apontar uma ou outra fraqueza no enredo que se prende a dois aspectos. Sem querer levantar alguma suspeita ou spoiler, primeiro, pergunto aos seguidores que certamente assistem a várias tramas desencadeadas na prisão: afinal como é que em plena sala de interrogatório neste local, o recluso solta um rato sem que o guarda prisional se aperceba? E não terá Jeannie precipitado em relação aos seus sentimentos? Conhece Steve há uns dias mas já o ama assim tão intensamente apesar das inúmeras provas que indicam que este não é flor que se cheire.
Mas estas são apenas umas pequenas vulnerabilidades, que, comparadas com o global do livro, são desprezáveis. É notório o trabalho de pesquisa de Ken Follett sobre a replicação do ADN no processo de clonagem. Sem dúvida que o autor demonstra mestria ao manusear esta temática.

Se há algo que destaca as obras de Follett, são sem dúvida as fortes personagens que o autor cria. E há um que se realça em toda a trama. Esta é nada mais que Jeannie Ferrami. Tem uma história de vida, um tanto ou quanto complicada, sobretudo em relação ao seu pai. No entanto conseguiu ser bem sucedida na vida, e agora doutorada, fará de tudo para trazer o seu estudo à praça publica. No entanto achei que faltou ali um pouco mais de emoção na personagem. O mesmo para Lisa, que sendo uma vítima de violação, aparenta ter ultrapassado o trauma num curto espaço de tempo. Afinal a trama passa-se numa semana, e Lisa recupera do trama em um ou dois dias! De resto, os vilões achei-os extremamente bem caracterizados, transmitindo sentimentos muito adversos ao leitor.

A escrita de Follett é bastante acessível, desprovida de termos que possam chocar o leitor, ainda que ele descreva algumas passagens, que no âmbito do romance, são certamente mais quentes.

Um livro que, pelo misto de acção, thriller e romance, deu já origem a uma adaptação cinematográfica em 1997 e que realmente, fiquei curiosa em ver.

Em relação à leitura de mais livros do autor, só tenho a dizer o seguinte: "Não demoro, comodoro". Quem leu irá entender? E quem não leu, não vai deixar passar a oportunidade de ler este livro fantástico! Recomendo vivamente!

8 comentários:

  1. Os livros deste senhor estão por todas as partes, mas durante a minha visita à livraria Bertrand não sabia qual eleger. Que pena só ter visto a publicação agora!

    ResponderEliminar
  2. Este livro é bom. Não sabia que tinha sido adaptado ao cinema!

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante deste livro.
    Se calhar agora não daremos o valor que ele merece, mas tendo em conta a altura em que foi publicado, era uma novidade bombástica.

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei este livro! Ken Follett é realmente muito bom :))

    ResponderEliminar
  5. Hoje encontrei numa banca de livros em liquidação um daqueles livros das selecções em que são 4 em 1, e este livro estava lá incluido e isto por 4.85€. Acabei por não comprar pois gostava de tê-lo sozinho e em formato normal. Note-se que o livro já é de 1996.

    ResponderEliminar
  6. É verdade, e para a época foi considerado um livro muito avançado devido às considerações sobre clonagem!
    Eu também por norma não aprecio esses livros condensados das selecções, têm bons títulos lá isso é verdade, mas depois misturam policial com romance...enfim

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Como se chamava o terceiro gémeo?
    Qual a relaçã entre o quartel e os gémeos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiii boa pergunta! Não me lembro... li este livro no inicio do ano passado :P Em relação à outra, isso lembro mas não vou divagar senão trás spoilers :P

      Eliminar