segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Stephen King - A Cupula Vol.I [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Under The Dome foi o mais recente vício em questão de séries de TV. Fiquei fascinada com a história, que se resume essencialmente a uma teia de relações em comunidade quando uma cúpula isola Chester Mills do resto dos Estados Unidos. Apesar de, à priori ser uma premissa simplista, tem muito que se lhe diga pois os instintos de sobrevivência vêm ao de cima, como já aconteceu em alturas de crise e continuará a acontecer.

A primeira temporada de Under the Dome ficou em aberto e restou a curiosidade em ver como acabaria a historia. Foi com muito entusiasmo que soube que a Bertrand iria publicar o livro de Stephen King que deu origem à série. Guardei esta leitura apenas para agora para não ficar muito tempo à espera do segundo volume do livro. Este foi, sem dúvida, o aspecto que menos me agradou na publicação de Under The Dome: o facto do livro ter sido separado em dois volumes.

Stephen King será sempre, para mim, o mestre em aterrorizar os leitores. Na presente obra não creio que o género horror sobressaísse, dando primazia ao factor suspense. No entanto, há algo mais aterrador do que a capacidade do ser humano em cometer actos atrozes? A Cúpula é um livro pesado pois contempla assassinatos, violações e suicídios. Não obstante, e numa tentativa de aliviar a carga dramática, King recorre com alguma frequência ao humor negro, presente em alguns diálogos.

Fiquei agradavelmente surpreendida com as constantes diferenças face à série, tornando o livro ainda melhor que a adaptação televisiva!
Daí que não me arrependo por ter lido o livro após o seu visionamento, antes pelo contrário, ajudou-me a reter as personagens. Apesar da cúpula reunir apenas alguns habitantes de Chester Mills, o leque das personagens é variadíssimo. King inclui uma nota expondo os intervenientes, o que auxilia o leitor a associar o papel de cada personagem, sendo praticamente imediata a identificação dos vilões.

Finalizo dizendo que esta história ainda que, tendo o elemento ficcional e até algo sobrenatural da cúpula, retrata com alguma objectividade e realismo, as diferentes interacções num clima de insegurança, e como disse anteriormente, não poupando nos actos de má fé com a finalidade de sobrevivência. Uma trama cativante pela abordagem social tão completa a uma situação anómala e pela profundidade das personagens.
Não são só os humanos, os intervenientes com destaque na narrativa, este papel é disputado com animais, em particular, uma marmota e um cão, mostrando mais uma vez a originalidade do autor.

Por estar dividido em dois volumes, o desfecho ainda está para chegar, até porque estou curiosa sobre a explicação do aparecimento da dita cúpula. Se tivesse o segundo livro à mão, não hesitaria em lê-lo já!


2 comentários:

  1. Aqui no Brasil o livro tem um volume só. com mais de 900 páginas. já li.. se vc quiser, eu conto o final.... heheheh
    aliás, o livro é ótimo.
    marcos h,
    porto alegre/ brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah és terrível Marcos :D
      Estou à espera do segundo volume e já estou meia impaciente ;)

      Um grande beijinho e feliz Natal aí para Porto Alegre

      Eliminar