quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

L. Marie Adeline - S.E.C.R.E.T. [Opinião]


Sinopse: A vida de Cassie Robichaud está cheia de tristeza e solidão desde que o marido morreu. Cassie é empregada de mesa no Café Rose, em Nova Orleães, e dorme todas as noites num apartamento de um só quarto, na companhia de um gato.
Porém, quando descobre um diário deixado no café por uma mulher misteriosa, o seu mundo muda para sempre. O diário, cheio de confissões explícitas, choca-a e fascina-a ao mesmo tempo e acaba por levá-la ao S.E.C.R.E.T., uma sociedade secreta que se dedica a ajudar mulheres a realizar as suas fantasias sexuais mais loucas e íntimas. Cassie acaba por mergulhar numa electrizante jornada de Dez Passos, durante a qual tem uma série de fantasias arrebatadoras com homens deslumbrantes, que a fazem despertar e a saciam.
Assim que se liberta das suas inibições, Cassie descortina uma nova confiança e transforma-se, conseguindo a coragem necessária para levar uma vida apaixonada. Ao mesmo tempo atraente, libertador e emocionalmente poderoso, S.E.C.R.E.T. é um mundo onde a fantasia se torna realidade.

Opinião: Definitivamente S.E.C.R.E.T. é uma experiência literária diferente dentro do género do erótico. E bem que gostei! Recentemente o boom de livros eróticos seguem o mesmo padrão: a figura central como masculina e a concretização das suas fantasias, traduzindo-se numa sobrevalorização e um culto ao homem. Já para não falar das relações vulgo abusivas ou pautadas por BDSM, que no presente livro, são substituídas por uma sociedade secreta com a finalidade de satisfazer mulheres.

E que diga Cassie Robichaud. A personagem marca uma outra diferença do presente livro face ás demais obras eróticas. Cassie foi casada, não sendo a virgem ingénua cliché apesar de não ter sido realizada sexualmente. O seu relacionamento não foi muito feliz, mas é algo que a autora não dê pano para mangas, resumindo ao fundamental. Assim, Cassie trabalha como empregada de mesa e aos longo dos anos, foi-se esquecendo de se valorizar. Tem agora uma vida rotineira que se traduz essencialmente em trabalhar e cuidar da gata. O facto de uma cliente do café se ter esquecido do bloco de notas onde apontava os feitos sexuais catapultou para uma mudança de Cassie.

Um dos aspectos que se destacou na história foi a evolução da personagem principal, muito à custa das provações por parte da S.E.C.R.E.T., ganhando um berloque de ouro para por na sua pulseira à medida que supera cada fantasia.
Tirando uma ou outra fantasia mais rebuscada, até nem as achei muito exageradas e se formos a pensar bem, nem diferem muito das que as mulheres costumam ter. O aspecto que me entusiasmou foi, sem dúvida, o crescendo das fantasias que foram sendo concretizadas, sempre acompanhadas por uma pormenorização algo discreta. Apesar de audazes, as práticas sexuais estão descritas por alguma sobriedade, sem portanto recorrer ao calão, aspecto este diferente de alguns livros do género que li, em que a linguagem era mais ordinária.

A ideia original em conjunto com uma história interessante desencadeou uma leitura rápida e voraz. Gostei da vertente composta pelas fantasias sexuais de Cassie e sua realização, contribuindo para a sua auto-descoberta, à medida que a personagem se torna mais confiante. Atrevo-me a dizer que, dissimulado por tanta volúpia, este livro parece conter uma mensagem destinada às mulheres como forma de manter a sua auto-valorização.

Este é um livro que, dá tanta importância à componente sexual como à história propriamente dita. E no final de contas, acaba por ser uma bonita história de amor. Bem, não contando com o desfecho, claro! Tendo sido deixada em aberto, é um factor impulsionador para que leiamos o próximo livro a seguir, Secret Partilhado, já publicado recentemente pela Planeta.
Dentro do género, este é surpreendentemente bom! Recomendo!

Para mais informações sobre S.E.C.R.E.T., clique aqui.


2 comentários: